Quais todos os tipos de café do mundo? Veja os mais incríveis

Os tipos de café são tão variados quanto os corações que se encantam por essa bebida incrível. Desde o arrojado e encorpado espresso italiano até o delicado e aromático café turco, cada região do mundo tem sua própria versão dessa delícia estimulante.

Quais são os principais tipos de café no mundo?

Os principais tipos de café no mundo são: Arábica, Robusta, Liberica, Excelsa e Maragogipe. Aliás, cada tipo possui características únicas, como aroma, sabor e origem, o que traz uma variedade de experiências aos amantes dessa bebida tão apreciada.

a imagem ilustra um dos tipos de café
Existem vários tipos de café cultivados no mundo de formas diferentes. Imagem de jcomp no Freepik.

Arábica: características e origem

O café Arábica é uma das variedades mais populares do mundo. Ele tem um sabor suave e um aroma delicioso. Ainda mais, cultiva-se esse grão principalmente em países como:

  • Brasil;
  • Colômbia;
  • Etiópia.

Ele precisa de uma altitude elevada e clima ameno para crescer bem. Aliás, valorizam muito esse tipo por sua qualidade e o usam para fazer cafés especiais. Então, se você gosta de uma bebida mais suave e aromática, com certeza vai adorar essa opção.

Robusta: diferenciais e produção

O Robusta é conhecido por sua intensidade e sabor mais forte. Ele tem um toque amargo e é muito utilizado em cafés expressos e blends. Aliás, o cultivo dele está principalmente em países como:

Ele é mais resistente a doenças e pragas, o que facilita a sua produção. Além disso, esse tipo de grão possui mais cafeína do que o Arábica. Assim, caso goste de uma bebida com mais “punch” e um sabor marcante, essa é uma ótima escolha.

Liberica: uma raridade na indústria cafeeira

O Liberica é um dos tipos de café considerado uma verdadeira raridade na indústria cafeeira. Ele possui um sabor único e diferente, com notas que lembram frutas e flores. Cultivam esse café em poucos lugares, como por exemplo:

  • Filipinas;
  • Malásia.

Ele tem folhas grandes e grãos maiores e diferentes. Ainda mais, ele é bastante apreciado por quem busca experiências diferentes e sabores exóticos.

Excelsa: uma variedade única

O Excelsa é uma variedade que oferece uma experiência de sabor especial. Pois, ele possui uma acidez equilibrada e notas que podem variar entre frutas, flores e até especiarias. O cultivo dele está em maior parte em países como:

  • Etiópia;
  • Quênia;
  • Filipinas.

Esse é um tipo de grão menos comum, mas muito interessante para quem gosta de explorar diferentes sabores. Assim, essa é uma boa opção caso esteja em busca de algo novo e surpreendente.

Maragogipe: o grão gigante do Brasil

O Maragogipe é conhecido como o grão gigante do Brasil. Isso porque, ele possui um tamanho maior do que os grãos de café comuns e se destaca pela sua forma arredondada. Aliás, ele tem um sabor suave, com notas que podem lembrar chocolate e caramelo.

Seu cultivo se encontra principalmente na Bahia. Ainda mais, ele possui muito valor por sua qualidade e é uma excelente opção para quem busca uma experiência única no mundo da cafeína.

a imagem ilustra um dos tipos de café
Existem vários tipos de café com sabores e aromas exóticos. Imagem de teksomolika no Freepik.

Os tipos de café exóticos e incomuns que existem no mundo, quais são?

Existem tipos de café muito diferentes e especiais no mundo, como o Kopi Luwak, Black Ivory Coffee e o Jacu Bird Coffee. Em seguida, conheça mais sobre essas opções.

Kopi Luwak: a raridade do café produzido por civetas

O Kopi Luwak é um grão muito especial. Isso porque, a sua produção é feita por civetas, animais que se parecem com gatos. Assim, eles comem os frutos do café e, depois, os grãos são coletados das fezes deles. O consideram uma raridade e a bebida é única.

Black Ivory Coffee: uma joia rara feita de grãos digeridos por elefantes

Fazem o Black Ivory Coffee a partir do café comidos por elefantes. Dessa forma, depois que os animais digerem, coletam os grãos e os transformam na bebida. Aliás, essa é uma verdadeira joia rara da indústria cafeeira, com um sabor surpreendente.

Jacu Bird Coffee: selecionados pelas aves brasileiras

O Jacu Bird Coffee é um café único, selecionado por aves chamadas jacus, que vivem no Brasil. Essas aves comem os frutos da bebida e, ao espalharem as sementes em seu habitat natural, selecionam os melhores grãos.

Black Blood of the Earth: o café concentrado e potente

O Black Blood of the Earth é um café muito concentrado e potente. Aliás, fazem ele por meio de um processo especial de extração, que resulta em um líquido super forte e cheio de sabor. Assim, ele é ideal para quem gosta de uma dose extra de cafeína.

St. Helena Coffee: o tesouro exclusivo da ilha de Santa Helena

O St. Helena Coffee é um verdadeiro tesouro exclusivo da ilha de Santa Helena. Localizada no meio do Oceano Atlântico, ela tem um clima perfeito para o cultivo de café. Os grãos produzidos são únicos e possuem um sabor distinto, que encanta os amantes dessa bebida.

a imagem ilustra como um dos tipos de café é produzido
A civeta produz um dos tipos de café mais raros do mundo. Imagem de wirestok no Freepik.

Quais são os métodos de preparo mais utilizados para os diferentes tipos de café?

Algumas das formas mais populares para preparar os diferentes tipos de café são: a cafeteira de filtro, a italiana e a prensa francesa. Na primeira opção, a água quente passa pelo pó e goteja para o recipiente. 

Já na segunda, que também chamam de moka, utiliza-se a pressão para extrair o grão. Dessa forma, aquecem a água na parte de baixo e ela sobe através do pó, o que resulta em uma bebida forte e aromática.

A prensa francesa consiste em misturar água quente e os grãos em um recipiente e, após alguns minutos, pressionar o êmbolo para separar o líquido do pó. Assim, é um método que realça o sabor do café e o aroma.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitas outras formas de preparo que podem ser explorados para desfrutar de diferentes cafés. Aliás, cada método proporciona uma experiência única e pode resultar em diferentes características do café.

a imagem ilustra tipos de café
O preparo do café faz muita diferença na hora da degustação. Imagem de senivpetro no Freepik.

Como escolher e apreciar os tipos de café de acordo com suas preferências?

Uma forma de escolher os melhores tipos de café é ao prestar atenção nos aromas. Então, antes de provar, você pode cheirá-lo. Aliás, os diferentes tipos têm aromas distintos, como:

  • chocolate;
  • frutas;
  • caramelo;
  • notas florais.

A forma de preparo, além disso, também pode influenciar no sabor. Afinal, existem diferentes métodos, como a cafeteira italiana e a prensa francesa. Cada forma tem um jeito específico de extrair o sabor da bebida.

Outro ponto importante é a intensidade do café. Pois, alguns são mais suaves, enquanto outros são mais fortes e encorpados. Isso está relacionado com a quantidade de pó usada na preparação.

Uma boa dica, por fim, é explorar os cafés de diferentes regiões. Isso porque, cada local produtor tem características únicas de solo, clima e altitude, o que influencia no sabor final da bebida. 


One Reply to “Quais todos os tipos de café do mundo? Veja os mais incríveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.