Qual país que mais consome café?
O país que mais consome café no mundo hoje em dia é a Finlândia. Esta é uma informação que pode surpreender quem vive no Brasil, mas na verdade, a bebida é muito comum em todos os continentes, entenda o porquê.
Como se define qual país que mais consome café
Para chegar ao resultado, a Organização Internacional do Café fez a média de bebida por pessoa. Assim, na nação campeã, são cerca de 12 quilos de grão para cada pessoa ao longo do ano.
A Europa é o continente onde o drink é mais popular. No entanto, o número tem relação com a população que existe nesses lugares.
Briga pelo título
Esse fato acontece porque a conta não exclui crianças ou quem não gosta de café. Portanto, se só fosse considerado entre a comunidade que consome a bebida, a ordem seria diferente.
Muitos territórios grandes como Brasil e Estados Unidos definem que a forma de contar os prejudica. Então, não aceitam a sua posição, mas ainda assim, ela é a oficial, afinal, foi feita por um órgão reconhecido a nível mundial.
Lista de país que mais consome café
A lista com o país que mais consome café foi feita em 2020 e atualizada em 2021. Portanto, veja a seguir o ranking das nações e seu consumo per capita por quilos:
- Finlândia – 12,0;
- Noruega – 9,9;
- Islândia – 9,0;
- Dinamarca – 8,7;
- Holanda 8,4;
- Suécia – 8,1;
- Suíça – 7,9;
- Bélgica – 6,8;
- Luxemburgo – 6,5;
- Canadá – 6,5;
- Bósnia e Herzegovina – 6,2;
- Áustria – 6,1;
- Itália – 5,9;
- Brasil – 5,8;
- Eslovênia – 5,8;
- Alemanha – 5,5;
- Grécia – 5,4;
- França – 5,4;
- Croácia – 5,0;
- Chipre – 4,9;
- Líbano – 4,8;
- Estônia – 4,5;
- Espanha – 4,5;
- Portugal – 4,3;
- Estados Unidos – 4,2.
Porque a Finlândia bebe tanto café?
Consumir a bebida é um hábito comum na rotina dos finlandeses. Assim, por lá é comum tomar entre cinco e oito xícaras por dia. Dessa forma, o café está incluído em todas as refeições, até mesmo a noite e é uma ofensa recusar quando lhe oferecem.
A nação é muito fria, o que faz com que as pessoas prefiram tomar bebidas quentes de forma regular. Além disso, ao longo do inverno, a luz solar dura pouco tempo – cerca de três horas – e é preciso tomar um cafezinho para aquecer o corpo e se manter acordado.
Outro motivo possível é o fato que quando o país conseguiu a sua independência, a prática nasceu como uma forma de se aproximar do Ocidente. Afinal, foi no período da Segunda Guerra Mundial e tomar chá era algo muito comum no Oriente, o que não era bem visto.
Leis trabalhistas do café
O costume é reconhecido por lei e lá os funcionários têm direito a pelo menos dois intervalos diários de 15 minutos para apreciar o líquido. Por fim, a prática ainda é usada para marcar encontros e tem nomes diferentes para datas e horários especiais.
A popularidade do café no mundo
Muitas nações gostariam de ter o título de país que mais consome café no mundo. Isso porque, a bebida é uma das mais populares que existem e está sempre associada a muito sabor. Assim, a Finlândia é a atual líder do ranking, mas pode perder o posto no futuro.
Conheça todas as variedades desse grão que é paixão mundial. Por isso, visite a loja da Bicafé na Shopee e leve mais qualidade para o seu dia a dia.
Deixe um comentário