Como descartar cápsulas de café de forma prática sem prejudicar o meio ambiente?

Aprender a descartar cápsulas de café corretamente é muito importante para o meio ambiente. Afinal, se você consumir duas dessas embalagens por dia, no final do ano serão 730 unidades para serem jogadas fora. Assim, veja o melhor destino para esses recipientes.

Entenda a importância de descartar corretamente o lixo

Muitas pessoas não têm consciência do quão prejudicial é a poluição e acabam por jogar lixo em ruas, terrenos, bem como florestas. Porém, ao fazer isso, geram-se impactos negativos no meio ambiente. 

Na cidade, esses resíduos podem se acumular em locais, causando doenças e entupindo os sistemas de esgoto. Além disso, o solo, o ar e a água são contaminados por ele também. 

Dito isso, para preservar o meio ambiente e a vida na Terra, é importante fazer a separação do lixo, dividindo por:

  • Papel;
  • Vidro;
  • Plásticos;
  • Metal;
  • Não reciclável;
  • Lixo orgânico.

No Brasil, a separação do lixo doméstico ainda não é muito comum como nos outros países. Ainda sim, é necessário a conscientização, afinal, o resíduo é gerado no consumo, então, cabe ao consumidor reciclar.

Por que descartar cápsulas de café?

As cápsulas, em geral, são produzidas por materiais como metal e plástico. Desse modo, se não forem jogadas da forma correta, elas podem ficar cerca de mais de 400 anos na natureza.

Foto: É importante fazer a reciclagem das suas cápsulas de café.

Formas de descartar cápsulas de café

Existem várias formas de fazer o descarte da forma correta. Em primeiro lugar, você pode separar o alumínio da borra de café. Esta, por sua vez, serve como adubo natural, por exemplo. 

Descartar sem sair de casa

É possível fazer a separação correta sem sair de sua casa. Assim, você deve lavar as cápsulas da bebida e cortar a parte plástica e a do metal. Dessa forma, basta colocar em seus respectivos lixos.

Outra opção é devolver para o fabricante

Hoje em dia, algumas empresas de café possuem um sistema de recolhimento e reciclagem de cápsulas usadas. Portanto, você pode pesquisar no site da marca e verificar quais os pontos de coleta. Por fim, basta levar as embalagens para o local escolhido.

Saiba como reaproveitar cápsulas de café

Existem aqueles que gostam de arte e trabalhos manuais. Então, é possível transformar as cápsulas em artesanatos, fazendo:

  • Vasos de planta;
  • Porta bijuterias;
  • Sinos de natal;
  • Mini organizador.

São várias as possibilidades de inovar usando apenas aquelas cápsulas que você jogaria fora. Assim, você pode ressignificar um objeto e ainda ajudar o meio ambiente.

Consumo de cápsulas de café

As cápsulas de café foram lançadas em 1986 na Suíça, porém, apenas nos anos 2000 chegaram ao Brasil. Sobretudo, estima-se que cerca de mais de 7.000 toneladas dessas embalagens foram vendidas para brasileiros em 2015.

Em 2018, o consumo de cápsulas em todo o mundo chegou a 59 bilhões. De fato, é fácil perceber que esse é um produto muito desejado, pois possui muitos benefícios, como:

  • Praticidade;
  • Diversidade;
  • Rapidez;
  • Não faz sujeira.

Quem adora um cafezinho só vê vantagens em possuir uma máquina de café. Sendo assim, a expectativa é que com o aumento de consumo dessas bebidas, as embalagens se tornem cada vez mais sustentáveis e prejudiquem menos o meio ambiente. 

Por último, saiba que a Bicafé se preocupa com a natureza. Por isso, em sua loja na Shopee, você encontra opções de embalagens biodegradáveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.