Jarra com coca e gelo sobre tábua de madeira em cima de mesa

Veja como é simples fazer coca de café em casa

Tomar coca de café é uma ótima opção para quem gosta da mistura de sabores. Com o cold brew e alguns ingredientes, você pode fazer um drink em uma tarde de verão, na reunião de família, ou até mesmo para dar aquela disposição que a cafeína proporciona.   

O que é coca de café?

A Coca de café é um drink caseiro que tem o sabor semelhante ao plus café expresso produzido e comercializado pela coca-cola. Assim, para essa produção é usado o método cold brew que consiste na preparação a frio.

Método cold brew

O método cold brew surgiu no século XVII e ficou conhecido no Japão quando os holandeses o levaram até lá. Mas, apenas em 2010 que a bebida ficou popular nos EUA, seguido do Reino Unido e Alemanha.

Produção do cold brew

A produção do cold brew inicia com a preparação do café frio, onde ele é colocado em uma garrafa em temperatura ambiente. Portanto, em vez de água quente por um tempo curto, o processo é feito com água fria por até  24 horas.

Desse modo, o produto obtido é menos amargo do que o café quente e possui um teor de acidez menor, é suave e aromática, assim, consegue fornecer uma boa experiência para quem toma coca de café.

Drinks que podem ser feitos com esse método

O Cold Brew permite fazer bebidas mais elaboradas sem precisar de muitos itens, assim, basta muito gelo e combinar com alguns ingredientes acessíveis, desde um drink refrescante, cremoso, alcoólico e a coca de café.

Dois copos de Coca de café sobre mesa com canudo articulado preto dentro, além de gelo
Tenha a melhor sensação e experimente a coca de café – imagem de Kimdaejeung do Pixabay

Ingredientes da coca de café

Agora que você já conhece um dos ingredientes principais para fazer a coca de café é hora de explorar tudo o que irá precisar: 

  • 10 cubos de gelo;
  • 15g de mel;
  • 120ml de água com gás;
  • 150ml de cold brew.

Lembrando que é possível substituir o mel por açúcar mascavo, melaço de cana de açúcar ou algum tipo de xarope de fruta do seu gosto. 

Modo de preparo

Antes de mais nada, para preparar a coca de café, escolha um copo e adicione a quantidade do mel. Desse modo, faça a sua diluição com um pouco do cold brew e quando estiver com uma textura homogênea, misture o restante da bebida à água com gás e o gelo. 

Benefícios desse drink caseiro 

Da mesma forma que o café quente é uma grande fonte de energia, o frio também é extremamente importante nesse sentido. Portanto, o cold brew  além de preservar as propriedades do café, ele tem outros benefícios, como por exemplo: 

  • mais saudável;
  • mais sabor e aroma;
  • hidrata mais;
  • melhora o desempenho físico.

Desse modo, se você é adepto de drinks gelados no verão, experimente esse drink e descubra todos os demais benefícios que o seu consumo é capaz de proporcionar.

Malefícios da cafeína

Não é possível dizer se a coca de café possui uma quantidade de cafeína maior do que aqueles feitos da forma  tradicional, porque depende da sua concentração. Porém, abusar do seu consumo causa agitação, insônia, arritmia, nervosismo, dentre outros. 

Diferença da coca de café para a coca-cola expresso?

Enquanto a coca-cola expresso é produzida em larga escala em ambiente industrial controlado, com 31mg de cafeína em uma latinha de 220ml, a coca de café é feita de forma caseira, prática, com ingredientes de fácil acesso, ótimo aroma e sabor gostosos.

Esse drink é uma ótima opção para uma tarde de verão com a família e amigos por ter um melhor custo benefício e atender bem as expectativas. 

Curiosidade sobre a coca-cola plus café expresso

Durante o desenvolvimento da coca-cola plus expresso, foi realizado teste em mais de 30 protótipos com duração de quatro meses. Ademais, para obter um sabor bem marcante e equilibrado foi feita uma longa pesquisa.

Ela tem 40% a mais de cafeína do que a Coca-Cola original e 50% menos açúcar. Além disso, o Brasil está na lista dos países onde ocorreram os primeiros lançamentos, o país teve o sabor criado destinado ao paladar do brasileiro.

Por que esse drink caseiro é uma boa opção para o seu cardápio?

A coca de café é uma boa opção de drink para o seu dia, pela sua produção de maneira fácil, prática, pelo sabor, e por permitir hidratação e refrescância. Portanto, é ótima para aumentar sua atenção nos estudos e treinos devido a cafeína presente em sua composição. 

Mulher segurando copo com bebida a base de café sobre balcão de madeira
Refrescância e hidratação em um dia de sol com coca de café- Imagem de Andrew Neel do Pexels

Experiência esperada ao tomar coca de café?

Tomar coca de café pode lhe proporcionar uma experiência refrescante com aquela sensação efervescente, doce, um pouco ácido e tudo isso aderido ao sabor da cafeína.

É por isso que o consumo de drinks similares a esse é comum na geração milênio, pois eles valorizam a praticidade. Ademais, pedir um drink frio para viagem ou pegar uma garrafa de bebida gelada na geladeira é algo mais rápido e conveniente para um dia corrido.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.