Pudim de café: A união perfeita do sabor

Pudim de café: a união perfeita de sabor

O pudim de café é uma sobremesa que até onde se sabe foi uma adaptação feita pelos brasileiros a partir do tradicional, que tem sua origem em Portugal apenas com leite. Mas no Brasil, ele ganhou novos ingredientes e um sabor mais doce.

Quais ingredientes comuns fazem parte do pudim de café?

Os ingredientes básicos que vão no pudim de café e leite são leite condensado, ovos, leite e açúcar. Certamente as pessoas que fazem o pudim tradicional conseguem preparar tranquilamente o sabor de café, pois não há segredos ou dificuldades na preparação. 

Os itens são comuns às duas sobremesas, pudim de leite ou café, isso facilita a compra do que precisa e o tempo gasto no preparo. De fato, isso facilita a vida de quem tem uma rotina corrida, afinal, praticidade e facilidade são essenciais para dar conta das tarefas.

Dois ingredientes doces na mesma receita não a torna enjoativa?

A resposta é não, pois o leite condensado é a “massa” da sobremesa e o açúcar faz parte da preparação da calda. De maneira geral o brasileiro gosta do sabor mais adocicado e sem dúvida a calda faz toda diferença no sabor e imagem do pudim.

Pudim de café: A união perfeita do sabor
O pudim de café trouxe um sabor revolucionário ao pudim tradicional. Fonte: Foto Freepik.

Como fazer um delicioso pudim de café?

Para fazer um pudim de café é preciso preparar a bebida sem açúcar, bem como adicionar os seguintes ingredientes:

  • 250 ml de café sem açúcar;
  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara e meia de açúcar.

Os ingredientes acima são para o preparo da massa do pudim que deve ser misturado no liquidificador, tudo junto por 2 minutos. Aliás, o café que faz parte do preparo pode ser obtido a partir de cápsulas, são fáceis de preparar com muitos sabores no site Bicafé Brasil.

Como fazer a calda do pudim?

A calda leva apenas dois ingredientes, portanto, duas xícaras de açúcar refinado e 250 ml de água. Adicionar os dois em uma forma e misturar bem até ficar na consistência de caramelo. Uma dica após caramelizar é adicionar meia xícara de água aos poucos. 

No mesmo recipiente da calda acrescentar a massa e levar para o forno pré-aquecido a 180 °C. A forma deve ser coberta com papel alumínio, assar em banho-maria por 1h20 e após geladeira por duas horas. O mais importante é não esquecer de cobrir.

O pudim de café está pronto para servir e toda a família se deliciar com essa sobremesa maravilhosa, saborosa e foge do convencional. Além disso, aproveitar o gosto sem igual do café. 

Pudim de café com leite em pó dá certo?

Essa receita com a mistura de dois ingredientes clássicos é outra opção de pudim de café que dá certo e excelente opção. Os ingredientes usados são praticamente os mesmos do pudim mais simples, porém há uma variação nas quantidades conforme abaixo:

  • 3 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 250 ml de café sem açúcar;
  • ⅓ xícara de leite em pó.

Modo de fazer

Bater todos os itens no liquidificador por 5 minutos até obter uma mistura homogênea e deixar reservada. Para a calda, então, utilize uma xícara e meia de açúcar com consistência caramelo obtida com aquecimento em fogo médio e mistura constante em uma forma.

Quando a calda estiver pronta deve ser acrescentada à massa na forma e o processo de assar em banho-maria por 1 hora. Em seguida, o ideal é que fique na geladeira de um dia para outro, para endurecer e quando for desenformar aquecer levemente o recipiente.

Dica para quem tem problemas com lactose

As pessoas que sofrem com intolerância à lactose podem substituir o leite pela versão desnatada, pois hoje em dia há inúmeras opções. Mas na dúvida para não perder a chance de provar um pudim de café consulte um nutricionista ou médico para orientações. 

Pudim de café expresso com doce de leite é bom?

O pudim de café com doce de leite tem um sabor agradável, uma vez que o amargo da bebida contrasta com o doce. Essa receita, aliás, pode ser uma variação dentre as opções de receitas que agradam muito pelo sabor e pertencente a gastronomia brasileira. 

O preparo consiste em ingredientes presentes em todos os mercados e com valores acessíveis. Ou seja, esse tipo de pudim cabe no bolso de quem quer economizar sem abdicar do sabor. A união do útil ao agradável com os seguintes ingredientes para a massa são: 

  • 400 gramas de doce de leite;
  • 250 ml de leite;
  • 3 ovos;
  • Meia xícara de café expresso.

Bater tudo no liquidificador até visualizar que está bem misturado. Antes de despejar a massa na forma, entretanto, deve-se caramelizar ¾ de xícara de açúcar com meia de água. Por fim, cobrir o recipiente com papel alumínio, assar em banho-maria por uma hora e deixar esfriar.

Pudim de café: A união perfeita do sabor
Fazer um pudim de café e comer com a família pode gerar memórias inesquecíveis. Fonte: Foto Freepik.

Qual café expresso utilizar na receita?

Isso irá depender do paladar de cada pessoa, pois a quem gosta de sabores mais intensos ou com menor intensidade. Por exemplo, é possível adequar o sabor e proeminência do gosto do pudim de café com expresso mais ou menos concentrado.

Praticidade, variedade e qualidade são encontradas no site da Bicafé Brasil que tem diversos sabores de cafés espressos. Além disso, no site é possível navegar e encontrar a melhor opção com preços acessíveis para preparar uma deliciosa receita de pudim.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.