receitas de café cremoso

Veja 13 receitas de café cremoso simples e rápidas para fazer em casa

As receitas de café cremoso são ótimas bebidas quentes e frias para tomar a qualquer hora do dia. Portanto, veja três opções simples e rápidas que você pode fazer em casa com poucos ingredientes para tomar sozinho ou com amigos e família.

Por que as receitas de café cremoso são uma boa opção?

As receitas de café cremoso são uma boa opção pelo sabor personalizado que oferecem, bem como pela textura agradável e o controle sobre os ingredientes. Veja a seguir alguns dos atributos que tornam essa uma das melhores escolhas de bebida.

Sabor personalizado

Ao criar café cremoso em casa, personalizar o sabor é uma das maiores vantagens. Ter um controle total sobre o que usa na receita e suas quantidades permite ajustes na intensidade, bem como na quantidade de açúcar e trazer sabores extra de acordo com os seus gostos. 

Se você prefere a bebida mais forte, mais suave, com notas de baunilha, caramelo ou com outros aromas, a personalização está ao alcance das suas mãos. Isso não só atende ao seu paladar único, mas também cria uma experiência sob medida.

Veja três receitas de café cremoso simples e rápidas para fazer em casa
O café cremoso é simples e fácil de fazer. Imagem do Freepik.

Textura agradável

A textura é um atributo único do café cremoso, visto que eleva a experiência de consumo. A consistência suave e rica, muitas vezes obtida através do uso de leite ou creme, traz uma dimensão tátil ao ato de beber café. 

Esta textura cria uma sensação macia na boca, ao mesmo tempo que gera uma experiência mais agradável. A diferença para as opções comerciais é alta, o que, aliás, contribui para uma experiência única e luxuosa que cativa os amantes de café

Controle sobre ingredientes

O controle dos ingredientes trata sobre a medida correta de cada um deles nas receitas, ou seja, além de escolher os itens certos, é preciso saber o quanto deve usar. Algumas das vantagens que isso pode trazer são:

  • qualidade premium;
  • perfil de sabor mais puro;
  • controle no teor de açúcar.

Na receita de café cremoso há um equilíbrio de aromas e sabores que podem fazer dessa bebida, portanto, uma das melhores opções para fazer e tomar em casa.

Quais são as principais receitas de café cremoso?

É possível fazer receitas de café cremoso de diversas maneiras, dentre elas, na batedeira, o que é bastante prático. Então, conheça os principais preparos a seguir.

1 –  Café cremoso na batedeira

Essa é uma opção simples de bebida para o frio e dá para fazer a qualquer hora do dia e diferenciar um pouco o clássico café com leite. Assim, ele é ideal para quem não tem muito tempo, pois pode ficar na geladeira por até uma semana se estiver bem embalado.

Para fazer essa receita, portanto, você vai precisar de apenas três ingredientes básicos:

  • café em cápsula;
  • açúcar;
  • leite.

O único instrumento de cozinha necessário é uma batedeira a fim de conseguir a consistência de creme mais rápido.

Modo de preparo

Para ter uma das receitas de café cremoso pronto, a maneira de preparar é muito simples. Em primeiro lugar, basta separar a quantidade do item e do açúcar de acordo com o consumo que pretende ter em um recipiente para usar a ferramenta.

Depois disso, acrescente água morna e aumente a velocidade de acordo com a consistência da bebida. Assim, esse processo dura 10 minutos em média.

Quando já tiver o creme, já pode separar a porção para servir, adicionar o leite quente e misturá-los na xícara. Portanto, o restante do líquido pode ir para a geladeira, por fim.

2 – Receita de café cremoso gelado

Essa é a opção ideal para quem quer aliviar um pouco o calor do verão e continuar bebendo um bom café. Então, da mesma maneira que a primeira receita, essa também vai agradar o paladar. Para fazer o estilo cremoso gelado, portanto, você vai precisar de:

  • chantilly para decorar;
  • 1 litro de leite integral gelado;
  • 4 colheres de sopa de água quente;
  • 2 colheres de sopa de achocolatado;
  • 4 colheres de sopa de café em cápsula;
  • 1 colher de ovomaltine cremoso;
  • 4  colheres de sopa de leite condensado.

A quantidade de cada um vai de acordo com quantas porções serão servidas. Então, é indicado experimentar algumas vezes durante o preparo.

Modo de preparo

Essa é uma das receitas de café cremoso que também tem um preparo simples. Em primeiro lugar, coloque o solúvel e a água quente dentro do liquidificador e bata por alguns segundos para misturar.

Depois adicione o achocolatado, o leite condensado, o ovomaltine e o leite que estava na geladeira a fim de bater todos de uma vez. Assim, basta colocar na xícara ou copo e decorar com chantilly, caso deseje. 

Vídeo: aprenda a fazer um café cremoso e gelado

3 – Café cremoso com canela

A canela é um ingrediente que acrescenta muito ao sabor do líquido, portanto, os dois juntos formam uma bebida que agrada a muitas pessoas. Assim, nessa receita o creme de leite o torna cremoso, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de café em cápsula;
  • Canela em pó na quantidade que preferir;
  • Açúcar na quantidade que preferir;
  • 2 colheres de sopa de creme de leite.

Modo de preparo 

Da mesma forma que as receitas anteriores, essa também é muito prática para fazer a qualquer hora do dia. Então, basta adicionar todos os itens dentro de uma panela com fogo médio e misturar até ter uma mistura uniforme sem deixar ferver.

Após chegar a esse ponto, ela já vai estar pronta para servir. Portanto, adicione a canela a gosto e aproveite uma das receitas de café cremoso em casa.

4- Café cremoso com cacau

Uma opção para quem ama leite e cacau, uma mistura perfeita com o café. Dessa forma, você pode prepará-lo em casa a fim de aproveitar a receita sozinho ou com seus amigos e familiares. Conheça os principais ingredientes:

  • meia lata de creme de leite;
  • duas colheres de cacau em pó;
  • meia lata de leite condensado;
  • três colheres de café.

Os produtos podem ser os que você já usa com frequência de marcas que já conhecem. Mas vale enfatizar que a qualidade de cada um afeta sim o sabor final da bebida. Portanto, escolha entre as melhores que costuma usar no dia a dia na sua casa em outras receitas.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, prepare o café como de costume. Assim, pode preferir os que têm o sabor mais intenso a fim de destacá-lo nessa bebida. Em seguida, separe uma panela e misture todos os ingredientes.

Quando estiverem todos na panela, leve-a ao fogo baixo e mexa até começar a ferver e reserve depois. Por fim, caso queira deixar a sua caneca com um design bem bonito, coloque o leite condensado primeiro, depois a mistura e um pouco de cacau por cima.

5- Receita de café cremoso com pasta de amendoim

Para quem prefere preparar café cremoso com a adição de outros sabores, essa é uma boa opção. Assim, você pode preparar a receita de forma fácil em sua casa e vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • quatro colheres de leite em pó;
  • duas colheres de sopa de açúcar;
  • uma colher de sopa de pasta de amendoim sem açúcar;
  • três colheres de sopa de água quente;
  • uma xícara e meia de chá de água quente;
  • meia colher de chá de gengibre ralado;
  • duas colheres de sopa de gengibre;
  • meia colher de sopa de café.

A escolha do açúcar pode ser pelo mascavo, para quem desejar experimentar uma das receitas com café menos calórico. Além disso, é uma opção mais natural e tradicional de bebida.

Prepare a sua bebida

Em primeiro lugar, é preciso preparar o creme. Dessa forma, misture o açúcar, o café, o gengibre, a pasta de amendoim e o leite em pó com as três colheres de água quente. Por fim, acrescente a água reservada na xícara, misture e já está pronto para servir.

6- Cappuccino de doce de leite

Para alguns, essa é uma das receitas de café cremoso que pode surpreender. Afinal, une dois itens muito populares no Brasil. Então, você vai precisar dos seguintes ingredientes para preparar essa bebida:

  • duas colheres de sopa de doce de leite;
  • uma lata de creme de leite;
  • quatro cápsulas de cappuccino, duas marrons e duas brancas.

Quem desejar fazer uma apresentação bem decorada pode separar cereal de churros, canela em pó, açúcar e um pouco mais de doce de leite. Assim, deixe a borda do copo bem bonita.

Aprenda a fazer essa receita

Antes de tudo, faça o preparo das cápsulas como indicado nas instruções de cada uma. Aliás, você pode escolher uma marca de qualidade para melhorar a sua experiência de sabor.

Depois disso, misture o doce de leite, o creme de leite e os cappuccinos preparados em uma panela. Em seguida, leve ao fogo baixo e mexa até começar a ferver. Por fim, desligue o fogo e reserve enquanto prepara a decoração. Assim, é só servir.

Pires vermelho sobre o chão e em cima do mesmo uma pequena flor de cor amarela e uma xícara grande de café cremoso.
O Dalgona coffee é uma das receitas de café cremoso mais populares. Imagem de  ivabalk por Pixabay

7-  Receitas de café cremoso com chocolate

As bebidas cremosas que incluem chocolate quase sempre são um sucesso. Então, é mais uma boa opção para quem deseja provar um sabor diferente em sua rotina. Para essa receita você vai precisar de:

  • meia lata de creme de leite;
  • quatro colheres de sopa de chocolate cremoso;
  • meia xícara de chá de leite;
  • quatro colheres de café.

Você pode optar por um café mais forte e um creme de leite com mais textura para preparar essa bebida, se esse for o seu gosto. Assim, com essas medidas, a receita rende duas porções e não demora dez minutos para preparar.

Prepare a sua bebida

É muito simples. Antes de tudo, deixe todos os ingredientes a seu alcance e os misture em uma panela. Em seguida, leve tudo ao fogo baixo e mexa até começar a ferver. Assim que desligar o fogo, já pode servir.

8 –  Café cremoso com creme de leite

Sem dúvida, o creme de leite está presente nas bebidas cremosas desta lista. Mas essa é mais uma opção para aproveitar o sabor e a versatilidade desse ingrediente. Portanto, separe os itens a seguir para preparar o seu café:

  • cerca de 800 ml de café já pronto;
  • quatro colheres de chocolate em pó;
  • duas caixas de creme de leite;
  • 450 ml de leite morno.

Um dos diferenciais dessa opção é que é um café cremoso no liquidificador. Ou seja, é uma boa alternativa para quem quer ter uma bebida mais consistente sem precisar de uma batedeira.

Como preparar essa receita?

Antes de tudo, prepare o seu café. Enquanto isso, coloque o leite morno e o creme de leite no liquidificador por um minuto. Em seguida, adicione o chocolate e repita o processo. Por fim, misture tudo na xícara na proporção que achar melhor a seu gosto e se sirva.

9 –  Cappuccino com chantilly é uma das receitas de café cremoso 

Mais uma receita ideal para quem gosta de café cremoso no liquidificador. Além disso, os itens que você precisa para prepará-la são bem fáceis de encontrar. Portanto, faça a sua lista com:

  • uma colher de sopa de achocolatado em pó;
  • meia colher de canela em pó;
  • quatro colheres de sopa de leite em pó;
  • uma colher de café;
  • chantilly.

A escolha do leite pode ser pelo integral, caso você prefira assim. Desse modo, também é importante que o café seja de boa qualidade, pois isso afeta o sabor da sua bebida, seja ele solúvel ou em cápsula.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, misture todos os ingredientes. Depois, coloque 200 ml de água para ferver e use o liquidificador para mexer ambos juntos. Por último, coloque a bebida em uma xícara ou caneca e cubra com o chantily.

10- Dalgona coffe 

O Dalgona coffe esteve em alta nas redes sociais. É uma das receitas de café cremoso em que a espuma não é a do leite. Então, você vai precisar dos seguintes ingredientes para o preparo:

  • duas colheres de café;
  • pedras de gelo;
  • duas colheres de sopa de água fervente;
  • 300 ml de leite;
  • duas colheres de açúcar.

Não há uma quantidade definida de gelo, pode escolher de acordo com o seu gosto. Além disso, para o preparo, você pode usar o que preferir para bater a mistura. O importante é atingir uma consistência cremosa.

Prepare a bebida

Antes de tudo, bata o café, a água quente e o açúcar no mesmo recipiente até ficar com uma textura cremosa. Em seguida, separe um copo e coloque o gelo e o leite. Assim, por cima, coloque a mistura cremosa do café e se sirva.

11-  Receitas de café cremoso vegano

Essa é uma opção para quem prefere não consumir leite de origem animal com café. Desse modo, você pode fazer bebidas cremosas para acompanhar o que escolher. Então, só vai precisar de três ingredientes:

  • uma xícara de água;
  • meia xícara de açúcar da sua escolha;
  • 200 ml de café.

O preparo é bem simples, basta bater todos os ingredientes em uma batedeira até ficar com a textura cremosa. Assim, para servir, é só colocar por cima do leite da sua escolha e aproveitar.

12-  Café cremoso com baunilha

Caso queira adicionar mais um sabor às suas receitas com café, essa é uma boa opção. Além disso, é mais uma alternativa para quem gosta da mistura com o leite. Então, confira o que vai precisar:

  • essência de baunilha;
  • açúcar a gosto;
  • gelo;
  • duas colheres de água quente;
  • 200 ml de leite gelado;
  • duas colheres de café.

Para preparar é bem simples, separe o leite, a baunilha e o gelo em um copo. Assim, misture o café, a água e o açúcar em um recipiente separado para bater com um fue ou garfo. Quando tiver uma textura de creme, coloque-a no copo e se sirva.

Copo de café cremoso sobre mesa redonda de madeira, ao lado de jarro com plantas artificiais. Ao fundo, móveis em desfoco.
As receitas de café cremoso são ideais para o inverno. Imagem de Pexels por Pixabay

13-  Receitas de café cremoso com caramelo

Esse é mais um latte cremoso para você experimentar. Então, o caramelo e o limão dão um toque de sabor especial para a sua bebida. Portanto, confira os ingredientes que vai precisar para a receita:

  • raspas de limão;
  • uma colher de calda de caramelo;
  • três colheres de creme de leite;
  • uma colher de leite condensado;
  • 80 ml de leite;
  • uma cápsula de café.

Para o preparo, misture o leite e o creme de leite em um recipiente para bater até formar uma textura cremosa, pode usar a batedeira. Em seguida, coloque um pouco de leite condensado no fundo do copo e adicione o café preparado.

Já para finalizar a receita, coloque a mistura cremosa de leite por cima do café. Por último, adicione a calda de caramelo e as raspas de limão para deixar a apresentação bem bonita e saborosa. Assim, pode servir.

O que não pode faltar nas receitas de café cremoso?

Nas receitas de café cremoso não pode faltar um café de qualidade, bem como leite ou creme para dar o toque de maciez à bebida. Além disso, o uso de uma batedeira ou mixer é crucial para misturar os ingredientes. 

Confira a seguir algumas dicas do que não pode faltar na sua receita e qual é a importância de cada item para afetar o sabor final do seu café.

Café de qualidade

Escolha um café de boa qualidade para, assim, garantir um sabor rico e robusto à bebida. A escolha do tipo de café, seja em grãos ou moído, vai influenciar de forma direta no resultado final.

Leite

O leite é um componente essencial para criar a textura cremosa do café cremoso. Pode-se usar leite integral, bem como desnatado, alternativas vegetais como leite de amêndoas ou creme, mas isso varia de acordo com a preferência pessoal.

Veja 13 receitas de café cremoso simples e rápidas para fazer em casa
O café cremoso tem que ser feito com café de qualidade. Imagem do Freepik.

Batedeira ou mixer

Usar a batedeira elétrica ou um mixer é comum para criar a textura cremosa que se espera. Isso ajuda a incorporar ar na mistura, ao passo que resulta em consistência mais espessa e suave.

Vale a pena fazer receitas de café cremoso?

Fazer receitas de café cremoso vale a pena, pois oferece uma experiência personalizada, ao mesmo tempo que permite ajustar sabor e textura de acordo com as preferências individuais.

Por que provar essas receitas?

Todos esses itens são deliciosos e cheios de aromas interessantes. Por isso, conseguem dominar o ambiente e tornar o seu dia ainda mais agradável. Então, aproveite e descubra mais sobre eles.

Aqueles que buscam praticidade vão amar as opções de bebidas em cápsulas. Por fim, a Bicafé é a melhor opção de loja para conferir de perto.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.