Já ouviu falar em café branco?

Já ouviu falar em café branco?

O café branco se tornou muito popular nos últimos tempos. Isso porque, ele possui uma coloração exótica e um sabor único. Então, se você ama essa bebida e suas variações, vale a pena saber mais sobre essa novidade. 

O que é o café branco?

Café branco é uma bebida preparada com o grão comum. Mas, passou por um processo de torra mais leve. Além disso, é usado a versão dele arábica ou robusta, o que o torna especial e ideal para servir em cafeteria gourmet.

O grão comum é torrado a uma temperatura de 240 °C, enquanto o branco apenas a 160 °C. Ou seja, ele passa por um processo menos intenso, o que permite criar uma cor mais esbranquiçada. 

Breve história

Não existe um registro exato que mostra onde surgiu o café da cor branca. Mas, é possível afirmar que ele é centenário e Iêmen, ele é considerado um herança cultural. Desse modo, muitas pessoas acreditam que ele surgiu nesta região. 

Quais são as suas propriedades?

De forma geral, ele tem as mesmas propriedades do café brasileiro. Entretanto, por passar por um processo de torra menos intenso, ele possui uma quantidade maior de cafeína e ácido clorogênico.

Já ouviu falar em café branco?
Quando servido com leite de amêndoas, o café branco fica mais encorpado. Imagem do Freepik. 

Qual é o sabor do café branco?

O café branco possui um sabor mais amargo e com toque de nozes. Além disso, possui um nível de acidez baixo e poucas notas frutadas. Ou seja, na prática, ele tem um gosto único, o que o torna ideal para quem quer fazer um café da manhã especial

É importante saber que ele pode ser degustado com ou sem especiarias. Mas, a verdade é que, para você entender o motivo real da fama dessa bebida, precisa experimentá-la com o hawaij. 

Outro ponto relevante é que ele combina muito bem com o leite de amêndoa. Então, se juntar os dois ingredientes, será possível saborear a bebida de uma forma tradicional e sentir tudo que ela tem para oferecer. 

O café branco difere do brasileiro?

De forma geral, as propriedades do café brando são as mesmas do brasileiro. Entretanto, por passar por um processo de torra menos intenso, ele possui uma quantidade de cafeína maior.

Ele é mais saudável do que o comum?

Por contar com uma quantidade considerável de ácido clorogênico, para muitos ele é mais saudável do que o comum. Contudo, ainda não há estudos que comprovem essa teoria. 

De forma geral, ele é muito saudável. Mas, por conter cafeína é necessário ter cuidado com exageros. Afinal, o uso excessivo, pode elevar a pressão arterial.

Outro fato relevante é que o leite de amêndoas, apesar de bom para a saúde, possui uma boa quantidade de gordura. Desse modo, o excesso dele pode trazer alterações na balança. 

Já ouviu falar em café branco?
Charme e sabor definem bem o café branco. Imagem do Freepik.

Qual é a quantidade ideal por dia?

A quantidade ideal e máxima por dia é 300 ml. Entretanto, caso você comece a sentir algum mal-estar, como palpitação, dor de cabeça e outros, diminua ainda mais. Assim, conseguirá aproveitar a bebida de forma segura.

Como preparar um café branco excepcional?

O preparo do café branco é o mesmo do tradicional brasileiro. Ou seja, a única coisa que muda é o acréscimo de algumas especiarias e o grão que não pode estar muito torrado. Mas, para não ter erro, veja como fazer de forma detalhada:

  • 240 xícara de água filtrada;
  • 1 colher de sopa cheia de café em grãos moído na hora.

Existem três maneiras de preparar, onde a primeira é colocando o café em um filtro e despejando a água quente. A segunda, você pode colocar os ingredientes na cafeteira globinho ou outra para ela fazer o processo sozinha.

A terceira e mais prática opção, é usar o café em cápsula. Isso porque, com ela, você vai precisar apenas colocar o item na cafeteira e esperar para que ela deixe o líquido perfeito. Além disso, vale citar que nela não há chances de errar nas proporções. 

As cápsulas de café vem com a descrição da intensidade em destaque. Desse modo, é possível escolher entre uma versão fraca, forte ou extraforte. Ou seja, ela é muito prática e por isso, cada vez mais as pessoas optam por ela. 

Como servir?

A bebida pode ser servida quente ou gelada. Além disso, para dar um sabor especial, você pode adicionar o mencionado leite de amêndoas. Mas, caso não goste deste item, ele pode ser substituído por:

  • leite de nozes;
  • baunilha;
  • raspas de chocolate meio amargo.

O tradicional leite da vaca também pode combinar. Mas, como ele tem um sabor mais forte, pode ser difícil equilibrar os sabores. Então, o ideal é evitar ele, assim como o açúcar. 

A versão original da bebida não contém açúcares. Afinal, os próprios ingredientes adicionais dão o toque adocicado. Desse modo, ela é ótima para quem quer preparar um café da manhã para diabéticos

Qual o segredo para preparar um café excelente?

O segredo para preparar um café excelente é escolher bem itens de alta qualidade. Inclusive, nesse caso, uma ótima sugestão é a Bicafé. Isso porque, ela possui um rico cardápio de produtos. Assim, você pode escolher aquele que se adequa ao seu gosto.

Uma boa sugestão é o café em grão Bicafé Selecção. Afinal, esse item possui um sabor e um aroma incomparáveis. Ou seja, com ele, você vai preparar a bebida perfeita.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.