a imagem ilustra o uso do lavador de café

Veja o que é e como funciona um lavador de café

O lavador de café é uma máquina essencial para separar os grãos de qualidade. Assim, ele é muito usado hoje como uma forma de garantir higiene e sabor a sua bebida final. Existem diversos tipos desse instrumento e cada um possui características importantes.

O que é um lavador de café?

Lavador de café é uma máquina que tem como função principal lavar o grão. Além disso, ele também separa o café verde do maduro, também conhecido como cereja.

Higienização do grão

Uma das grandes importâncias desse instrumento está ligada ao fato de ele ser capaz de higienizar de forma completa o café. Dessa forma, esse processo impacta bastante no sabor final da bebida, sem contar que reduz de forma drástica os riscos de contaminação.

a imagem ilustra para que ser o lavador de café
O lavador de grãos de café garante a qualidade da bebida final. Imagem de master1305 no Freepik.

Como funciona o lavador de café especial?

O lavador de café funciona de forma simples, limpando os grãos e garantindo sua qualidade. No caso dos lavadores de grãos especiais, eles trabalham seguindo três etapas principais.

  1. Limpeza e remoção dos resíduos;
  2. Seleção dos grãos;
  3. Secagem.

Limpeza e remoção dos resíduos

A primeira etapa que o lavador desempenha é a limpeza de todos os resíduos presentes no fruto. Assim, isso evita problemas como contaminação e garante uma bebida de qualidade.

Seleção dos grãos

Depois da limpeza, é hora de separar o café em grãos. Afinal, um único lote contém frutos nos mais diversos estados. Então, é necessário separar os que estão maduros e os que estão verdes ainda.

O lavador consegue realizar esse processo por meio da densidade dos frutos. Além disso, ele conta com um esquema de degraus que facilita a separação. Dessa forma, fica mais simples dar a cada tipo de café uma utilidade específica.

a imagem ilustra um uso do lavador de café
A secagem dos grãos de café é importante para o sabor final da bebida. Imagem de vecstock no Freepik.

Secagem

Essa é a última etapa que acontece após a lavagem e separação do café em grão. Assim, aqui todos os frutos são espalhados em grandes pátios para que eles sequem com o calor do sol.

O processo pode levar de alguns dias a semanas. Isso vai depender de fatores como efeitos climáticos e as condições físicas do fruto. Esse último se refere ao fato de ele estar descascado ou no seu estado natural.

Vale ressaltar que durante todo o período de secagem, os grãos são virados de forma frequente. Assim, o objetivo é que todos eles sequem de maneira uniforme, para garantir um bom café no final.

Classificação dos grãos

Após a secagem, outro processo importante acontece. Então, todos os frutos passam por uma seleção, onde são classificados por tamanho e qualidade. Dessa forma, os melhores grãos são separados e vendidos como café especiais.

Por isso os lavadores de café são tão importantes, visto que sem eles, todo esse processo seria inviável. Assim, não é à toa que cada vez mais produtores investem nesse tipo de máquina.

a imagem ilustra o uso do lavador de café
O lavador de grãos de café elimina os riscos de contaminação. Imagem de wirestock no Freepik.

Quais as vantagens do lavador de café?

O lavador de café possui inúmeras vantagens, sendo a maior delas garantir a qualidade do grão. Além disso, existem outros aspectos que merecem ser ressaltados, como:

  • Sabor;
  • Controle de qualidade.

Sabor do café

Todo o processo de lavagem retira a mucilagem que fica presa ao grão. Dessa forma, ele fica com um sabor menos fermentado e mais equilibrado.

Controle de qualidade

O produtor que opta por usar o lavador de grãos de café tem um controle bem maior sobre todo o seu processo produtivo. Então, fica muito mais simples garantir uma bebida de qualidade para o consumidor e evitar quaisquer tipos de imprevistos indesejados.

a imagem ilustra o uso do lavador de café
Os lavadores de grãos de café ajudam no controle do processo produtivo. Imagem de jcomp no Freepik.

Vale a pena investir em um lavador de café?

Com toda certeza, vale muito a pena investir em um lavador de grãos. Afinal, ter café de qualidade e livre de contaminação é algo de grande valia no mercado. Portanto, quem é produtor não deve pensar duas vezes antes de adquirir essa máquina.

Existe lavador de café manual?

De fato, o lavador manual existe e é muito usado em especial por pequenos produtores. No entanto, vale lembrar que fazer a limpeza e separação dos grãos desse modo é bastante trabalhoso.

Sem contar que todo o processo de qualidade pode ficar comprometido. Afinal, a limpeza não terá 100% de garantia, bem como podem ocorrer problemas na separação do café.

Esses são aspectos que todo e qualquer produtor do grão precisa levar em conta. Eles são capazes de evitar prejuízos tanto para o consumidor final, quanto para quem vende o produto.

Amantes da bebida

Os amantes da bebida e que gostam de pesquisar sobre ela, devem ficar atentos em relação às marcas que optam por não investir nesse tipo de máquina. Portanto, é a maneira mais simples de garantir um consumo de qualidade e café fresco.

Onde encontrar grãos de qualidade?

Na hora de encontrar grãos da mais alta qualidade, não hesite em procurar a Bicafé. Ela conta com diversas opções para os mais diferentes tipos de gostos. Dessa forma, entre agora mesmo no site e escolha qual o café que combina com você.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.