país que mais consome café

Qual país que mais consome café?

O país que mais consome café no mundo hoje em dia é a Finlândia. Esta é uma informação que pode surpreender quem vive no Brasil, mas na verdade, a bebida é muito comum em todos os continentes, entenda o porquê.

Como se define qual país que mais consome café

Para chegar ao resultado, a Organização Internacional do Café fez a média de bebida por pessoa. Assim, na nação campeã, são cerca de 12 quilos de grão para cada pessoa ao longo do ano.   

A Europa é o continente onde o drink é mais popular. No entanto, o número tem relação com a população que existe nesses lugares. 

Briga pelo título

Esse fato acontece porque a conta não exclui crianças ou quem não gosta de café. Portanto, se só fosse considerado entre a comunidade que consome a bebida, a ordem seria diferente.

Muitos territórios grandes como Brasil e Estados Unidos definem que a forma de contar os prejudica. Então, não aceitam a sua posição, mas ainda assim, ela é a oficial, afinal, foi feita por um órgão reconhecido a nível mundial.

Lista de país que mais consome café

A lista com o país que mais consome café foi feita em 2020 e atualizada em 2021. Portanto, veja a seguir o ranking das nações e seu consumo per capita por quilos:

  1. Finlândia – 12,0;
  2. Noruega – 9,9;
  3. Islândia – 9,0;
  4. Dinamarca – 8,7;
  5. Holanda  8,4;
  6. Suécia – 8,1;
  7. Suíça – 7,9;
  8. Bélgica – 6,8;
  9. Luxemburgo – 6,5;
  10. Canadá – 6,5;
  11. Bósnia e Herzegovina – 6,2;
  12. Áustria – 6,1;
  13. Itália – 5,9;
  14. Brasil – 5,8;
  15. Eslovênia – 5,8;
  16. Alemanha – 5,5;
  17. Grécia – 5,4;
  18. França – 5,4;
  19. Croácia – 5,0;
  20. Chipre – 4,9;
  21. Líbano – 4,8;
  22. Estônia – 4,5;
  23. Espanha – 4,5;
  24. Portugal – 4,3;
  25. Estados Unidos – 4,2.
país que mais consome café
Foto: O café é uma das bebidas mais populares do mundo.

Porque a Finlândia bebe tanto café?

Consumir a bebida é um hábito comum na rotina dos finlandeses. Assim, por lá é comum tomar entre cinco e oito xícaras por dia. Dessa forma, o café está incluído em todas as refeições, até mesmo a noite e é uma ofensa recusar quando lhe oferecem.

A nação é muito fria, o que faz com que as pessoas prefiram tomar bebidas quentes de forma regular. Além disso, ao longo do inverno, a luz solar dura pouco tempo – cerca de três horas – e é preciso tomar um cafezinho para aquecer o corpo e se manter acordado.

Outro motivo possível é o fato que quando o país conseguiu a sua independência, a prática nasceu como uma forma de se aproximar do Ocidente. Afinal, foi no período da Segunda Guerra Mundial e tomar chá era algo muito comum no Oriente, o que não era bem visto.

Leis trabalhistas do café

O costume é reconhecido por lei e lá os funcionários têm direito a pelo menos dois intervalos diários de 15 minutos para apreciar o líquido. Por fim, a prática ainda é usada para marcar encontros e tem nomes diferentes para datas e horários especiais.

A popularidade do café no mundo

Muitas nações gostariam de ter o título de país que mais consome café no mundo. Isso porque, a bebida é uma das mais populares que existem e está sempre associada a muito sabor. Assim, a Finlândia é a atual líder do ranking, mas pode perder o posto no futuro.

Conheça todas as variedades desse grão que é paixão mundial. Por isso, visite a loja da Bicafé na Shopee e leve mais qualidade para o seu dia a dia.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.