Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo

Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo

O café sem açúcar não é costume entre muitas pessoas que acabam adoçando por querer algo mais doce. Mas, o cafezinho adoçado pode trazer malefícios a longo prazo, ao contrário da bebida sem adoçar. Veja, então, como evitar consumir açúcar no café.

Quais são os benefícios do café sem açúcar?

O consumo do café sem açúcar traz muitos benefícios para a saúde, já que acelera o metabolismo, é antioxidante, melhora a performance física e deixa a pessoa mais alerta. Aliás, como a cafeína acelerar a quebra de gordura, pode até ajudar a emagrecer.

Tomar um cafezinho sem adoçar torna seu paladar limpo e apurado, isto é, passa a ser exercitado a sentir o real gosto dos alimentos. O café tem um sabor complexo e natural, ou seja, pode-se notar cada nuance dele ao começar a degustar a bebida sem adoçar.

Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo
A seleção do grão é essencial para sentir o gosto doce mesmo no café sem açúcar. Imagem do Freepik.

Por que sentir o sabor natural do café sem açúcar?

Com o café sem açúcar, você sente mais o sabor do grão, descobre mais sobre o que de fato está ingerindo e até mais sobre si, ao poder entender melhor o que gosta ou não. 

O café sem nenhum adicional tem um sabor mais acentuado do grão. Ou seja, do seu fruto, já que o grão é naturalmente doce. Além disso, tem a sua acidez e sabores específicos que acabam se perdendo dependendo do tipo de processamento e preparo.

Cada café é único, desde a sua origem até a torra e o método de preparo. Tudo isso interfere no sabor do grão, então, provar a bebida em sua forma natural se torna uma experiência muito mais saborosa.

Alternativas para substituir o açúcar

Há alternativas para substituir o açúcar, caso descubra que não gosta do grão totalmente sem açúcar ou queira testar suas possibilidades. Algumas alternativas são, por exemplo:

  • sucralose;
  • mel;
  • stévia;
  • aspartame.

Sendo que estudiosos afirmam que a sucralose é a que mais se adequa ao sabor natural, pois os outros adoçantes artificiais ou o mel e o açúcar mascavo, tiram mais a complexidade do sabor.

Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo
O café sem açúcar pode se tornar um hábito com constância e disciplina. Imagem de Clay Banks no Unsplash.

Como fazer receitas de café sem açúcar?

Com o café sem açúcar, faça receitas com acompanhamentos como baunilha, leite de amêndoas, que se adequem ao sabor da bebida. Trouxemos algumas dessas receitas para você preparar e degustar.

Café gelado com baunilha

Prepare uma das opções de cápsulas da Bicafé, além de essência de baunilha, o leite e bastante gelo. Misture todos os ingredientes e sirva gelado. Enfim, uma receita ótima para os dias ensolarados.

Café com gengibre

Utilize café moído, mel, um pouco de gengibre, misture todos os ingredientes e sirva na xícara que você mais gosta, a fim de apreciar esse preparo por completo.

Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo
Há várias receitas de café sem açúcar para apreciar no dia a dia. Imagem de KamranAydinov no Freepik

Como começar a tomar café sem açúcar?

Para começar com o café sem açúcar, introduza o hábito no seu dia a dia aos poucos. Quando se inicia o consumo é comum não se habituar logo a princípio, mas é vital não desistir.

Comece redução a quantidade de açúcar ou adoçante aos poucos. Depois de um tempo, o seu paladar não vai mais estranhar a diferença e vai aceitar melhor a ausência do doce e o sabor natural da bebida.

A influência da qualidade do café

Outra questão é o tipo de café que está sendo consumido. Dessa forma, dependendo da qualidade do grão, este acaba pedindo um toque mais doce, pois todo o processo influencia no gosto. Note que em certos tipos, o gosto é naturalmente mais adocicado, por exemplo.

Com o tempo e algumas estratégias, é possível criar o hábito da bebida sem açúcar e até mesmo apreciar o consumo do cafezinho sem esse elemento. Algumas dicas que podem contribuir são:

  • entenda o tipo de café que irá comprar;
  • escolha um café de qualidade;
  • experimente diferentes tipos de grãos e preparos;
  • estude notas de sabor;
  • faça receitas especiais;
  • tenha constância no processo de se habituar ao café sem doce.

Escolher a qualidade do café é a base para apreciar todas as possibilidades de sabor do grão e assim, ter a melhor experiência possível.

Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo
Café sem açúcar é sinônimo de mais saúde em sua vida. Imagem do Freepik

Café sem açúcar da Bicafé

A Bicafé tem uma bebida especial para ajudá-lo a perder o hábito do cafezinho com açúcar. Isso porque, ela possui a cápsula de cappuccino sem açúcar que, aliás, é aveludada e densa, ideal para tomar durante o dia com um lanche saboroso.

A transição para o café sem açúcar pode levar um tempo, mas com paciência e adaptação é possível mudar este hábito e ter mais bem-estar. Além disso, vai agregar mais saúde em sua vida.


One Reply to “Café sem açúcar é bom para a saúde, entenda o motivo”

  1. Vou começar a tomar café sem açúcar para uma saúde melhor os japoneses só toma café sem açúcar e chá sem açúcar e a saúde deles são ótimas fora a mente deles é ótimo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.