máquina de café em cápsula

A tecnologia da máquina de café em cápsula

A máquina de café em cápsula é uma ótima opção para quem precisa de agilidade e praticidade na hora de fazer aquele delicioso cafezinho. Com isso, ela dispensa os tradicionais coadores e é possível fazer tudo isso em apenas alguns minutos.

O que é um café em cápsula?

É um café torrado e moído em que guarda-se em pequenas cápsulas que são feitas de plástico ou alumínio. Além disso, suas embalagens são ideais para manter a qualidade do produto.

Ao ser envasado individualmente, o processo de oxidação que ele sofre é bem mais lento. Ou seja, você só abre o café no momento do uso, o que conserva melhor o produto. Dessa forma, a máquina de café em cápsula é projetada para garantir a sua praticidade.

O que é uma máquina de café em cápsula?

É uma máquina de café parecida com as comuns. Porém, em seu preparo usa-se cápsulas ao invés de pó. Além disso, há diversos modelos delas, que permite ao consumidor criar diversas bebidas como:

cafeteira de café
A máquina de café em cápsula é ideal para quem precisa de agilidade e praticidade. Imagem de Miguel Dominguez no Unsplash

Como funciona uma máquina de café em cápsula?

Primeiramente, a água deve estar bem quente antes de entrar em contato com o pó. Dessa forma, a máquina de café em cápsula possui uma chapa que esquenta o líquido até ele ferver.

Esse processo só é possível porque elas possuem uma pequena bomba que direciona o líquido que estiver no reservatório. Ou seja, ele vai direto para o sistema interno do equipamento.

Na finalização do preparo, o vapor passa por um tubo de alta pressão que perfura a cápsula e a bebida é passada instantaneamente para a xícara de café. Ou seja, isso tudo em apenas alguns minutos.

Como isso ocorre?

É importante ressaltar que para se ter um delicioso café feito forma rápida, é necessário que durante o processo, a máquina de café em cápsula passe por 4 etapas muito importantes que são:

  • Reservatório (armazena a água);
  • Aquecimento (aquece);
  • Perfuração (injeta pressão que fura a cápsula);
  • Finalização (filtragem e final do preparo).

Qual o segredo para se ter uma boa máquina de café em cápsula?

Para se ter uma boa máquina, é ideal observar se ela possui a temperatura necessária para o momento do preparo. Bem como, se ela é capaz de manter esse aquecimento por mais tempo, se necessário.

A depender da máquina, há variações no modo de preparo?

Há algumas máquinas que usam as cápsulas que tem o bico do lado oposto da película. Dessa forma, ele é perfurado no momento em que ela entra em funcionamento e mostra um filtro bem pequeno.

Esta peneira serve para evitar que o café saia com impurezas. Além disso, a entrada de água acontece pela lateral da cápsula que possui película de alumínio e a saída acontece pelo lado mais firme dela.

Já outras funcionam ao contrário, pois a parte mais resistente é furada para a injeção de água quente, com alta pressão. Assim, a extremidade coberta de alumínio rompe-se, o que faz com que a bebida saia pronta.

Que tipo de café é usado nas cápsulas e como descartá-las?

Geralmente de acordo com os métodos tradicionais, as cápsulas possuem café moído em seu interior. Assim, é possível adotar diferentes tipos de pó e até mesmo diversas maneiras de obter o resultado desejado, com bebidas mais fortes, mais leves ou aromáticas.

Para descartá-las o processo é bem simples, pois na finalização basta remover a cápsula usada e jogá-la fora. Entretanto, há modelos que já fazem isso automaticamente, ao jogar o material para o reservatório interno que elas possuem.

Existe a chance de recarregar e reutilizar as cápsulas?

No caso das convencionais, a hipótese de recarregar deve ser descartada, mas é possível dar outros usos a elas após o descarte, como reutilizar. É possível decorar o seu espaço para o cafezinho com elas, não importa ou modelos de máquina de café em cápsula.

É possível fazer quantos cafés por cada cápsula?

O café em cápsula rende até uma xícara, ou seja, é um preparo individual. Portanto, cada máquina tem seu nível certo de água, que facilita para dosar uma bebida mais forte ou mais suave.

cafeteira em cápsula
A máquina de café em cápsula proporciona agilidade no preparo do café. Imagem de Chris Lynch no Unsplash

Quais vantagens tem as máquinas de café em cápsulas?

Para quem pretende optar por uma máquina de café em cápsula, é possível ter diversos benefícios que vão desde a agilidade e facilidade no preparo das bebidas e cápsulas com sabores diversificados.

É um processo prático e de fácil manutenção, além de as bebidas possuírem um alto padrão de qualidade e sofisticação. Bem como, pode ser escolhida de acordo com o seu gosto na hora de tomar café.

Conheça os produtos do Bicafé

Quem busca por um produto de qualidade e sofisticação, não deixe de adquirir os produtos da Bicafé. Lá é possível encontrar diversos sabores para fazer um café delicioso e bem diferenciado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.