Xícara branca com café com leite em seu interior formando desenho de coração sobre pires também branco em cima de superfície cinza escuro

As melhores receitas de cappuccino caseiro para você fazer a partir de uma boa cápsula de café

O cappuccino caseiro é um clássico da cozinha italiana. A receita, no entanto, ganhou o mundo todo e por sua vez, teve adaptações que vão além do básico leite vaporizado com café. Descubra todo o potencial de um bom cappuccino a seguir, da bebida à comida.

Qual é a origem do cappuccino caseiro?

A origem do cappuccino caseiro é italiana e, de certa forma, histórica. Afinal de contas, os relatos mais antigos da receita datam do século XVII pelas mãos do monge Marco D’Aviano, da ordem Capuchinha.

Foi D’Aviano que apresentou a receita que misturava leite, café e mel aos combatentes austríacos, após a liberação de Viena do domínio Otomano. O monge, por sua vez, criou e batizou a bebida, ao passo que o nome vem da ordem que o religioso seguia.

Naquela época, a saber, a bebida era preparada com o café filtrado. No entanto, a Revolução Industrial apresentou ao mercado as máquinas de café expresso, conhecidas pela intensidade e sabor do líquido.

Algumas décadas depois, a máquina de café em cápsula ampliou o mercado da bebida e então, potencializou o consumo caseiro do cappuccino. As receitas tradicionais deram espaço, por sua vez, às variações que agradam diferentes paladares.

Receita italiana do cappuccino

O cappuccino na versão italiana, de modo básico, varia entre as opções chiaro (a qual é acrescida de mais leite) e scuro (que contém menos vapor de leite). Ao passo que a proporção de café é a mesma.

Só que os tempos modernos, no entanto, incluíram mais duas bebidas com o selo italiano do cappuccino. O latte macchiato, o qual é a mistura do café expresso junto a uma pequena dose da espuma de leite. 

Por último, o café latte que tem na receita uma dose apenas de expresso para duas doses do leite bem quente e para finalizar, um ínfimo de espuma.

Receita brasileira do cappuccino

O café, por sua vez, está presente no país desde 1727. A expansão do café no Brasil, por sua vez, apresentou ao cappuccino alguns dos ingredientes preferidos daqui, como o chocolate e a canela.

Para os amantes da culinária gourmet, a saber, existem versões com chantilly e até com gengibre. Outra diferença da bebida na versão brasileira para a italiana é o horário de consumo. Os italianos apreciam no café da manhã ou, no máximo, após o almoço.

Como preparar um bom cappuccino caseiro?

Para preparar um bom cappuccino caseiro você precisa combinar os ingredientes na medida certa, contudo, para ficar saboroso em uma porção, são eles:

  • café espresso, de 30 a 60 ml;
  • açúcar a gosto, 
  • leite vaporizado, cerca de 120 ml;
  • uma camada de espuma.

É de suma importância que você use uma máquina de café, uma vez que ela fará a mistura dos itens de maneira eficaz. No entanto, caso não tenha tal equipamento, use um método alternativo ao seu gosto.

Algumas opções podem ser a prensa francesa ou uma cafeteria, o que importa é preparar bem a sua bebida e que a mistura fique homogênea. Por último, tenha uma xícara que seja resistente ao calor, uma vez que a temperatura pode incomodar ao servir o cappuccino.

Caso queira servir mais porções, é bem simples, basta que dobre a quantidade dos ingredientes que você conferiu nessa lista. Todavia, lembre-se que é normal que a sua bebida não saia como queira, mas a prática irá ajudar a torná-la mais saborosa.

As melhores receitas de cappuccino caseiro para você fazer a partir de uma boa cápsula de café
Um bom cappuccino caseiro requer a combinação perfeita de seus ingredientes. Imagem de Decha Huayyai no Pexels.

Modo de preparo

Aqui, toda a etapa é bem simples, uma vez que o que você precisa fazer, em primeiro lugar, é preparar um shot de café espresso. De antemão, pode ser na máquina de café com cápsulas, cafeteira ou prensa francesa.

Depois dessa fase, aqueça o leite em uma panela até que ele solte vapor. No entanto, é vital que você não o deixe ferver, a ideia é apenas vaporizar em uma temperatura de até 70 graus.

Caso você use um vaporizador, crie uma espuma cremosa para colocar na sua xícara quando a bebida estiver pronta, ou use um mixer de mão.

Prepare a xícara ou caneca

Nessa etapa, você vai depositar o café espresso na sua xícara ou caneca. Do mesmo modo, inserir o açúcar, caso seja do seu gosto, após isso, despeje o leite de uma forma cuidadosa e lenta.

Enquanto realiza esse processo, com uma colher, segure a espuma ao derramá-la para que ela fique por cima da bebida ao final. Por fim, é só concluir essa fase e, na hipótese de desejar algo a mais, você pode adicionar o pó de cacau sobre o cappuccino.

Agora é só servir, todavia, o ideal é que a tome imediatamente após o seu preparo, enquanto está quente, fresco e com a espuma cremosa.

Qual é o segredo do cappuccino caseiro?

O segredo para um bom cappuccino caseiro está na escolha de ingredientes de qualidade. A partir do consumo das cápsulas da Bicafé é possível preparar cappuccinos de modo mais rápido e com potencial agregado de sabor.

Além do próprio café, opte pelo chocolate em pó ao invés do achocolatado, uma vez que esse item confere menos açúcar ao preparo e logo, se torna mais saudável. Por falar em saúde, tenha por perto também:

  • canela em pó;
  • leite desnatado ou de origem vegetal.

Os itens acima são o básico para um cappuccino bem feito. A seguir, confira cinco receitas para você testar em casa e escolher seu cappuccino preferido.

Mulher segurando xícara com Cappuccino caseiro formando desenho em seu interior enquanto lancha um pequeno bolo redondo em desfoco na imagem sobre prato com talheres prateados e smartphone ao lado em cima de mesa redonda
A origem do cappuccino caseiro é italiana e data de 1683. Imagem de anssia no FreePik.

Cappuccino com chocolate em pó

Para preparar essa bebida, misture no liquidificador 250g de leite em pó, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e de canela em pó. 

Após a mistura de ingredientes sólidos, passe sua cápsula de café preferida na sua máquina e faça a mistura em uma xícara. Adoce conforme sua preferência. Uma boa dica é usar a cápsula ristretto, devido ao forte e tradicional sabor.

Cappuccino light

O truque para tornar o cappuccino caseiro light está na variação de três ingredientes sendo o leite em pó, que deve ser desnatado, além do chocolate que deve ser trocado pelo cacau em pó. Por fim, o açúcar, que caso seja necessário, deve ser o mascavo.

A receita, por sua vez, junta 1 lata de leite em pó, com 100g de cacau, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e canela em pó. Após isso, o preparo tradicional acontece, uma vez que é o momento de misturar o líquido com os ingredientes em pó.

Cappuccino com 2 leites

Para fazer a receita do cappuccino com 2 leites, a grande variação é o uso do leite integral (200 ml) na versão líquida, para a mistura do café junto aos demais ingredientes.

As proporções, por sua vez, são 400g de leite em pó, 300g de açúcar (que pode ser o mascavo), 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, canela em pó e por fim, 5 colheres de sopa de chocolate em pó.

O preparo, a saber, é o mesmo dos demais cappuccinos caseiros. Misture os pós no liquidificador e acrescente à bebida líquida, que nesse caso é o café e o leite integral.

Cappuccino com creme de leite

Para quem gosta de algo mais encorpado, a opção de cappuccino caseiro com creme de leite é uma boa pedida. Misture no liquidificador uma caixinha de creme de leite com 3 colheres de leite e chocolate em pó. 

O próximo passo é acrescentar o café em cápsula quente e mexer bem. Mas, se desejar adoçar, opte pelo açúcar mascavo. E então, se quiser fazer uma receita saudável, sem deixar de ser gourmet, escolha a versão light do creme de leite.

Cappuccino com doce de leite

Essa receita de cappuccino dispensa o uso de qualquer tipo de açúcar, uma vez que é o doce de leite o responsável por adoçar a bebida. Misture 2 colheres de sopa de doce, com raspas de chocolate meio amargo ao 100 ml de leite quente.

Por fim, junte o café expresso em cápsula bem quente e misture. Caso queira, faça a receita com apenas 1 colher de sopa do doce de leite e deixe a segunda colher para cobrir o fundo da xícara. Ao misturar tudo, o doce se dissolve e deixa um sabor peculiar. 

É possível fazer outras receitas a partir do cappuccino caseiro?

A culinária “abraçou” o cappuccino caseiro de tal forma que é possível incorporá-lo nas mais diversas receitas, por exemplo, os bolos. No entanto, existem chefes que foram mais além e aguçaram o paladar ao incorporar a bebida aos doces bem conhecidos do cotidiano:

  • brigadeiros;
  • cookies;
  • pudins;
  • sorvetes.

Por falar em variação, veja a seguir outras 3 formas de consumir o cappuccino na versão gelada para se deliciar com o sabor de cada ingrediente.

Caneca marrom de café com drink à base da bebida com chantilly no topo em cima de mesa quadrada de madeira rústica e com luzes em desfoco ao fundo da foto
Caramelo e chantilly são a decoração para um cappuccino caseiro com doce de leite. Imagem de Racool_studio no FreePik.

Cappuccino congelado

A receita para um delicioso cappuccino caseiro congelado reúne um xícara de café da sua preferência (ristretto, lungo ou expresso são boas indicações), com 300g de açúcar e por fim, algumas gotinhas de essência de amêndoas.

Use, por sua vez, a essência com moderação, pois ela pode amargar a bebida. Misture os ingredientes com a ajuda da batedeira até formar uma espuma clara, o ponto ideal para congelar.

Escolha forminhas de gelo para levar a bebida ao freezer. Para tomar, misture um ou dois cubos de gelo ao leite bem quente e finalize com uma colher de café de canela peneirada.

Shake de cappuccino

Para os fãs de uma bebida com alto teor de energia, assim como de saúde, o shake de cappuccino é a opção perfeita. Sua receita contém:

  • 150 ml de leite desnatado;
  • 1 xícara de café em cápsula;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 5 cubos de gelo.

Misture tudo no liquidificador e sua bebida estará pronta. A quem desejar, pode adoçar com xilitol ou mel e incluir também 1 scoop de proteína de baunilha, a fim de encorpar uma saborosa substância proteica à bebida.

Frapê de cappuccino

O frapê de cappuccino é mais uma opção de receitas refrescantes com café com um toque gourmet. Faça a mistura de 5 pedras de gelo, 40 ml de creme de leite light, 1 colher de café de essência de baunilha e 2 colheres de sopa de sorvete de creme.

Junto a isso, por fim, 2 xícaras de café, de preferência da cápsula expresso. Bata tudo no liquidificador e sirva adoçado com mel, açúcar mascavo ou xilitol.

Para quem não gosta de sorvete, você pode dar um up na bebida ao acrescer 2 ameixas sem caroço. Por fim, não esquecer de polvilhar a canela em pó. Veja a seguir como preparar a bebida em seu formato tradicional.

Quais são as vantagens de um cappuccino caseiro?

Um cappuccino caseiro se destaca pelo baixo custo, ou seja, mais barato do que em cafeterias, uma vez que você é quem irá preparar. Além disso, há muitas outras vantagens que valem destacar da bebida, por exemplo:

  • personalizar, pois você irá fazer ao seu gosto;
  • as escolha das cápsulas de café para fazer;
  • o uso diverso de leites ao seu gosto;
  • controle de açúcar;
  • aprender a fazer um bom cappuccino;
  • tempo de preparo mais rápido.

São muitas as vantagens de preparar essa bebida em casa, principalmente para quem é apaixonado por café e as suas variedades. Por fim, tenha em mente que a prática leva a perfeição, então, mesmo que sua primeira tentativa não saia ao seu gosto, tente de novo.

Quais são as variações de cappuccino caseiro ao redor do mundo?

O cappuccino é apreciado em várias partes do mundo e cada região traz um toque único a essa bebida clássica, como chantilly.

Cappuccino na Itália

Na Itália, o cappuccino é uma bebida tradicionalmente consumida durante o café da manhã. Então, ele é composto por café expresso, leite vaporizado e uma camada generosa de espuma de leite.

Os italianos preferem um cappuccino menos doce e sem ingredientes adicionais, mantendo sua pureza.

Cappuccino na Austrália

Na Austrália, o cappuccino ganhou um toque especial conhecido como “flat white”. Assim, diferente do cappuccino tradicional, ele tem menos espuma e mais leite vaporizado, resultando em uma bebida mais suave e cremosa.

Outras variações globais

Ao redor do mundo, o cappuccino foi modificado com diferentes ingredientes:

  1. Vienense: utiliza chantilly no lugar da espuma de leite, criando uma versão mais doce e indulgente;
  2. Com chocolate: adiciona uma dose de cacau em pó ou calda de chocolate para uma explosão de sabor.

Essas variações refletem como a bebida pode ser adaptada para agradar a diferentes paladares.

Cappuccino vienense com chantilly

O cappuccino vienense é uma versão indulgente que substitui a espuma de leite por uma generosa camada de chantilly.

Essa variação popular na Áustria oferece uma textura mais cremosa e um sabor mais doce, sendo muitas vezes complementada com uma pitada de cacau ou canela por cima.

Cappuccino marroquino com especiarias

No cappuccino marroquino, a adição de especiarias como canela, cardamomo e noz-moscada transforma o café em uma bebida rica e aromática.

Essas especiarias, comuns na culinária marroquina, conferem um toque exótico que realça o sabor robusto do café.

Essas variações culturais não só trazem diversidade ao cappuccino, mas também permitem aos apreciadores de café explorar novos sabores e experiências.

As melhores receitas de cappuccino caseiro para você fazer a partir de uma boa cápsula de café
Você pode adicionar chocolate em pó, canela, baunilha, ou até mesmo um pouco de caramelo

Como preparar um cappuccino caseiro saudável?

Transformar seu cappuccino caseiro em uma bebida mais saudável e menos calórica é possível com algumas substituições inteligentes, como leite vegetal.

Usando leite vegetal e adoçantes naturais

Substituir o leite de vaca por leites vegetais, como o de amêndoa ou aveia, pode reduzir significativamente as calorias e a gordura saturada.

Além disso, adoçantes naturais como estévia ou xilitol são ótimas alternativas ao açúcar refinado, mantendo a doçura sem adicionar calorias extras.

Substituindo o chocolate por cacau em pó

Trocar o chocolate tradicional por cacau em pó é uma maneira eficaz de reduzir calorias, já que o cacau é naturalmente menos calórico e rico em antioxidantes.

Ele proporciona o sabor intenso do chocolate com menos açúcar e gordura, tornando o cappuccino mais saudável e igualmente delicioso.

Como armazenar o pó para cappuccino caseiro?

Para garantir que seu pó para cappuccino caseiro permaneça fresco e saboroso, é essencial deixar em um local fresco.

Técnicas de conservação para manter o frescor

Mantenha o pó em um recipiente hermético, longe da luz e da umidade, para preservar seu sabor e aroma por mais tempo.

Prefira armazenar o pó em potes de vidro com tampa bem vedada, o que evita a absorção de odores indesejados e mantém a qualidade dos ingredientes.

Melhores formas de preparar a mistura pronta

Quando for utilizar o pó para fazer o cappuccino, misture bem os ingredientes antes de adicionar ao leite quente ou água, garantindo que todos os sabores se integrem perfeitamente.

Evite preparar grandes quantidades de pó de uma só vez para manter o frescor em cada preparo.

Como preparar cappuccino caseiro sem lactose e vegano?

Com o aumento das dietas restritivas, muitos estão buscando formas de desfrutar do cappuccino sem ingredientes de origem animal ou com menos lactose. Assim, felizmente, as opções são abundantes.

Substituições para leite animal

Os leites vegetais são uma excelente opção para quem busca uma versão sem lactose ou vegana do cappuccino. Então, as opções mais populares incluem:

  • leite de amêndoas: leve e com um sabor suave, é ideal para quem quer algo menos encorpado;
  • de aveia: cria uma espuma rica e cremosa, muito semelhante ao leite tradicional;
  • leite de coco: adiciona uma doçura natural à bebida.

Opções de adoçantes naturais

Para manter o cappuccino vegano e saudável, muitos substituem o açúcar tradicional por adoçantes naturais, como:

  1. Açúcar de coco: um adoçante com baixo índice glicêmico e um sabor caramelizado;
  2. Melado de cana: outra opção natural, que também contribui com um leve sabor adocicado.

Como inovar no sabor do seu cappuccino caseiro?

Adicionar chocolate ou baunilha ao cappuccino é uma maneira deliciosa de intensificar o sabor da bebida.

Cappuccino com especiarias (canela, cardamomo, etc.)

As especiarias podem transformar o sabor do cappuccino, dando uma dimensão extra à bebida. Experimente:

  • canela: polvilhe um pouco de canela em pó sobre a espuma para uma combinação clássica;
  • cardamomo: adicione uma pitada de cardamomo ao café para um toque exótico e picante;
  • noz-moscada: essa especiaria é ideal para os meses mais frios, adicionando uma sensação de conforto à bebida.

Essas variações criam experiências novas e deliciosas para quem gosta de personalizar seu cappuccino.

Como servir um cappuccino caseiro?

O modo de servir o cappuccino caseiro varia conforme a receita, no entanto, uma linda xícara de café com um pedaço de bolo, abre o apetite de qualquer um.

Ao passo que para as bebidas mais espessas ou mesmo as geladas, escolha taças que apresentam o conteúdo de forma integral, em especial, na sua cor. Nesses casos, não é necessário servir o cappuccino com algum alimento.

As melhores receitas de cappuccino caseiro para você fazer a partir de uma boa cápsula de café
É possível utilizar leites vegetais, como leite de amêndoa

Prove o cappuccino da Bicafé

Agora, se você deseja fazer um cappuccino com qualidade, assim como se deliciar com uma opção pronta, conheça a linha de cápsulas da Bicafé Brasil. Elas são sinônimo de sabor e variedade à disposição dos mais exigentes paladares. 

Visite a loja virtual e encomende já as suas próximas bebidas ou mesmo, o próximo ingrediente perfeito do seu novo cappuccino caseiro. 

Perguntas frequentes sobre cappuccino caseiro – FAQ

Posso fazer cappuccino caseiro sem leite?

É possível utilizar leites vegetais, como leite de amêndoa, aveia ou soja, para uma versão sem lactose. O leite de aveia e o de soja costumam espumar bem.

Como adicionar sabor extra ao cappuccino caseiro?

Você pode adicionar chocolate em pó, canela, baunilha, ou até mesmo um pouco de caramelo. Algumas pessoas gostam de polvilhar cacau em pó ou canela sobre a espuma como toque final.

Posso fazer cappuccino gelado em casa?

Você pode preparar um cappuccino gelado misturando o café com leite frio e gelo. Use um liquidificador ou uma coqueteleira para incorporar bem os ingredientes e obter uma textura cremosa.

O que é cappuccino vegano?

É uma versão do cappuccino que utiliza leites vegetais, como o de amêndoas ou aveia, no lugar do leite tradicional.

Como fazer um cappuccino cremoso em casa?

Você pode utilizar um batedor de leite ou aquecer o leite e, além disso, bater com um mixer para criar a espuma cremosa.

Qual a melhor opção de leite vegetal para cappuccino?

O leite de aveia é uma das melhores opções, afinal, proporciona uma espuma rica e encorpada.

Posso adicionar sabores ao cappuccino caseiro?

Você pode adicionar chocolate, baunilha ou até mesmo especiarias como canela e cardamomo para criar novos sabores.

Como preparar um cappuccino sem lactose?

Substitua o leite tradicional por opções vegetais, como leite de amêndoas, coco ou aveia, e prepare da mesma maneira que o cappuccino tradicional.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *