a imagem ilustra o que tomar no dia mundial do café

Dia mundial do café: quais as curiosidades sobre a bebida e novas tendências?

O dia mundial do café celebra o sucesso dessa que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e que movimenta um enorme mercado. Afinal, ele é versátil e pode ser servido quente ou frio, além de fazer parte de receitas doces e salgadas.

Quando se comemora o dia mundial do café?

A data mais conhecida para o dia mundial do café é 14 de abril, em conjunto com o dia do barista, profissional expert no preparo. Mas, há quem comemore no dia 01 de outubro, conforme calendário da Organização Internacional do Café (OIC).

Qualquer que seja o dia, é preciso reconhecer a importância dessa bebida, uma vez que a cultura do café movimenta a economia em diversas regiões, inclusive no Brasil, como nos Estados de:

  • Minas Gerais;
  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Bahia.

Uma das bebidas mais consumidas no mundo

A celebração do dia do café relembra a bebida tradicional, que está presente em diversas culturas, aliás, estima-se que é a segunda mais consumida no planeta, atrás apenas da água. 

Isso se deve ao fato de ser fácil de preparar, não alcoólica, sem falar nos benefícios do café para o cérebro. Por isso, é muito comum consumir ao longo do dia para ganhar energia e concentração no trabalho e nos estudos.

a imagem ilustra um exemplo do que consumir no dia mundia do café
O dia mundial do café comemora o fato da bebida estar entre as mais populares no mundo. Imagem de Radek Grzybowski no Unsplash

Quais as curiosidades para conhecer no dia mundial do café?

Para comemorar o dia mundial do café, vale lembrar que o consumo da bebida pode reduzir o risco de desenvolver Parkinson. Isso porque, há estudos que indicam que a cafeína ajuda a proteger as células cerebrais que produzem dopamina. 

O café termogênico é outra qualidade interessante, que atrai muitos consumidores da bebida. Em resumo, por seu poder estimulante, ele gera mais calor no organismo, o que acelera o metabolismo e ajuda na queima de calorias.

Regiões com maior produção do fruto

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a região do Sul de Minas é a responsável por quase 70% do volume nacional. Na sequência, figuram entre os países com maior volume do grão:

  • Vietnã;
  • Colômbia;
  • Indonésia.

A variedade mais comum é o grão do tipo arábica, que tem menor concentração de cafeína e sabor e acidez acentuados. Também é possível encontrar lavouras com o tipo robusta, que é mais resistente e consegue produzir em regiões mais quentes.

a imagem ilustra o que fazer no dia mundial do café
No dia mundial do café vale lembrar que o Brasil é o maior produtor do grão no mundo, bem como, destaca- se a qualidade arábica. Imagem de Jessica Lewis no Unsplash

Como comemorar o dia mundial do café?

Nada melhor para celebrar o dia mundial do café do que provar novas versões da bebida, ou mesmo um novo tipo de grão. De acordo com a região, clima e tipo de produção, ele pode ter variações quanto a:

  • sabor, mais doce ou amargo, por exemplo;
  • aroma, com notas frutadas ou de chocolate;
  • acidez;
  • intensidade e cor conforme a torra.

Também é possível combinar outros ingredientes e fazer uma receita de café cremoso para variar o modo de preparo tradicional em uma data especial.

Dica de receita rápida e saborosa para experimentar

Uma sugestão para quem gosta de testar novas ideias é fazer um milk shake de café, que leva poucos ingredientes, sendo eles:

  • 1 xícara de leite frio;
  • a mesma medida de café expresso ou coado;
  • 3 a 4 bolas de sorvete de creme;
  • chocolate amargo derretido ou creme de avelã para decorar o copo;
  • chantilly para finalizar, mas é opcional.

Para preparar, basta bater os três primeiros itens no liquidificador, e colocar em um copo alto ou taça, decorado com a calda de chocolate. Por último, pode adicionar o chantilly para cobertura, bem como, raspas de chocolate para dar um toque especial.

a imagem ilustra o que beber no dia mundial do café
Seja no dia mundial do café ou em qualquer outra data, pode aproveitar para tomar a versão tradicional ou tentar uma nova receita. Imagem de Help Desk Heroes no Unsplash

Quais as tendências vale a pena conhecer no dia mundial do café?

O dia mundial do café marca novas descobertas e estudos sobre o grão, a fim de melhorar a qualidade da produção. Diante da preocupação com o impacto ambiental, surgem novas ideias para tornar o cultivo mais sustentável, como:

  • opções orgânicas, ou seja, sem uso de agrotóxicos;
  • criação de novas subespécies que se adaptem às mudanças no clima;
  • rastreio da produção por meio da tecnologia blockchain.

Tais medidas visam manter a qualidade da colheita, bem como conseguir ter um maior volume sem precisar aumentar a área de plantio. Isso dá ainda mais motivos para comemorar o dia do café.

na imagem mostra o que fazer no dia mundial do café
O dia mundial do café marca também o avanço da produção nessa área, com a criação de novas variedades, por exemplo. Imagem de Jack Carter no Unsplash

Experiências para todos os gostos

Para provar todas as opções disponíveis, as cápsulas são uma boa opção, uma vez que vêm em quantidade menor, para preparo de uma porção. Na loja da Bicafé, é possível encontrar embalagens e kits com cafés premium de várias regiões como:

  • Honduras;
  • Peru;
  • Sul de Minas.

Os produtos são compatíveis com as principais máquinas do mercado, como Nespresso e Dolce Gusto, por exemplo. Ainda, as cápsulas são biodegradáveis, ou seja, se decompõem em menos tempo, o que reduz o impacto ambiental.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.