café engorda

É verdade que o café engorda?

Descubra de uma vez por todas se café engorda ou se este é apenas mais um mito sobre essa famosa bebida. Além de saber se ele é um aliado ou um vilão em seu processo de emagrecimento, entenda a melhor forma de consumi-lo, a fim de não prejudicar sua dieta.

O café engorda?

Café engorda de acordo com a forma como você o consome. Ou seja, o tradicional cafezinho puro pode ser um aliado em seu processo de emagrecimento. No entanto, com certos acompanhamentos, ele pode prejudicar a sua dieta.

Essa bebida quente se torna mais calórica quando a pessoa a ingerir com:

O açúcar, de fato, é o maior vilão aqui e o seu consumo não deve ultrapassar os 10% das suas calorias diárias para uma alimentação saudável, de acordo com a OMS. Isso porque, a sua ingestão em excesso pode causar diversas doenças e ainda fará com que ganhe peso.

Efeitos do açúcar em excesso no corpo

O consumo de açúcar em excesso tem relação direta com o ganho de peso e com diversos tipos de doenças, por exemplo:

  • obesidade;
  • diabetes;
  • depressão.

Açúcar em excesso também diminui a absorção de cálcio e magnésio. Desse modo, a pessoa que consome alimentos com alto teor desse elemento tem um risco maior de sofrer com problemas de coração, osteoporose e até mesmo câncer.

Fica claro, então, que a afirmação de que o café engorda, portanto, é um mito desde que a pessoa o consuma puro. Dessa forma, a bebida sem açúcar, chantilly ou mel possui poucas calorias, o que não vai prejudicar em nada a sua dieta.

a imagem ilustra sobre café engorda
Café engorda é um dos maiores mitos sobre essa famosa bebida quente. Imagem de 8photo no Freepik

Café engorda e atrapalha a dieta?

É mito que o café engorda e atrapalha a dieta, aliás, ele pode ser um aliado nesse processo. Isso porque, ele age de forma direta na quebra da gordura por sua ação na corrente sanguínea.

O corpo gasta uma certa quantidade de calorias durante o dia para se manter ativo, o que tem o nome de TMR (Taxa Metabólica de Repouso) ou TMB (Taxa Metabólica Basal). Esse valor varia de pessoa para pessoa, mas quanto mais alto for, mais fácil será perder peso.

Cientistas afirmam que a cafeína pode elevar essa taxa de 3% a 11% em curto prazo. A longo prazo, de fato, esse número se reduz, porque o corpo ganha tolerância a esse elemento. Por isso, o ideal é aliar o café com exercícios físicos e alimentação saudável.

Calorias do café

Agora que sabe que a afirmação de que o café engorda é apenas um mito, veja quantas calorias possui a bebida pura e com acompanhamentos:

  • café puro sem açúcar: 2,2 kcal;
  • cafezinho com açúcar: 26 kcal;
  • café com leite integral: 45 kcal;
  • cafezinho com açúcar e leite integral: 69 kcal.

O consumo de cafés especiais pode ajudar na sua dieta

Para aproveitar todos os benefícios da bebida, não só para a sua dieta, mas para a saúde em geral, uma dica é consumir cafés especiais. Com eles, é possível desfrutar do cafezinho sem precisar recorrer ao açúcar e assim, evitar todos os seus malefícios.

O café do tipo especial é aquele que é avaliado pela SCA (Specialty Coffee Association) em vários aspectos (aroma, fragrância, doçura, acidez) e recebe uma pontuação acima de 80. Como possui um doce natural de seus grãos, não precisa ser adoçado.

Cafés especiais podem ajudar a emagrecer

Os cafés especiais que possuem uma pontuação acima de 84 e contam com grãos 100% arábica oferecem mais energia e equilíbrio. Aliás, por ser um termogênico nato, ajuda a acelerar o seu metabolismo.

Por ser um produto selecionado de maneira mais criteriosa, saiba também que a sua torra acontece de forma mais cuidadosa. Nesse sentido, o cafezinho especial não é tão amargo quanto os comuns que sofrem uma torra intensa, a fim de esconder os defeitos dos grãos.

a imagem ilustra sobre café engorda
Café engorda é um mito e a prova disso é que a bebida quente pura possui apenas duas calorias. Imagem de jcomp no Freepik

Café engorda é um mito, mas como consumi-lo sem açúcar?

Café engorda é uma mentira, desde que o consuma sem açúcar e para isso, uma dica é ingerir a bebida com grãos do tipo arábica. Isso porque, o café arábica é mais suave, logo, você pode aproveitar a sua doçura natural sem recorrer ao açúcar ou aos adoçantes.

É vital dizer que o processo para que o paladar se adapte à bebida pura leva cerca de 20 dias. Então, não desanime e persista, pois os benefícios farão com que o seu esforço valha muito a pena.

Também é essencial dizer que, mesmo que não engorde, o cafezinho deve ser consumido sem exageros, ou seja, de forma moderada. Portanto, não ultrapasse a quantidade de quatro xícaras por dia.

Café antes do treino é uma boa pedida

Beber café 30 minutos antes de uma atividade física é uma boa opção para lhe dar mais energia, ganho de força e foco, além disso, ainda ajuda a diminuir a fadiga. 

Entenda que o cafezinho não é o bastante para que ocorra a perda de peso. Ele pode ser um grande aliado, sem dúvida, mas requer a adoção de hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada no dia a dia.
Por último, saiba que você não precisa abrir mão da sua bebida favorita, como o expresso, por exemplo, desde que seja um café sem açúcar e de alta qualidade da Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.