Kopi Luwak

Veja tudo sobre o Kopi Luwak e porque ele é o café mais caro do mundo

Kopi Luwak é o nome do café mais raro e caro do mundo. Isso por causa do modo como ocorre sua extração e processos até chegar aos consumidores. Enfim, neste artigo você descobre mais sobre essa especiaria, então continue lendo.

Você conhece o Kopi Luwak?

É o café mais raro e por causa disso é o mais caro do mundo inteiro. Além do mais, é um dos mais exóticos que existem, por causa do seu meio de produção. Posto que é coletado junto às fezes do animal que o consome.

Você não leu errado, ele realmente é feito por meio dos processos que ocorrem no estômago de um felino selvagem. Assim, a digestão do mesmo é o elemento que torna esse produto diferente dos demais. 

O civeta é o dono do organismo produtor do Kopi Luwak nas regiões agrícolas da Indonésia. Pois, ele entra na plantação e se alimenta dos frutos mais maduros. Enfim, apenas os grãos não sofrem digestão completa, mas passam por processos externos.

Saiba mais sobre essa variedade

O próprio nome já remete ao processo, pois kopi significa café e luwak, civeta. Logo, por conta da sua exótica produção, é um dos mais famosos do mundo.

De onde veio o Kopi Luwak

Tem origem na Indonésia, região do Goyo, que fica a 1500 metros de altitude. Ou seja, seu cultivo se dá nas montanhas asiáticas. Então, por ser algo totalmente natural e sem interferência humana, ele é mais caro ainda. 

Como começou o cultivo

Não existe algo que, de fato, comprove como aconteceu o primeiro cultivo do Kopi Luwak. Mas, acredita-se que foi depois que os holandeses começaram a plantar café na região. Visto que eles proibiram os nativos de cultivar o grão.

Depois da restrição, eles passaram a observar que os civetas expeliam os grãos inteiros. Logo, começaram a coletar para o próprio consumo. Após isso, até os colonos começaram a se interessar pelo processo e logo essa variedade valorizou.

Kopi Luwak
Foto: O Kopi Luwak é um dos cafés mais raros e mais exóticos do mundo.

Maneira de produzir esse café

Existe todo um processo para que essa bebida chegue até a mesa dos consumidores mais exigentes. Dessa forma, confira abaixo, o passo a passo para fazer um Kopi Luwak:

  1. Primeiro, há o cultivo dos frutos do café;
  2. Espera-se os civetas comerem os mais maduros que eles mesmos selecionam;
  3. Quando esses animais defecam, os nativos coletam os grãos;
  4. Depois selecionam, limpam, torram e moem o grão.

O que o Kopi Luwak tem de diferente

Como os grãos do café passam pelo sistema digestivo dos civetas, seu gosto é mais exótico. Pois, ganham um sabor que não se compara a nenhum outro. Enfim, a bebida se torna um pouco menos ácida e mais suave do que as outras.

O diferencial também está nos outros processos além da digestão do animal. Aliás, existe uma longa cadeia que passa pelo cultivo da fruta até a coleta manual. Então, torna tudo muito exclusivo.

A torra também é feita com todo cuidado e atenção. Além do transporte e armazenamento que possui características especiais. Por último, a moagem e extração dão o toque final de cuidados com o grão dessa bebida.

Saboreie o café mais raro do mundo

Fato é que o Kopi Luwak é um café caro, mas vale a pena degustar esse fenômeno de sabor. Sobretudo, os amantes da bebida precisam experimentar essa especiaria. 

Também não deixe de conhecer e experimentar as variedades de cápsulas da Bicafé. Em sua loja na Shopee, há todos os sabores e aromas da marca para você provar a aprovar.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.