Xícara branca com café com leite em seu interior formando desenho de coração sobre pires também branco em cima de superfície cinza escuro

As melhores receitas de cappuccino caseiro para você fazer a partir de uma boa cápsula de café

O cappuccino caseiro é um clássico da cozinha italiana. A receita, no entanto, ganhou o mundo todo e por sua vez, teve adaptações que vão além do básico leite vaporizado com café. Descubra todo o potencial de um bom cappuccino a seguir, da bebida à comida.

Qual é a origem do cappuccino caseiro?

A origem do cappuccino caseiro é italiana e, de certa forma, histórica. Afinal de contas, os relatos mais antigos da receita datam do século XVII pelas mãos do monge Marco D’Aviano, da ordem Capuchinha.

Foi D’Aviano que apresentou a receita que misturava leite, café e mel aos combatentes austríacos, após a liberação de Viena do domínio Otomano. O monge, por sua vez, criou e batizou a bebida, ao passo que o nome vem da ordem que o religioso seguia.

Naquela época, a saber, a bebida era preparada com o café filtrado. No entanto, a Revolução Industrial apresentou ao mercado as máquinas de café expresso, conhecidas pela intensidade e sabor do líquido.

Algumas décadas depois, a máquina de café em cápsula ampliou o mercado da bebida e então, potencializou o consumo caseiro do cappuccino. As receitas tradicionais deram espaço, por sua vez, às variações que agradam diferentes paladares.

Receita italiana do cappuccino

O cappuccino na versão italiana, de modo básico, varia entre as opções chiaro (a qual é acrescida de mais leite) e scuro (que contém menos vapor de leite). Ao passo que a proporção de café é a mesma.

Só que os tempos modernos, no entanto, incluíram mais duas bebidas com o selo italiano do cappuccino. O latte macchiato, o qual é a mistura do café expresso junto a uma pequena dose da espuma de leite. 

Por último, o café latte que tem na receita uma dose apenas de expresso para duas doses do leite bem quente e para finalizar, um ínfimo de espuma.

Receita brasileira do cappuccino

O café, por sua vez, está presente no país desde 1727. A expansão do café no Brasil, por sua vez, apresentou ao cappuccino alguns dos ingredientes preferidos daqui, como o chocolate e a canela.

Para os amantes da culinária gourmet, a saber, existem versões com chantilly e até com gengibre. Outra diferença da bebida na versão brasileira para a italiana é o horário de consumo. Os italianos apreciam no café da manhã ou, no máximo, após o almoço.

Como preparar um bom cappuccino caseiro?

Para preparar um bom cappuccino caseiro você precisa combinar os ingredientes na medida certa, contudo, para ficar saboroso em uma porção, são eles:

  • café espresso, de 30 a 60 ml;
  • açúcar a gosto, 
  • leite vaporizado, cerca de 120 ml;
  • uma camada de espuma.

É de suma importância que você use uma máquina de café, uma vez que ela fará a mistura dos itens de maneira eficaz. No entanto, caso não tenha tal equipamento, use um método alternativo ao seu gosto.

Algumas opções podem ser a prensa francesa ou uma cafeteria, o que importa é preparar bem a sua bebida e que a mistura fique homogênea. Por último, tenha uma xícara que seja resistente ao calor, uma vez que a temperatura pode incomodar ao servir o cappuccino.

Caso queira servir mais porções, é bem simples, basta que dobre a quantidade dos ingredientes que você conferiu nessa lista. Todavia, lembre-se que é normal que a sua bebida não saia como queira, mas a prática irá ajudar a torná-la mais saborosa.

As melhores receitas de cappuccino caseiro para você fazer a partir de uma boa cápsula de café
Um bom cappuccino caseiro requer a combinação perfeita de seus ingredientes. Imagem de Decha Huayyai no Pexels.

Modo de preparo

Aqui, toda a etapa é bem simples, uma vez que o que você precisa fazer, em primeiro lugar, é preparar um shot de café espresso. De antemão, pode ser na máquina de café com cápsulas, cafeteira ou prensa francesa.

Depois dessa fase, aqueça o leite em uma panela até que ele solte vapor. No entanto, é vital que você não o deixe ferver, a ideia é apenas vaporizar em uma temperatura de até 70 graus.

Caso você use um vaporizador, crie uma espuma cremosa para colocar na sua xícara quando a bebida estiver pronta, ou use um mixer de mão.

Prepare a xícara ou caneca

Nessa etapa, você vai depositar o café espresso na sua xícara ou caneca. Do mesmo modo, inserir o açúcar, caso seja do seu gosto, após isso, despeje o leite de uma forma cuidadosa e lenta.

Enquanto realiza esse processo, com uma colher, segure a espuma ao derramá-la para que ela fique por cima da bebida ao final. Por fim, é só concluir essa fase e, na hipótese de desejar algo a mais, você pode adicionar o pó de cacau sobre o cappuccino.

Agora é só servir, todavia, o ideal é que a tome imediatamente após o seu preparo, enquanto está quente, fresco e com a espuma cremosa.

Qual é o segredo do cappuccino caseiro?

O segredo para um bom cappuccino caseiro está na escolha de ingredientes de qualidade. A partir do consumo das cápsulas da Bicafé é possível preparar cappuccinos de modo mais rápido e com potencial agregado de sabor.

Além do próprio café, opte pelo chocolate em pó ao invés do achocolatado, uma vez que esse item confere menos açúcar ao preparo e logo, se torna mais saudável. Por falar em saúde, tenha por perto também:

  • canela em pó;
  • leite desnatado ou de origem vegetal.

Os itens acima são o básico para um cappuccino bem feito. A seguir, confira cinco receitas para você testar em casa e escolher seu cappuccino preferido.

Mulher segurando xícara com Cappuccino caseiro formando desenho em seu interior enquanto lancha um pequeno bolo redondo em desfoco na imagem sobre prato com talheres prateados e smartphone ao lado em cima de mesa redonda
A origem do cappuccino caseiro é italiana e data de 1683. Imagem de anssia no FreePik.

Cappuccino com chocolate em pó

Para preparar essa bebida, misture no liquidificador 250g de leite em pó, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e de canela em pó. 

Após a mistura de ingredientes sólidos, passe sua cápsula de café preferida na sua máquina e faça a mistura em uma xícara. Adoce conforme sua preferência. Uma boa dica é usar a cápsula ristretto, devido ao forte e tradicional sabor.

Cappuccino light

O truque para tornar o cappuccino caseiro light está na variação de três ingredientes sendo o leite em pó, que deve ser desnatado, além do chocolate que deve ser trocado pelo cacau em pó. Por fim, o açúcar, que caso seja necessário, deve ser o mascavo.

A receita, por sua vez, junta 1 lata de leite em pó, com 100g de cacau, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e canela em pó. Após isso, o preparo tradicional acontece, uma vez que é o momento de misturar o líquido com os ingredientes em pó.

Cappuccino com 2 leites

Para fazer a receita do cappuccino com 2 leites, a grande variação é o uso do leite integral (200 ml) na versão líquida, para a mistura do café junto aos demais ingredientes.

As proporções, por sua vez, são 400g de leite em pó, 300g de açúcar (que pode ser o mascavo), 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, canela em pó e por fim, 5 colheres de sopa de chocolate em pó.

O preparo, a saber, é o mesmo dos demais cappuccinos caseiros. Misture os pós no liquidificador e acrescente à bebida líquida, que nesse caso é o café e o leite integral.

Cappuccino com creme de leite

Para quem gosta de algo mais encorpado, a opção de cappuccino caseiro com creme de leite é uma boa pedida. Misture no liquidificador uma caixinha de creme de leite com 3 colheres de leite e chocolate em pó. 

O próximo passo é acrescentar o café em cápsula quente e mexer bem. Mas, se desejar adoçar, opte pelo açúcar mascavo. E então, se quiser fazer uma receita saudável, sem deixar de ser gourmet, escolha a versão light do creme de leite.

Cappuccino com doce de leite

Essa receita de cappuccino dispensa o uso de qualquer tipo de açúcar, uma vez que é o doce de leite o responsável por adoçar a bebida. Misture 2 colheres de sopa de doce, com raspas de chocolate meio amargo ao 100 ml de leite quente.

Por fim, junte o café expresso em cápsula bem quente e misture. Caso queira, faça a receita com apenas 1 colher de sopa do doce de leite e deixe a segunda colher para cobrir o fundo da xícara. Ao misturar tudo, o doce se dissolve e deixa um sabor peculiar. 

É possível fazer outras receitas a partir do cappuccino caseiro?

A culinária “abraçou” o cappuccino caseiro de tal forma que é possível incorporá-lo nas mais diversas receitas, por exemplo, os bolos. No entanto, existem chefes que foram mais além e aguçaram o paladar ao incorporar a bebida aos doces bem conhecidos do cotidiano:

  • brigadeiros;
  • cookies;
  • pudins;
  • sorvetes.

Por falar em variação, veja a seguir outras 3 formas de consumir o cappuccino na versão gelada para se deliciar com o sabor de cada ingrediente.

Caneca marrom de café com drink à base da bebida com chantilly no topo em cima de mesa quadrada de madeira rústica e com luzes em desfoco ao fundo da foto
Caramelo e chantilly são a decoração para um cappuccino caseiro com doce de leite. Imagem de Racool_studio no FreePik.

Cappuccino congelado

A receita para um delicioso cappuccino caseiro congelado reúne um xícara de café da sua preferência (ristretto, lungo ou expresso são boas indicações), com 300g de açúcar e por fim, algumas gotinhas de essência de amêndoas.

Use, por sua vez, a essência com moderação, pois ela pode amargar a bebida. Misture os ingredientes com a ajuda da batedeira até formar uma espuma clara, o ponto ideal para congelar.

Escolha forminhas de gelo para levar a bebida ao freezer. Para tomar, misture um ou dois cubos de gelo ao leite bem quente e finalize com uma colher de café de canela peneirada.

Shake de cappuccino

Para os fãs de uma bebida com alto teor de energia, assim como de saúde, o shake de cappuccino é a opção perfeita. Sua receita contém:

  • 150 ml de leite desnatado;
  • 1 xícara de café em cápsula;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 5 cubos de gelo.

Misture tudo no liquidificador e sua bebida estará pronta. A quem desejar, pode adoçar com xilitol ou mel e incluir também 1 scoop de proteína de baunilha, a fim de encorpar uma saborosa substância proteica à bebida.

Frapê de cappuccino

O frapê de cappuccino é mais uma opção de receitas refrescantes com café com um toque gourmet. Faça a mistura de 5 pedras de gelo, 40 ml de creme de leite light, 1 colher de café de essência de baunilha e 2 colheres de sopa de sorvete de creme.

Junto a isso, por fim, 2 xícaras de café, de preferência da cápsula expresso. Bata tudo no liquidificador e sirva adoçado com mel, açúcar mascavo ou xilitol.

Para quem não gosta de sorvete, você pode dar um up na bebida ao acrescer 2 ameixas sem caroço. Por fim, não esquecer de polvilhar a canela em pó. Veja a seguir como preparar a bebida em seu formato tradicional.

Quais são as vantagens de um cappuccino caseiro?

Um cappuccino caseiro se destaca pelo baixo custo, ou seja, mais barato do que em cafeterias, uma vez que você é quem irá preparar. Além disso, há muitas outras vantagens que valem destacar da bebida, por exemplo:

  • personalizar, pois você irá fazer ao seu gosto;
  • as escolha das cápsulas de café para fazer;
  • o uso diverso de leites ao seu gosto;
  • controle de açúcar;
  • aprender a fazer um bom cappuccino;
  • tempo de preparo mais rápido.

São muitas as vantagens de preparar essa bebida em casa, principalmente para quem é apaixonado por café e as suas variedades. Por fim, tenha em mente que a prática leva a perfeição, então, mesmo que sua primeira tentativa não saia ao seu gosto, tente de novo.

Como servir um cappuccino caseiro?

O modo de servir o cappuccino caseiro varia conforme a receita, no entanto, uma linda xícara de café com um pedaço de bolo, abre o apetite de qualquer um.

Ao passo que para as bebidas mais espessas ou mesmo as geladas, escolha taças que apresentam o conteúdo de forma integral, em especial, na sua cor. Nesses casos, não é necessário servir o cappuccino com algum alimento.

Prove o cappuccino da Bicafé

Agora, se você deseja fazer um cappuccino com qualidade, assim como se deliciar com uma opção pronta, conheça a linha de cápsulas da Bicafé Brasil. Elas são sinônimo de sabor e variedade à disposição dos mais exigentes paladares. 

Visite a loja virtual e encomende já as suas próximas bebidas ou mesmo, o próximo ingrediente perfeito do seu novo cappuccino caseiro. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.