Molho Teriyaki com café: aprenda a fazer um clássico asiático com toque brasileiro
O molho teriyaki com café traz um novo sabor às receitas do dia a dia. Dessa forma, fica fácil transformar, por exemplo, os grelhados do almoço em uma experiência digna de grandes chefs. Então, veja como adicionar esse molho asiático de um modo brasileiro.
Qual é a origem do molho Teriyaki com café?
A origem do molho Teriyaki com café é asiática e surgiu após o molho shoyu. Aliás, a palavra Teriyaki é uma junção entre o brilho que o molho tem (Teri) à sua finalidade, próprio para assar (yaki).
Seu sucesso aconteceu na culinária japonesa e suas conhecidas iguarias. No entanto, o povo americano gosta de incluir o molho nos churrascos, hambúrgueres, assim como nos espetinhos.
Já aqui no Brasil, a saber, o Teriyaki faz sucesso pleno nas casas de comida japonesa. Mas, acrescentar o café à receita é uma forma de inovação, bem como, de turbiná-lo, a partir de um toque suave de amargor ao molho.
Também é uma forma de levar mais sabor à sua mesa com o consumo dessa bebida que, além disso, agrega vários benefícios, já que faz bem à saúde sim.
Quais são os ingredientes do molho Teriyaki com café?
Para fazer o molho Teriyaki com café, você não precisa dispor de muitos ingredientes. A receita utiliza apenas cinco produtos e a dose, por sua vez, é uma sugestão, afinal, deve ser ajustada conforme o paladar. Os itens necessários são, a saber:
- 1 copo americano de água (200 ml);
- 1 xícara de chá de molho shoyu;
- ½ xícara de chá de melaço de cana;
- ¼ de xícara de amido de milho;
- 3 doses de café expresso.
Separe os ingredientes da sua dispensa, deixe sob a pia e fique atento ao próximo tópico do texto. Será um passo a passo detalhado para fazer sua receita.
Como fazer o preparo?
O primeiro passo é diluir o amido de milho na quantidade de água total. Já que, se você não fizer isso, vai perder seu molho, ao passo que esse ingrediente “empelota”. Após misturar, reserve o líquido.
Já no fogão, misture em uma panela o shoyu junto ao melaço de cana. Mexa bem até diluir os líquidos. A dica nessa etapa, a saber, é provar essa parte do molho para percepção do doce e do salgado, adicione um pouco de melaço se tiver com muito sal e vice-versa.
Você também pode usar o açúcar para equilibrar a receita. O tipo recomendado, no entanto, é o mascavo ou o cristal. Após equilibrar a receita, incorpore a mistura de água e amido à panela.
Coloque este líquido aos poucos e vai mexendo, a fim de que o molho crie sua consistência caraterística, ou seja, brilhante e denso. Por fim, inclua o café expresso.
Lembre que este tipo de café é apenas uma sugestão. Use a dose do café em cápsula de sua preferência. Só não esqueça que este é o ingrediente que precisa ficar em evidência na receita. Deixe o molho esfriar e por fim, estará pronto para servir.
Como fazer o molho teriyaki com café e canela?
Para fazer molho teriyaki com café e canela, você vai precisar de 2 cápsulas de café red intenso ou outro que seja compatível com sua cafeteira. Isto é, podem ser 2 doses de café pronto para beber do seu gosto. Desde que, tenha notas fortes. Outros ingredientes são:
- 100 ml de shoyu;
- 1\2 xícara de açúcar mascavo;
- 150 ml de água;
- 1 colher de sopa de amido de milho;
- canela a gosto.
Comece preparando o café. Em seguida, coloque em uma panela pequena o shoyu, o açúcar e o café pronto para consumo. Então, misture os ingredientes e leve ao fogo baixo por alguns minutos.
Dissolva o amido de milho em água e mexa bem até que ela fique tudo homogêneo. Após isso, é hora de acrescentar essa mistura ao molho. Dessa forma, é preciso continuar mexendo até que o molho adquira a consistência adequada. Por fim, adicione a canela.
Como corrigir o molho?
É bastante comum errar no sabor ou na consistência do molho. Isso porque, embora as receitas sigam um padrão, o gosto pessoal pode variar. Dessa forma, algumas vezes é preciso ajustar a receita, mas o processo é bem simples.
Assim, se ele estiver mais grosso, basta acrescentar água aos poucos para que ele fique mais espesso. Do contrário, um pouco mais de amido diluído em água. Para adoçar, açúcar diluído também em água, bem como para um sabor mais forte, um pouco mais de shoyu.
Qual é o sabor do molho teriyaki com café?
O molho teriyaki com café, une o sabor forte do shoyo e a doçura do açúcar ou do mel, bem como, o gosto suave do café. Assim, este molho tem um sabor marcante, doçura e consistência. Por isso, combina com vários pratos e podem fazer parte de muitas refeições.
Desse modo, ao preparar o molho, é possível trazer um pouco do toque oriental com uma pitada de um sabor tão brasileiro como o café. Com isso, dá um toque especial tanto ao almoço e ao jantar quanto aos lanches rápidos da tarde.
Por isso, este é um molho que pode agregar valor à comida japonesa. Mas também, que pode dar um toque especial à comida caseira. Além disso, seu retrogosto pode ser um diferencial em cardápios de cafeterias gourmet , bares e restaurantes.
Qual é a melhor harmonização do molho Teriyaki com café?
Apesar do tradicional uso do molho Teriyaki com café ser na culinária japonesa “fria”, os chefs de cozinha recomendam o uso dele junto à carne de aves. Nesse sentido, opções não faltam, a saber:
- frango;
- chester;
- peru.
O clássico frango teriyaki, por exemplo, pode ganhar notas de amargo a partir do Teriyaki com café. O incremento, por sua vez, fica a encargo de legumes, como por exemplo, a abóbora, e os fungos, como o cogumelo shitake.
Combinação com carne vermelha
A combinação com carne vermelha e bovina, acontece por meio dos hambúrgueres, tal como na culinária dos Estados Unidos. Além disso, as almôndegas e o espetinho são uma boa pedida junto ao molho. Já da carne de porco vem a tradicional costelinha.
Harmoniza com peixes
Para combinar o molho teriyaki com café com peixes, a peça mais lembrada é o salmão. Tanto na versão selada, quanto na versão grelhada ou assada, ou até mesmo crua, o Teriyaki com café é uma opção de respeito.
Opção vegana
Ao público que não come nenhum alimento de origem animal, o queijo de soja (tofu) é o ingrediente que vai harmonizar muito bem com o molho.
Uma das receitas mais comuns, a saber, é grelhar o queijo já com uma generosa camada de gergelim e finalizar o prato com o molho por cima.
O molho teriyaki com café deve ficar na geladeira?
O molho teriyaki com café pode ficar na geladeira por até 7 dias. Mas, para preservar o sabor, coloque-o em um pote com tampa bem vedado. Assim, você pode experimentar ele em várias receitas ao longo da semana.
O molho teriyaki com café serve para marinar carne?
O molho teriyaki com café, serve para marinar a carne, mas nesse caso não precisa ir ao fogo. Com isso, acrescentar um novo sabor ao churrasco de domingo, por exemplo. Aliás, o café é, inclusive, um amaciante de carnes natural.
Dessa forma, se você deseja usar o molho para marinar a carne, basta pausar a receita antes de ela ir para o fogo. Ou seja, juntar os seguintes ingredientes:
- !/2 xícara de açúcar mascavo;
- 100 ml de shoyu;
- 2 doses de café expresso.
Após misturar os ingredientes, despeje a mistura sobre a carne e deixe descansar por uma hora. Depois disso, use a marinada para fazer o molho.
Os detalhes que compõem o melhor café fazem toda a diferença no sabor das suas receitas. Portanto, opte por um café de qualidade Bicafé
Qual é a melhor bebida para fazer o molho teriyaki com café?
A melhor bebida para fazer o molho teriyaki com café é um boa cápsula Bicafé Brasil. No e-commerce da marca você escolhe entre uma variedade de opções e realiza testes, para saber qual vai agradar mais o seu paladar junto ao molho.
O acompanhamento é uma combinação deliciosa e única de sabores. Dá um toque especial a uma variedade de pratos, desde as clássicas com carne, até a inovação no uso com legumes, massas, bem como saladas. Faça essa delícia hoje mesmo.
Deixe um comentário