Por que tomar café moído na hora?

Por que tomar café moído na hora?

Tomar o café moído na hora proporciona uma nova experiência sensorial, uma vez que os sabores e aromas são mais intensos. Para quem deseja provar, vale a pena conhecer as formas de moagem, além de dicas para aproveitar melhor a bebida.

Quais são as vantagens de tomar o café moído na hora?

Tomar o café moído na hora tem um sabor e aroma mais intensos, porque os óleos do grão estão preservados. Afinal, ele tem um contato mínimo com o oxigênio, por isso não sofre com a oxidação.

Essa opção também permite provar diferentes tipos de grãos de cafés especiais e em porções menores, conforme a necessidade. Além disso, é possível optar por diferentes modos de preparo, como a prensa francesa, por exemplo.

Por que tomar café moído na hora?
O café moído na hora traz o aroma mais intenso, pois não há ação da oxidação. Imagem de Nathan Dumlao no Unsplash

Quais são os tipos de café moído?

O café moído pode ter uma moagem grossa, média ou fina, conforme o tipo de preparo. Para fazer um expresso, por exemplo, se usa uma moagem mais fina, enquanto na prensa francesa o ideal é deixar mais granulado.

Outra variação é em relação à torra, que pode ser mais escura, o que resulta em uma bebida mais intensa e com amargor pronunciado. Já os mais claros, tendem a ser mais aromáticos e com sabor adocicado.

Como obter o café moído?

Existem vários meios para fazer o café moído, desde moedores manuais aos automáticos, feitos para essa função. Ainda, há alguns modelos de cafeteiras que têm esse item acoplado em seu interior e fazem a moagem a cada preparo.

Uma opção menos usual é usar um liquidificador ou processador para moer os grãos caso não tenha o equipamento ideal. Nesse caso, é preciso tomar cuidado para não ficar muito fino, por isso, é bom pausar durante o processo para deixar na textura que deseja.

Por que tomar café moído na hora?
É possível usar moedores manuais ou elétricos para obter o café moído. Imagem de Wade Austin Ellis no Unsplash

Moedores manuais

Esse tipo de aparelho permite moer pequenas porções de café, e usa uma manivela para macerar os grãos. Uma das vantagens é que é um acessório mais barato, mas tem uma capacidade menor e leva mais tempo para a moagem.

Por que tomar café moído na hora?
Para fazer o café moído com o aparelho manual, há um limite em relação à quantidade. Imagem de Yijie Miao no Unsplash

Moedor elétrico

Uma versão mais tecnológica, o moedor de grãos elétricos são mais rápidos, embora tenham um valor mais alto. A depender do modelo, é possível inclusive escolher o nível da moagem para o preparo correto.

Cafeteiras

Também existem alguns modelos de cafeteiras com moedor, que moem o grão no momento do preparo. Essa é uma opção mais prática, que não requer muito esforço e entrega uma bebida saborosa de forma rápida.

Há modelos menores, ideais para ter em casa, ou em uma sala de visitas pequenas, até os aparelhos maiores, indicados para lugares com grande fluxo de pessoas.

Por que tomar café moído na hora?
O ideal é consumir o café moído de imediato, mas caso precise pode guardar por até 24 horas com as mesmas propriedades. Imagem de nugraha wirajati no Unsplash

Quanto tempo dura café moído na hora?

Para apreciar o máximo do sabor do café moído, o ideal é consumir de imediato, mas é possível preservar por até 24 horas caso sobre após moer. Nesse período, ele mantém suas características básicas como o sabor e o aroma.

Para além desse tempo, o produto ainda estará bom para o consumo, embora com uma leve perda em razão do contato com o ar.

Como armazenar o café?

O ideal é colocar o café em um pote com vedação e guardar em um local fresco, sem incidência direta da luz solar. Colocar na geladeira, embora comum, é incorreto, porque nesse caso podem se formar cristais no produto.

Como comprar os grãos para fazer o café moído?

Para o café moído, é ideal optar por grãos de boa qualidade, pois assim terá um resultado mais saboroso. A Bicafé possui uma ampla variedade de produtos, com grãos selecionados de várias regiões.

O café em grão Bicafé seleção 1kg, por exemplo, é feito com uma seleção que proporciona uma bebida de baixa acidez. Assim, é uma boa escolha para quem prefere um sabor mais suave para tomar no dia-a-dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.