Fotografia tirada de cima com bowl branco cheio com Molho Teriyaki com café cercado por 8 hot rolls e com salada de verduras frescas espalhadas ao redor da receita, tudo coberto por gergelim

Molho Teriyaki com café: aprenda a fazer um clássico asiático com toque brasileiro

Aprender a fazer o molho Teriyaki com café vai, com certeza, aprimorar seus dotes culinários. Essa iguaria da cozinha asiática, apesar de harmonizada com sushi e sashimis, também fica uma delícia quando acompanha carnes. Veja como prepará-lo.

Qual é a origem do molho Teriyaki com café?

A origem do molho Teriyaki com café é asiática e surgiu após o molho shoyu. Aliás, a palavra Teriyaki é uma junção entre o brilho que o molho tem (Teri) à sua finalidade, próprio para assar (yaki).

Seu sucesso aconteceu na culinária japonesa e suas conhecidas iguarias. No entanto, o povo americano gosta de incluir o molho nos churrascos, hambúrgueres, assim como nos espetinhos.

Já aqui no Brasil, a saber, o Teriyaki faz sucesso pleno nas casas de comida japonesa. Mas, acrescentar o café à receita é uma forma de inovação, bem como, de turbiná-lo, a partir de um toque suave de amargor ao molho.

Também é uma forma de levar mais sabor à sua mesa com o consumo dessa bebida que, além disso, agrega vários benefícios, já que faz bem à saúde sim.

Molho Teriyaki com café e shoyu em pequeno recipiente ao lado de receita de frango em prato fundo maior
Entre os ingredientes do molho Teriyaki com café está o Shoyu. Imagem de FreePik.

Quais são os ingredientes do molho Teriyaki com café?

Para fazer o molho Teriyaki com café, você não precisa dispor de muitos ingredientes. A receita utiliza apenas cinco produtos e a dose, por sua vez, é uma sugestão, afinal, deve ser ajustada de acordo com o paladar. Os itens necessários são, a saber:

  • 1 copo americano de água (200 ml);
  • 1 xícara de chá de molho shoyu;
  • ½ xícara de chá de melaço de cana;
  • ¼ de xícara de amido de milho;
  • 3 doses de café expresso.

Separe os ingredientes da sua dispensa, deixe sob a pia e fique atento ao próximo tópico do texto. Será um passo a passo detalhado para fazer sua receita.

Como fazer o preparo?

O primeiro passo do molho Teriyaki com café é diluir o amido de milho na quantidade de água total. Já que, se você não fizer isso, vai perder seu molho, ao passo que esse ingrediente “empelota”. Após misturar, reserve o líquido.

Já no fogão, misture em uma panela o shoyu junto ao melaço de cana. Mexa bem até diluir os líquidos. A dica nessa etapa, a saber, é provar essa parte do molho para percepção do doce e do salgado, adicione um pouco de melaço se tiver com muito sal e vice-versa.

Você também pode usar o açúcar para equilibrar a receita. O tipo recomendado, no entanto, é o mascavo ou o cristal. Depois de equilibrar a receita, incorpore a mistura de água e amido à panela. 

Coloque este líquido aos poucos e vai mexendo, a fim de que o molho crie sua consistência caraterística, ou seja, brilhante e denso. Por fim, inclua o café expresso. 

Lembre que este tipo de café é apenas uma sugestão. Use a dose do café em cápsula de sua preferência. Só não esqueça que este é o ingrediente que precisa ficar em evidência na receita. Deixe o molho esfriar e por fim, estará pronto para servir.

Qual é a melhor harmonização do molho Teriyaki com café?

Apesar do tradicional uso do molho Teriyaki com café ser na culinária japonesa “fria”, os chefs de cozinha recomendam o uso dele junto à carne de aves. Nesse sentido, opções não faltam, a saber:

  • frango;
  • chester;
  • peru.

O clássico frango teriyaki, por exemplo, pode ganhar notas de amargo a partir do Teriyaki com café. O incremento, por sua vez, fica a encargo de legumes, como por exemplo, a abóbora, e os fungos, como o cogumelo shitake.

Combinação com carne vermelha

A combinação com carne vermelha e bovina, acontece por meio dos hambúrgueres, tal como na culinária dos Estados Unidos. Além disso, as almôndegas e o espetinho são uma boa pedida junto ao molho. Já da carne de porco vem a tradicional costelinha.

Harmoniza com peixes

Para combinar o molho teriyaki com café com peixes, a peça mais lembrada é o salmão. Tanto na versão selada, quanto na versão grelhada ou assada, ou até mesmo crua, o Teriyaki com café é uma opção de respeito.

Opção vegana

Ao público que não come nenhum alimento de origem animal, o queijo de soja (tofu) é o ingrediente que vai harmonizar muito bem com o molho. 

Uma das receitas mais comuns, a saber, é grelhar o queijo já com uma generosa camada de gergelim e finalizar o prato com o molho por cima.

Café em xícara branca sobre pires de em mesa de madeira e ao lado de folhas e pimentas vermelhas
O café preto ou expresso é uma sugestão para o preparo do molho Teriyaki com café. Imagem de pvproductions no FreePik.

Qual é a melhor bebida para fazer o molho teriyaki com café?

A melhor bebida para fazer o molho teriyaki com café é um boa cápsula Bicafé Brasil. No e-commerce da marca você escolhe entre uma variedade de opções e realiza testes, para saber qual vai agradar mais o seu paladar junto ao molho.

O acompanhamento é uma combinação deliciosa e única de sabores. Dá um toque especial a uma variedade de pratos, desde as clássicas com carne, até a inovação no uso com legumes, massas, bem como saladas. Faça essa delícia hoje mesmo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.