Como descartar cápsulas de café sem prejudicar o meio ambiente?

Aprender como descartar cápsulas de café corretamente é muito importante para o meio ambiente. Afinal, se você consumir duas dessas embalagens por dia, no final do ano, serão 730 unidades jogadas no lixo.

Hoje em dia, a maioria das cápsulas são feitas com material reciclável. Portanto, é importante realizar o descarte correto para que esse processo aconteça de forma eficiente.

Por isso, neste post, vamos explicar como descartar cápsulas de café da maneira correta, a fim de reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente. Continue acompanhando para saber mais!

Entenda a importância de descartar corretamente o lixo

Muitas pessoas não sabem como descartar cápsulas de café e não têm consciência de como esses produtos são poluentes e prejudiciais para a natureza, acabando em ruas, terrenos e florestas. Ao jogá-los fora sem os devidos cuidados, são gerados impactos negativos no meio ambiente.

Na cidade, esses resíduos podem se acumular em diversos locais, causando doenças e entupindo os sistemas de esgoto. Além disso, o solo, o ar e a água também são contaminados pelo lixo, impactando a qualidade de vida de todos.

No Brasil, a separação do lixo doméstico ainda não é muito comum como em outros países. Ainda assim, a conscientização é necessária, pois cabe ao consumidor reciclar os resíduos gerados pelo próprio consumo.

Dito isso, é importante realizar a separação do lixo, seja em casa ou no trabalho. Isso é essencial para preservar o meio ambiente e a vida na Terra. Para ajudar você, veja em quais categorias a separação deve ser feita:

  • papel;
  • vidro;
  • plásticos;
  • metal;
  • não reciclável;
  • lixo orgânico.

Por que descartar cápsulas de café?

Em geral, as cápsulas são produzidas com materiais como metal e plástico. Desse modo, se não forem descartadas da forma correta, elas podem demorar mais de 400 anos para se decompor na natureza.

No entanto, é importante ressaltar que as cápsulas da Bicafé são produzidas utilizando energia limpa e levam menos plástico e alumínio em seu processo. Isso facilita o processo de reciclagem das embalagens.

Formas de descartar cápsulas de café

Como você sabe, o descarte de cápsula de café, quando feito da maneira incorreta, pode causar impactos negativos no meio ambiente. Mas não se preocupe! Existem maneiras simples e eficazes de descartar suas cápsulas de forma responsável.

A seguir, vamos explorar algumas dessas formas para que você saiba como reciclar cápsulas de café. Assim, você pode contribuir para a preservação do nosso planeta enquanto desfruta da sua bebida favorita.

Reciclagem

Como dissemos, algumas cápsulas são feitas com materiais recicláveis, como o caso das cápsulas da Bicafé. Desse modo, basta fazer o descarte na lixeira de reciclagem dedicada ao material.

Reutilização

A reutilização também é uma ótima alternativa de como reaproveitar as cápsulas de café vazias. Em alguns casos, você pode reutilizar a cápsula com seu próprio café moído para preparar uma nova bebida.

Outra alternativa para quem tem dúvida sobre como reutilizar cápsula de café é utilizá-la na produção de peças de artesanato. Veja alguns exemplos de como usar a cápsula de café:

  • vasinhos de plantas;
  • porta bijuterias;
  • sinos de natal;
  • miniorganizador.

São várias as possibilidades de o que fazer com cápsulas de café vazias que você jogaria fora. Assim, você pode ressignificar um objeto e ainda ajudar o meio ambiente.

Compostagem

Além de embalagens recicláveis, algumas empresas já estão trabalhando com embalagens compostáveis. Isto é, materiais que se decompõem naturalmente e se tornam adubo para o solo. Na Bicafé, essa tecnologia é encontrada na Cápsula Biodegradável Nespresso®*.

Consumo de cápsulas de café

As cápsulas de café foram criadas em 1980 pelo engenheiro suíço Eric Favre. Ele trabalhava no desenvolvimento de uma máquina de café que mantivesse a qualidade e o sabor da bebida a cada gole.

Para isso, Favre desenvolveu uma tecnologia que consistia em armazenar o café moído em pequenas cápsulas herméticas. Esses recipientes protegiam o produto da luz, da umidade e do ar, mantendo o aroma por mais tempo.

Em 1986, esse sistema foi patenteado pela Nestlé após a empresa criar a primeira máquina especializada em cápsulas de café, a famosa Nespresso. Essa máquina completa ficou muito famosa também pela facilidade de uso.

Apesar do grande sucesso pelo mundo, a tecnologia só chegou ao Brasil nos anos 2000. Desde então, é fácil perceber que esse é um produto muito desejado, pois um cafézinho proporciona muitos benefícios aos consumidores, como:

Agora você já sabe que a cápsula de café é reciclável. Então, já pode adquirir esse produto com mais tranquilidade, sem se preocupar com os impactos negativos no meio ambiente.

Como você sabe, a Bicafé é uma empresa preocupada com a natureza e em produzir bebidas de qualidade. Se você não abre mão dessa combinação e já aprendeu como descartar cápsulas de café, acesse a loja virtual da Bicafé e adquira suas cápsulas hoje mesmo!

*Marca pertencente a terceiro e sem ligação com a Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.