temperatura do café

Descubra aqui se a temperatura do café afeta o seu sabor ou não

A temperatura do café pode ser mais importante do que você pensa. Inclusive, muitas pessoas não acreditam no impacto que ela tem na bebida. Portanto, veja a seguir a razão desse fator afetar o gosto e de que forma isso acontece.

Relação entre sabor e a temperatura do café

Caso não saiba, esses dois elementos se relacionam de modo que um impacta o outro. Assim, a forma como essa interação acontece tem muito a ver com a bebida em si. No entanto, o modo de degustação também é importante.

Diante disso, é natural que ela tenha um determinado gosto quando quente e outro sabor quando fria. Mesmo assim, muitas pessoas sequer notam essa mudança. Agora, quem é fã da bebida consegue identificar esses aspectos de forma bem rápida.

A real justificativa para essas alterações

Muito dessa questão se conecta com as papilas gustativas e suas respostas. Dessa forma, cada alimento gera uma reação diferente nessas regiões. No caso do café, veja os aspectos mais importantes abaixo.

  • Bebida muito quente;
  • Bebida em temperatura mais amena.

Temperatura do café alta demais e seus impactos

De modo geral, a bebida libera vapor e isso faz com que se perceba melhor o seu odor. Agora, isso é consequência de uma temperatura que está além dos 76 °C. Assim, com o aumento do calor os compostos voláteis evaporam. 

É essa relação que torna a bebida torrada e mais intensa. Dessa forma, os detalhes mais delicados de sabor são difíceis de perceber. É por isso que muitas pessoas não notam essas mudanças.

Uma questão capaz de mudar toda a sua experiência com a bebida

Inclusive, uma pesquisa mostrou o que acontece ao pegar vários tipos de café e colocá-los em alta temperatura. Então, segundo o estudo, eles têm grandes chances de ter o mesmo sabor. 

No quesito aroma a interação é inversa. Portanto, quando se tem uma temperaturas elevadas, é possível sentir o cheiro da bebida de longe. Com isso fica fácil perceber os impactos desse fator no café.

Os efeitos de uma bebida mais fria

No caso de temperatura do café mais baixa, o cenário muda de novo. Dessa forma, o que se destaca aqui são as notas mais ácidas e mais doces da bebida. No entanto, isso não acontece em qualquer estado.

A faixa entre 30 e 45 ºC é que dá ênfase para essas partes mais delicadas. Assim, o sabor fica basicamente o oposto do descrito no tópico anterior. No entanto,o aroma é um ponto considerado fraco aqui, já que perde intensidade e prejudica a experiência de beber café. 

Veja qual a temperatura do café ideal

Em relação ao grau de calor ideal para degustar o café, vale considerar o que propõe a National Coffee Association. Segundo ela, a temperatura mais adequada é na faixa de 82 a 85 ºC.

Agora, um número tão alto pode incomodar quando for tomar a bebida. Então, para apreciar o gosto e o aroma, vá com calma, bebendo pequenos goles. Por último, outra dica é inspirar bem o vapor para ter uma experiência ainda melhor.

Uma relação profunda

Ao longo deste artigo, você já percebeu que é possível a temperatura do café afetar o aspecto da bebida. Além disso, cada nível de calor destaca o aroma ou alguns dos seus vários sabores.

Beber essa substância tão famosa é bem mais interessante quando se leva em conta esses fatores. Assim, tem-se uma experiência realmente saborosa na qual a pessoa aprecia o aroma e o gosto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.