Xícara de vidro transparente com Licor caseiro de café espresso com desenho de coração na superfície e colher sobre pires, tudo em cima de mesa de madeira

Faça em 4 passos o melhor licor caseiro de café, para surpreender a sua família e amigos

Aprenda a fazer um licor caseiro de café com uma receita fácil e simples de fazer, além disso, confira nossas dicas de variações que você pode utilizar na hora de produzir o seu. Portanto, é só seguir o passo a passo, e surpreenda sua família e amigos no próximo jantar. 

Como Fazer Licor caseiro de Café?

O licor caseiro de café pode ser feito de forma rápida e fácil ao usar apenas alguns ingredientes que você já pode ter em casa. Esta receita rende cerca de quatro xícaras (1/4 de litro). Então, você pode fazer mais, mas deve seguir a mesma proporção.

Esta é uma bebida muito saborosa e fácil de fazer, pois os insumos são bem acessíveis. Sendo assim, confira quais os itens para produzir essa deliciosa poção:

  • 1 xícara de açúcar granulado;
  • 1 xícara de açúcar mascavo claro;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 ou 2 cápsula de café Bicafé;
  • extrato de baunilha, cerca de uma pitada;
  • a gosto, cerca de duas xícaras de vodca.

Modo de preparo

Com todos os ingredientes à mão agora é só seguir o passo a passo para fazer um licor caseiro de café que irá surpreender sua familia e amigos.

1. Aqueça a mistura de açúcar e água.

Misture a água, o açúcar mascavo e o branco em uma panela em fogo médio. Então, ponha para cozinhar por cinco minutos, e mexa sem parar.

2. Adicione o café à panela e desligue o fogo.

Neste momento adicione as cápsulas de café da Bicafé enquanto a mistura ainda estiver quente. Depois, mexa bem e deixe derreter.

3. Deixe a mistura esfriar e misture vodka com extrato de baunilha

E assim que o líquido esfriar, coloque-o em um recipiente com tampa. Em seguida, coloque a vodka e o extrato de baunilha, e então, use uma colher para misturar os ingredientes ou agite o pote tampado.

4. Deixe os sabores crescerem.

Embora você possa saboreá-lo imediatamente, é melhor deixá-lo descansar por pelo menos 10 dias. Ele deve ser armazenado coberto em um local escuro e fresco. A vodca vai amolecer e se tornar mais complexa no sabor.

Há variações de licor caseiro de café?

Há muitas maneiras de fazer licor caseiro de café. Portanto, decidir qual método você usará dependerá de suas preferências de gosto e orçamento. Sendo assim, tente coisas diferentes para encontrar o que você gosta. Então, para algumas ideias, continue lendo.

Copo sobre mesa de madeira ao lado de caneca de metal com Licor caseiro de café em ambiente análogo à cafeteria
Há muitas formas de fazer um licor caseiro de café, portanto, escolha o seu jeito e desfrute dessa bebida deliciosa. Imagem de Victor Freitas do site Pexels.

Café

O café em cápsula pode ser uma maneira fácil e barata de adicionar sabor aos licores. Qualquer marca pode ser usada, mas o sabor vai aparecer na bebida final, então não use um barato ou amargo. Uma boa opção é os da Bicafé.

Misture meia xícara de cafeína com rum e extrato de baunilha. Misture bem os ingredientes, tampe e deixe esfriar por 24 horas. Antes de adicionar a mistura de açúcar, coe a borra. Seu licor está pronto simples e fácil.

O álcool

É recomendado que o álcool seja fabricado com a mesma qualidade que você bebe normalmente. Sendo assim, embora possa parecer tentador comprar a vodca mais barata, lembre-se de que gostos amargos podem ser transferidos para a bebida. 

Você pode substituí-la por uma mais forte ou por outra da sua preferência. À medida que o licor final é derramado e os sabores se fundem, ela começa a ficar mais suave.

Essa bebida russa, é um álcool claro e insípido, é ideal para dar sabor a licores aromatizados. No entanto, você também pode usar conhaque ou rum. 

Você deve ter em mente que diferentes álcoois podem alterar o sabor da sua bebida. Portanto, está livre para escolher, entretanto, o rum pode ser uma boa escolha se você é um amante de Kahlua.

Sabores adicionais

Se está cansado do mesmo sabor de cafeína pura, o licor caseiro de café pode ser feito com quase qualquer sabor que você goste. Você pode adicionar paus de canela, cacau em pó ou calda de caramelo a sua bebida cafeinada.

Baunilha

O extrato de baunilha pode ser comprado facilmente, mas você também pode comprar vagens de baunilha inteiras cortadas no sentido do comprimento. Então, isso dará ao seu licor de café um delicado sabor de baunilha.

Como Servir Licor de Café?

Você pode desfrutar de um licor caseiro de café com gelo. Pois, para uma experiência mais saborosa, adicione creme, leite ou meio a meio para torná-lo ainda mais delicioso. Além disso, também pode-se usar em coquetéis como White Russians ou Mochatinis. 

Você também pode substituí-lo por Baileys no café irlandês. Portanto, os licores de café são mais do que apenas uma bebida, eles são um ingrediente-chave em dezenas de sobremesas, de cheesecakes e brownies.

Xícara de café espresso sobre pires verde em cima de mesa de madeira em cafeteria e ao lado de pedaço de torta
Desfrute do seu licor caseiro de café da forma que você achar melhor, mas uma boa dica é servi-lo com cheesecakes e brownies. Imagem de Jason Toevs do site Pexels.

Onde conseguir uma boa cafeína para fazer um licor caseiro de café?

No site da Bicafé você encontra as melhores cápsulas do mercado para fazer um licor caseiro de café, com sabores variados e muita qualidade. Já no seu blog terá muita informação e receitas maravilhosas para fazer no seu dia a dia.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.