O consumo de café pode reduzir as chances de morte precoce e prevenir o câncer

O consumo de café traz vários benefícios para a saúde a longo prazo. Por isso, é a bebida mais consumida do mundo. Ainda, se tornou uma opção para quem quer reduzir o risco de morte prematura e ter uma vida mais saudável, uma das vantagens da cafeína

A bebida pode reduzir o risco de morte prematura? 

Um estudo inglês publicado pela Annals of Internal Medice, em 2018, apontou que o consumo de café é capaz de reduzir a morte precoce em 29%. Mas quando ingerido de 2,5 a 4,5 xícaras por dia. Assim, quem toma, têm mais chances de chegar à velhice.   

A tese, que incluiu 10 países na Europa e durou cerca de 10 anos, apontou que o café pode ser parte de uma dieta saudável para uma vida extensa. Dessa forma, a bebida é uma grande aliada daqueles que querem viver por muitos anos.

Os cardíacos e pessoas com câncer também foram avaliados neste artigo. Embora a cafeína não possa curar a doença, a bebida aponta benefícios que geram uma melhora do seu quadro. 

Café com ou sem açúcar?

Não há como provar que o açúcar pode causar danos a longo prazo. Mas, o que importa é tomar uma dose diária de cafeína de até 400 mg que equivale a 3 ou 4 xícaras de café. Portanto, nessa quantia o efeito da bebida será otimizado no seu corpo.

Foto: O consumo de café em cápsula é benéfico para a saúde.

Os efeitos do consumo da cafeína no organismo 

Ela atua no sistema nervoso, ou seja, aumenta a atividade cerebral e sensorial. Dessa maneira, é muito usada por atletas para ganho de força física e melhora da fadiga. 

Seu uso diário pode prevenir doenças como o Alzheimer, visto que estimula a função dos neurônios e aumenta o foco.  Por isso, age no controle da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da temperatura do corpo.  

Quais seus benefícios à saúde? 

O uso contínuo da bebida pode trazer vantagens, além de uma vida mais longa. Nesse sentido, veja os ganhos que a ingestão diária do café pode ocasionar a longo prazo: 

  • Aumento da memória; 
  • Perda de peso; 
  • Fortalece o coração; 
  • Diminui diabetes; 
  • Previne contra depressão; 
  • Melhora dores de cabeça; 
  • Evita a prisão de ventre.   

A lista de ganhos é imensa em relação à ingestão da bebida. Desse modo, a cafeína é uma aliada para quem busca viver por muito tempo de maneira mais saudável. 

Consumo de Café e o combate à obesidade

Um dos temas mais polêmicos é se o café ajuda na perda de peso. Dessa maneira, a cafeína tem função de estimular e acelerar o metabolismo, o que auxilia na redução de gordura. Além disso, aqui estão os prós que ele ocasiona: 

  • Ajuda no ganho de massa muscular; 
  • Melhora a atuação nos exercícios; 
  • Ganho de força; 
  • Eleva o foco; 
  • Combate o cansaço. 

A bebida ajuda a perder peso se ajustada a uma dieta especial para cada indivíduo. Assim, o café com limão, por exemplo, irá elevar ainda mais as chances de diminuir os fatores da obesidade.

Cafeína como prevenção ao câncer 

O Journal of the National Cancer Institute divulgou em 2015, um estudo da Universidade de Harvard, EUA, e revelou que a cafeína pode ajudar a evitar a doença. Além disso, a OMS mostrou que o café pode ser um aliado contra vários tipos de tumores que geram o câncer. 

Quando usado na dose certa, reduz a absorção dos coletores da doença em até 20%, isto é, o consumo do café ajuda a célula a lutar contra um tumor existente. Veja alguns tipos de câncer que o uso contínuo da substância pode evitar: 

  • Câncer de pele; 
  • Próstata; 
  • Cólon; 
  • Mama.  

Estas são as doenças que a bebida pode auxiliar na melhora do tratamento, segundo estudos da Universidade de Harvard. Porém, a ingestão deve ser moderada e a longo prazo para que se possa notar os efeitos do café para a saúde.

Consumo de café contra dores e inflamação 

Este é um dos maiores bens que a bebida pode trazer. À vista disso, a ação da cafeína no organismo produz um efeito analgésico que luta contra a inflamação crônica das células e age na prevenção de doenças ao longo dos anos.  

O café, então, está ligado ao sistema imunológico e inflamatório do organismo. Por isso, ele atua nas dores de cabeça, musculares e combate as inflamações contidas nas células. 

Prevenção ao envelhecimento 

Vários artigos são expostos por ano, a fim de relatar as vantagens da cafeína todos os dias. Desse modo, descobriram que a bebida, além de elevar os anos de vida, pode prevenir o envelhecimento.  

A torra do café libera um antioxidante que reduz os radicais livres do nosso corpo, os quais são culpados pelo desgaste da pele e das células. Dessa forma, a substância faz com que esse desgaste seja menor ao longo da vida. 

Utilização de cafeína em cosméticos

A bebida atua na melhora da pele. Ademais, a indústria de cosméticos tem incluído cafeína em seus produtos para pele cada vez mais, a fim de melhorar seu aspecto e prevenir rugas.  

Várias vantagens foram atestadas sobre o consumo de café para aumento da qualidade de vida. Contudo, há outros proveitos que vão muito além da medicina preventiva.  

Hoje o café é um aliado à beleza, tanto para prevenção de rugas e perda de radicais livres, quanto para melhorar a ação do organismo. Portanto, ele pode ser usado em diversos produtos, como nos exemplos abaixo:  

  • Creme para corpo; 
  • Produto facial para manchas; 
  • Tratamento de celulite; 
  • Amenizar olheiras.  

Vê-se que há uma imensa opção de cosméticos que utilizam café com as mais variadas finalidades. Isto posto, além da ingestão da bebida, seu composto em cosméticos e remédios, é ainda mais usado hoje em dia. 

Existe algum malefício no consumo de café em excesso?

O consumo de café acima da dose recomendada pode causar alguns problemas de saúde. Todavia, vale ressaltar que, mesmo havendo provas dos benefícios do café para o organismo, é crucial ter cuidado no consumo. 

Ele fica no corpo por horas após sua ingestão, assim, é capaz de afetar a qualidade do sono. Além disso, pode acelerar a frequência cardíaca, associada a ansiedade e, em casos mais graves, depressão. 

O alto consumo da bebida apresenta alguns sintomas negativos no corpo humano, se o uso for em doses muito acima de 400 mg, como os relatados abaixo: 

  • Ansiedade; 
  • Perda de apetite;
  • Insônia;
  • Estresse;
  • Dor de cabeça;
  • Gastrite; 
  • Náuseas. 

Tomar café com moderação é crucial, pois o excesso pode causar a longo prazo danos ao nosso corpo que não poderão ser revertidos. Então, é importante controlar o número de xícaras que você bebe por dia.

Viva mais com o consumo de café

Seu consumo na quantidade certa, traz apenas vantagens para quem sabe usar. Afinal, além de ser a bebida mais utilizada por todas as culturas do mundo, ajuda na prevenção de doenças, melhora o humor e reduz o risco de morte precoce.

Conheça a Bicafé

A Bicafé vende café em cápsula de vários sabores para quem deseja degustar na companhia de alguém querido. Então, conheça a loja e escolha as opções mais atrativas para acompanhar o seu dia a dia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.