café da manhã nutritivo

 7 dicas para montar um café da manhã nutritivo

Um café da manhã nutritivo tem uma grande variedade de alimentos, além do tradicional café forte. Afinal, por ser a primeira refeição do dia é essencial montar um cardápio mais saudável para iniciar bem suas atividades com muito mais energia e leveza.

O que é um café da manhã nutritivo?

Uma refeição nutritiva tem a ver com uma série de alimentos variados, com tipos e quantidades ideais para cada hora do dia. Porém, um café da manhã saudável precisa ter várias opções que suprem a sua necessidade nutricional, desde itens de origem animal a vegetal. Assim, é preciso caprichar nas cores e nos sabores, além de investir em muitas vitaminas, minerais, fibras e proteínas à sua refeição.

Um café da manhã reforçado é essencial para começar o dia com mais energia e manter uma dieta com mais equilíbrio. Pois, durante as horas de sono, o organismo trabalha em um menor ritmo para manter as funções básicas do corpo humano. Todas essas ações precisam de uma boa fonte de energia para suprir as necessidades humanas e para ter uma refeição completa, é preciso ter uma boa nutrição funcional.

Correria na rotina

Muitas pessoas não possuem tempo necessário para tomar um bom café da manhã. Por isso, alegam que perder alguns minutos do dia com isso, não é uma opção viável. Todavia, especialistas afirmam que pular a primeira refeição do dia reduz em até 30% o seu desempenho nas atividades diárias. Entretanto, o ideal é dormir mais cedo para acordar com tempo suficiente para uma alimentação saudável, além de ter um melhor descanso.

pessoa com uma xicara de café e uma tigela
Um café da manhã nutritivo ajuda a recuperar a energia. Imagem de THE 5TH no Unsplash

7 dicas para montar um café da manhã nutritivo

Não beber e não comer direito pode causar aumento de peso, por isso, para ter uma rotina saudável é preciso montar um café da manhã nutritivo. Afinal, comer já nas primeiras horas do dia ajuda o organismo a queimar mais calorias, além de evitar descontrole durante as refeições. 

Por ser a primeira refeição, o ideal é ingerir alimentos com fontes de energia saudáveis para começar bem a manhã. Confira algumas dicas essenciais para montar o seu:

  1. Coma o suficiente;
  2. Consuma proteínas;
  3. Inclua alimentos com fibras;
  4. Beba água;
  5. Coma carboidratos;
  6. Não coma com pressa;
  7. Comece pelo o que gosta.

Há várias pessoas que relatam não sentir fome pela manhã, por isso, pulam essa refeição e vão direto para o almoço. É importante lembrar que durante a noite, o corpo consome várias calorias e acorda com uma quantidade menor de energia. Dessa forma, é recomendado repor esses nutrientes logo ao despertar, mas se você não sente fome, o ideal é diminuir a quantidade de alimentos durante a noite e optar por comidas mais leves.

1 – Coma o suficiente

Como visto, o café da manhã é a primeira refeição do dia, portanto é preciso ingerir alimentos saudáveis. Ou seja, é essencial investir em quantidades suficientes para repor as energias ao acordar. O ideal é combinar uma série de nutrientes, como proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. Afinal, não ingerir nada por muito tempo contribui com o ganho de gordura, já que estimula a comer uma maior quantidade de alimentos no almoço.

2 – Consuma proteínas

Pela manhã, o corpo é controlado pelo cortisol, que é responsável por converter as proteínas dos alimentos em energia. Assim, ao consumir esses nutrientes, se transformam em massa e energia muscular, além de contribuir para a manutenção dos níveis de glicose no sangue. Leite, queijos e ovos são essenciais por trazer uma série de benefícios, como manter o organismo saciado por mais tempo.

3 – Inclua alimentos com fibras

Uma alimentação rica em fibras é ideal para manter o bom funcionamento do seu organismo. Por isso, é essencial iniciar logo pela manhã por meio de grãos e cereais integrais. Além disso, são nutrientes responsáveis por trazer uma maior saciedade, assim, você vai demorar a sentir fome de novo. O consumo desses alimentos contribuem para manter um intestino mais saudável e reduzem o nível do colesterol.

4 – Beba água

Assim que acordar, o ideal é ingerir um copo de água antes do seu cappuccino para aumentar a sua energia pela manhã. Pois, beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Entretanto, vai ser responsável por manter o equilíbrio do sistema linfático do corpo, ou seja, os seus rins terão um bom funcionamento ao longo do dia. Logo, também afasta a dor de cabeça e a falta de atenção.

5 – Coma carboidratos

No café da manhã, não pode faltar alimentos ricos em carboidratos, como uma fruta, cereal ou pão integral, afinal, são fontes de energia responsável por trazer uma boa disposição para o seu organismo. Uma boa dica é trocar o pão branco e os biscoitos por nutrientes com fibras, como aveia ou granola sem açúcar. Portanto, os alimentos gordurosos devem ser evitados para não dificultar a digestão no início do dia.

6 – Não coma com pressa

Comer os alimentos com pressa é um hábito que pode causar alguns prejuízos para a sua saúde, como ganho de peso e dificuldades de digestão. Além disso, o cérebro vai ter dificuldades para entender o que consumiu, o que vai te levar a comer mais do que o necessário. Com isso, pode gerar uma distensão abdominal, pois ao mastigar pouco, as pessoas ingerem pedaços maiores dos alimentos.

7 – Comece pelo o que você gosta

É importante iniciar o seu dia com muita energia e disposição para ter uma vida mais saudável. Por isso, por mais que seja uma tarefa difícil, é possível iniciar o seu café da manhã com os alimentos que você mais gosta de ingerir. Assim, faça uma lista do que for consumir durante toda a semana, além de montar um cardápio bem variado para ter uma boa refeição. Uma dica é acordar alguns minutos mais cedo para apreciar a sua comida.

tigelas de frutas e morangos ao redor
Para um café da manhã nutritivo, invista em fibras e proteínas, além de muitas frutas. Imagem de Brooke Lark no Unsplash

Opções de café da manhã nutritivo

Após entender a importância de um café da manhã nutritivo, o ideal é investir em dicas de refeições para iniciar bem o seu dia. Há muitas pessoas com dificuldades em se alimentar pela manhã e comem às pressas, porém é um hábito com muitos prejuízos para a sua saúde. Aqui estão algumas dicas essenciais para montar um cardápio nutritivo, saboroso e prático para o seu dia a dia.

  • Super vitamina;
  • Panquecas;
  • Smoothies de frutas;
  • Café sem açúcar;
  • Sanduíche natural;
  • Salada de frutas.

Agora você já sabe como preparar um café da manhã delicioso para começar o seu dia. Dessa forma, é importante entender que essa refeição é essencial para um estilo de vida mais saudável. Há várias opções para consumir em casa, com todos os recursos necessários para melhorar os seus hábitos alimentares. Por isso, cada nutriente é fundamental para melhorar o seu organismo.

Alimentos que não podem faltar

É preciso reforçar uma série de nutrientes para manter um estilo de vida mais saudável. Por isso, é importante pontuar que alimentos como vitaminas, leite, iogurtes, ovos mexidos e pão integral com queijo branco são essenciais para repor a energia necessária para começar o seu dia. Além, é claro, de um cafezinho para aumentar a disposição.

Qual a importância de um café da manhã nutritivo?

Uma alimentação saudável se inicia na primeira refeição do dia, por isso, um café da manhã nutritivo é essencial. Uma boa refeição matinal representa de 20 a 25% das calorias diárias e devolve a energia que foi gasta durante o sono. Além disso, há a queima de glicose e de glicogênio, que são responsáveis por manter um bom funcionamento do seu organismo. 

Como resultado, um estilo de vida saudável é importante para ter mais qualidade de vida. Siga as dicas acima e não deixe de adicionar as cápsulas de café da Bicafé para um início de dia mais saboroso.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.