tomar café

Tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

Algumas pessoas precisam correr para o banheiro depois de tomar café e a dúvida em relação a bebida e o seu impacto no estômago e intestino sempre aparece. Por isso, também vem a urgência de entender o real motivo de esse líquido ter um efeito laxante.

Tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

Muitos brasileiros têm como hábito tomar café, a bebida ajuda a despertar, mas também pode causar uma necessidade urgente de ir evacuar. Então, para muitas pessoas, beber café é sinônimo de ir ao banheiro e a relação entre os dois já passa por estudos entre especialistas. 

A cafeína pode acelerar o intestino

O que se sabe é que se tem um aumento de energia após ingerir o café e que ele acelera os movimentos intestinais. Uma vez que, com apenas uma dose de cafeína pode se ter uma vontade urgente de ir ao banheiro para se aliviar. 

Um artigo publicado em 1998 apontou que tomar café é 60% mais eficaz para estimular a atividade motora do cólon do que a água e 23% a mais do que o café descafeinado. No entanto, uma xícara de água quente não desencadeia a vontade de ir ao banheiro. 

Por que tomar café pode dar vontade de ir ao banheiro?

As substâncias presentes no café são responsáveis por contrações no trato gastrointestinal e isso faz aumentar o movimento do intestino, que estimula a sua liberação. Ele pode atacar o hormônio gastrina, que libera o ácido gástrico, esse ácido ajuda a digerir os alimentos e assim pode estimular o cólon.

Acidez do grão pode ser uma das causas

Uma explicação pode estar na acidez do grão, que ajuda a estimular o intestino, a suposição deve-se ao fato de que nele tem ácido clorogênico. Esse ácido provoca aumento nos níveis de ácido estomacal que faz o estômago eliminar seu conteúdo de forma mais rápida.

xícara de café do lado de um laptop
Tomar café pode causar vários efeitos no estômago das pessoas. Foto de Pixabay no Pexels.

Reflexo gastrocólico

O reflexo gastrocólico é o nome da comunicação entre o estômago, o cérebro e o cólon e é uma resposta normal da alimentação. E dessa forma, a chegada do café envia uma mensagem que estimula o cólon para que assim possa se esvaziar.

Posso tomar café como remédio para intestino preso?

Apesar da bebida ajudar na vontade de ir ao banheiro, o café não é remédio e seu uso não é aconselhado para esse fim. Além disso, o efeito laxante não acontece com todo mundo e o mais indicado para resolver o problema é procurar um médico.

Vantagens de tomar café

Tomar café faz bem para o intestino e reduz a gordura no fígado, já que a cafeína traz a melhora da saúde por causa dos micro-organismos presentes no trato digestivo. Além disso, ele possui mais de mil compostos químicos que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem prevenir envelhecimento precoce, câncer, depressão e diabetes.

Tomar café acelera o metabolismo

A cafeína é uma substância natural que ajuda a queimar calorias, ela ativa o sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. Assim, aumenta os níveis de adrenalina,  faz a quebra de células de gordura e assim libera ácidos graxos importantes para a melhora da atividade física.

O consumo do café aumenta a expectativa de vida

Quem tem o hábito de consumir o café também tem um aumento na longevidade já que a bebida traz aumento na expectativa de vida. Desta forma, as pessoas que tomam a bebida diariamente têm um risco muito menor de morte por problemas no sistema digestivo e circulatório.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.