tiramisú

Conheça mais sobre o tiramisú e como fazer essa iguaria italiana

Tiramisú é o nome de um doce italiano que tem fama mundial por ser diferente. Posto que mistura o doce de um biscoito com o salgado do queijo. Então, garante uma experiência de gastronomia interessante e que tem o café como ingrediente principal.

O que é uma tiramisú

É uma sobremesa que surgiu na Itália, na cidade de Treviso e ganhou o mundo. Assim, consiste em várias camadas de biscoito de champagne ou do tipo inglês. Além disso, eles devem estar embebidos em café puro.

Como recheio do tiramisú entre os biscoitos devem estar um creme à base de queijo. Ainda, ele deve ser do tipo mascarpone. Mas, hoje existem diversos tipos de receitas que contemplam esse doce.

Já o nome da sobremesa também tem uma história por trás. Posto que significa “levantar” ou “puxar para cima”. Por causa da força energética que ele tem nas pessoas devido ao excesso de açúcar.

Como surgiu 

São muitas as hipóteses que rodeiam o surgimento desse doce. Mas, as que as pessoas mais contam são apenas três. A primeira é do século XX, depois da Segunda Guerra Mundial na cidade de Treviso. 

Em um restaurante de nome “Da Alfredo”, os boêmios usavam para energizar. Sobretudo, para as noites em bordéis, só que o restaurante não reconhece.

Outra história que as pessoas contam é que apareceu no estabelecimento Le Beccherie. Por outro lado, já a terceira versão é que surgiu em Florença, também na Itália.

tiramisú
Foto: O tiramisú é uma saborosa receita que tem o café como um dos protagonistas.

Aprenda a fazer um deliciosa tiramisú

Por ser um dos doces mais famosos da Itália e do mundo, muitas pessoas conhecem a receita. Mas, neste artigo você aprende a fazer um delicioso tiramisú. Por isso, continue a ler e descubra o passo a passo dessa sobremesa.

Quais ingredientes usar

Os produtos que você usa para fazer a receita não são muito diferentes. Por outro lado, há apenas um biscoito e um queijo que não são comuns, mas você encontra nos mercados. Logo, observe quais são:

  • 6 gemas de ovo;
  • 250 gramas de açúcar;
  • 500 de mascarpone;
  • 250 ml de café bem forte;
  • 30 biscoitos de champagne;
  • Cacau em pó para polvilhar em cima.

Modo de preparo do tiramisú

Primeiro faça o café, reserve e deixe esfriar, depois bata as gemas em uma batedeira. Em seguida, acrescente açúcar até que você consiga uma espuma densa. Após isso, acrescente o mascarpone e misture de forma delicada até obter um creme.

Molhe os biscoitos no cafezinho sem ensopar e comece as camadas com eles e o creme. Por fim, deixe na geladeira por no mínimo uma hora e o tiramisú estará pronto. Enfim, por último você pode polvilhar o cacau em pó por cima.

Essa receita serve bem 12 pessoas, mas se seu público for maior é só dobrar os ingredientes. Então, coloque a mão na massa e faça para se surpreender com o sabor.

Não deixe de experimentar essa receita

Agora já conhece a história do tiramisú e sabe como fazê-lo da maneira correta. Então, não perca tempo e experimente fazer na sua casa. Assim, você vai conhecer mais um tipo de elemento gastronômico que as pessoas apreciam muito.

Para acompanhar esse doce, escolha um café especial. Para isso, visite a loja da Bicafé na Shopee e descubra todas as suas variedades de sabor. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.