Bandeja de café da manhã: quais tipos de café mais combinam?

Dicas de tipos de café que podem compor a sua bandeja de café da manhã

A bandeja de café da manhã é mais do que um simples suporte para alimentos, mas um convite para uma experiência sensorial única. Por isso, o texto a seguir traz dicas dos tipos de café que podem ajudar a compor, bem como, os itens decorativos. Leia abaixo e descubra.

O que não pode faltar na bandeja de café da manhã?

Na bandeja de café da manhã não pode faltar café fresco, assim como frutas frescas e uma variedade de pães. Além disso, você pode colocar alguns itens decorativos para deixar a aparência ainda mais atrativa e agradável para a hora do seu desjejum especial.

Veja a seguir, portanto, qual é a importância de cada um desses elementos e como você pode aderi-los para criar uma bandeja saborosa e atraente.

Bandeja de café da manhã: quais tipos de café mais combinam?
A bandeja de café da manhã pode animar o começo do seu dia. Imagem do Freepik.

Café fresco

Uma bandeja com uma xícara de café fresco é a essência do ritual matinal. A escolha do modo de preparo, aliás, seja ele espresso ou outro, fica a critério de quem a monta, assim, permite que cada pessoa desfrute do seu café da maneira que mais lhe agrada. 

A fragrância do café recém-moído não só desperta os sentidos, como também ajuda a criar um ar acolhedor que dá um complemento ao início do dia de forma perfeita.

Frutas frescas

Inserir fatias de frutas frescas na bandeja pode dar um toque especial aos sabores robustos do café, ao mesmo tempo que cria uma explosão de cores e nutrientes. Assim, as principais escolhas incluem:

  • morangos vibrantes;
  • kiwi refrescante;
  • melancia suculenta;
  • laranjas cítricas.

Além de sua beleza estética, as frutas frescas dão um contraste delicioso e equilibrado aos sabores do café e dos pães. Do mesmo modo, são uma opção saudável para começar bem o dia.

Variedade de pães

Incluir pães frescos na bandeja dá uma certa textura e sabor, ao passo que torna o café da manhã uma experiência mais rica. Os croissants, por exemplo, com as camadas folheadas, podem ser uma opção atrativa. 

Os pães integrais, repletos de nutrientes, e o brioche macio também são escolhas clássicas que atendem a vários paladares. A seleção cuidadosa desses itens não só amplia a oferta gastronômica, mas também dá um toque de sofisticação à refeição.

Bandeja de café da manhã: quais tipos de café mais combinam?
A bandeja de café da manhã deve ter café fresco. Imagem do Freepik.

Elementos decorativos

A adição de elementos decorativos é como dar o toque final a uma obra de arte culinária, desse modo, você pode aderir a flores frescas, raminhos de ervas, ou até mesmo pequenos enfeites temáticos para dar um visual agradável à bandeja de café da manhã.

Esses detalhes despertam o interesse estético e indicam um cuidado extra no preparo, o que eleva, aliás, a experiência de consumo a um patamar mais refinado. Outros itens que você pode adicionar são:

  • guardanapos decorados;
  • mini cartões;
  • louças especiais.

Como decorar a bandeja de café da manhã para ocasiões especiais?

Para decorar a bandeja de café da manhã, antes de tudo, escolha uma toalha pequena ou um jogo americano que combine com a ocasião, como, por exemplo, uma estampa floral para a primavera ou uma opção mais elegante para uma celebração especial.

Se a ocasião pedir, você pode incluir taças de champanhe ou copos decorativos para dar um toque de luxo, além disso, escolha velas que correspondam à decoração da bandeja.

Como fazer um café decorado?

Para fazer um café decorado, aprenda a criar uma espuma de leite densa e use-a, então, para fazer desenhos na superfície do café. Técnicas como “latte art” permitem, de fato, criar padrões, corações ou até mesmo animais na espuma. Outras formas de decorar o café são:

  • calda de chocolate ou caramelo;
  • canela em pó;
  • hortelã;
  • açúcar colorido;
  • coco ralado;
  • xaropes de sabores (baunilha, caramelo, avelã);
  • geleias ou cremes.
Bandeja de café da manhã: quais tipos de café mais combinam?
A bandeja de café da manhã pode contar com elementos decorativos. Imagem do Freepik.

Quais são os melhores cafés para a bandeja de café da manhã?

Para a bandeja de café da manhã, os melhores tipos de café são o tradicional, o espresso, cappuccino ou latte e o aromatizado. Em resumo, são aqueles que podem dar um toque de sabor e leveza ao começo do seu dia.

Confira abaixo alguns dos tipos de café que podem combinar com o seu desjejum e como o modo de preparo pode influenciar os sabores.

Tradicional

Feito conforme o gosto pessoal, esse café pode variar em intensidade, desde o médio até o mais forte, mas isso depende da quantidade de café usado e do modo de preparo. Os métodos comuns, aliás, incluem a prensa francesa. 

A escolha do grão de café, bem como, o tempo de preparo também são fatores que podem influenciar no sabor robusto e na fragrância envolvente da bebida, apreciada por ser simples e versátil.

Espresso

O café espresso, por outro lado, gera uma experiência mais concentrada e intensa, pois é feito com uma pequena quantidade de água que passa por grãos finamente moídos sob alta pressão, o que resulta em um shot denso, encorpado e rico em sabor. 

Essa opção é ideal para os amantes de cafés mais fortes, que apreciam a complexidade dos aromas, bem como, os sabores fortes em um pequeno volume.

Capuccino ou Latte

O cappuccino, conhecido pela união equilibrada de espresso, leite vaporizado e espuma de leite, oferece uma textura cremosa e uma experiência mais intensa. Por outro lado, o latte, mais vaporizado, cria uma bebida mais leve, que mantém a riqueza do café espresso.

Ambas as opções são perfeitas para quem busca uma mistura harmoniosa entre uma bebida mais intensa, com um toque de suavidade do leite.

Aromatizado

Com sabores como baunilha, caramelo, canela ou outros aromas aditivos, esses cafés dão uma dimensão extra ao sabor tradicional da bebida e geram sensações para quem bebe.

A infusão de aromas pode ser feita, aliás, com xaropes ou essências durante o processo de preparo, o que oferece uma variedade atrativa para quem busca experimentar algo além do usual.

Bandeja de café da manhã: quais tipos de café mais combinam?
Você pode escolher vários tipos de café para a sua bandeja de café da manhã. Imagem do Freepik.

Como criar a bandeja de café da manhã perfeita?

Para criar a bandeja de café da manhã perfeita, escolha uma variedade de itens frescos e de alta qualidade, como, por exemplo, pães variados, frutas frescas e os tipos de café que mais agradam o seu paladar que, aliás, você encontra no site Bicafé Brasil. 

Atente-se também à apresentação, assim, organize os itens de forma atrativa e equilibrada. Adicione toques personalizados, como flores frescas, guardanapos decorados e talheres elegantes para criar uma boa experiência visual.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.