Café vicia? Saiba a verdade!

É provável que você já tenha ouvido que café vicia. Mas, tenha cuidado com as informações que lê ou escuta, porque nem todas são verdadeiras. Há mitos muito antigos que continuam sendo apresentados como verdades.

Uma coisa é certa: o café é uma das melhores bebidas existentes. Então, descubra neste artigo se a bebida realmente vicia e saiba se este é mais um dos grandes mitos da humanidade.

É verdade que o café vicia?

Não é verdade que o café vicia. Esse é apenas mais um dos mitos que passam de geração em geração. Aliás, mesmo que tenha cafeína, como outras bebidas, ela não é viciante.

Na verdade, o café é estimulante, ou seja, ele traz mais disposição e concentração para os consumidores. Portanto, muitos acreditam que ele possa viciar, pela sensação de bem-estar e ânimo.

O que é droga psicoativa

A cafeína, presente no café, é uma droga psicoativa. Mas, não faz mal à saúde se consumida em níveis comuns. Aliás, ela tem a função estimulante e também está presente em:

  • Chás;
  • Chocolates;
  • Refrigerantes.

O consumo em excesso pode levar as pessoas a acreditarem que estão dependentes, mas isso não é real. Algo só é vicioso quando pode oferecer dependência ao consumidor, contudo não é o que acontece com o café.

Além disso, a dependência age no sistema motivacional do cérebro. Fazendo com que o indivíduo só sinta-se completo fazendo uso de algo.

Quando surgiu o mito de que o café vicia?

Não se sabe ao certo quando surgiu o mito de que o café vicia. Mas, acredita-se que seja um dito popular muito antigo. Afinal, a bebida é consumida há anos e promove muita felicidade aos consumidores.

Portanto, acreditava-se que o hábito de consumi-lá poderia ser um vício. Aliás, é comum ouvir as pessoas dizendo que são viciadas em café. Mas, nada mais é do que uma expressão, para reforçar o quanto gostam dela.

Café vicia: qual o consumo correto da bebida

Por conter cafeína, é preciso que o café seja consumido na medida certa, ou seja, há sim uma quantia indicada por faixa etária. Afinal, por proporcionar mais energia, é ideal que faça o uso correto.

Beba corretamente

Como você já sabe que a frase café vicia não passa de um mito, veja quanto indica-se para o consumo:

  • Adultos saudáveis de até 70 quilos: 300 a 400 miligramas por dia, isto é, 4 xícaras;
  • Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 miligramas por dia (1 xícara);
  • Gestantes e lactantes: 200 miligramas por dia, ou seja, 2 xícaras.
  • Sensíveis a cafeína: 100 a 200 miligramas (1 ou 2 xícaras).

Aliás, vale lembrar que o café expresso tem o triplo de cafeína de um comum, por exemplo. Portanto, considere isso ao ver a quantia que irá beber por dia.

Beba seu café com tranquilidade

Não fique pensando que café vicia, porque isso não passa de um mito antigo. Então, aproveite a bebida e pode consumi-la todos os dias com tranquilidade.

Faça o consumo correto e aproveite todo o ânimo que o café pode oferecer. Além do sabor sem igual desta bebida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.