café vencido

Café vencido faz mal à saúde? entenda o processo de oxidação da bebida

Para saber se tomar um café vencido fará mal à saúde, consultamos algumas respostas. No entanto, olhar a validade do produto é apenas uma das medidas a observar em relação à qualidade e vida útil da bebida. Prossiga a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

O café vencido em cápsula faz mal?

Um café vencido vai além, a saber, da sua própria validade. Isso significa que este não é o único variável que influencia na vida útil do produto. Não há indicações absolutas sobre o não consumo da bebida.

O café é uma das poucas bebidas que demora para desenvolver mofo. Além disso, também leva tempo para surgir microrganismos prejudiciais à saúde. Logo, especialistas explicam que o café é uma das bebidas que tem a validade vinculada ao seu sabor.

Para o caso das cápsulas de café a validade é indicada na caixa pelo fabricante. O ponto positivo desse produto, no entanto, é a selagem da embalagem. Ela implica em uma vida útil maior, assim como a preservação do sabor por mais tempo.

café vencido
Um café vencido está com seu processo de oxidação completo. Imagem de rawpixel.com no FreePik.

Vida útil

A data de validade presente na caixa de cápsulas, porém, não determina a qualidade de paladar do produto. Isso significa que a validade da bebida pode variar entre três a dezoito meses.

Tudo depende, a saber, do processo de produção das cápsulas e o mais importante, sua vedação. Como dissemos acima, cápsulas seladas tem prolongada a útil da bebida. Saiba mais sobre validade a partir do conteúdo a seguir.

Oxidação

No entanto, segundo especialistas em café, o que determina a validade da bebida é a sua oxidação. Ou seja, a partir do momento que a cápsula é aberta e entra em contato com o oxigênio existente no ambiente, ela perde qualidade e assim, seu sabor.

De modo geral, as cápsulas de café pouco vivem nesse cenário. Ao passo que saem da caixa e já vão para as máquinas de café. Nesse sentido, esse tipo de bebida é o que tem a validade mais prolongada.

Processo de oxidação

O processo de oxidação do café pronto acontece, a saber, depois de vinte minutos que ele passa pela máquina. Isso porque em contato com a temperatura ambiente, ou melhor, com o oxigênio presente no ambiente, o café perde, de modo lento, suas propriedades.

Para quem gosta de adoçar o café o processo de oxidação, no entanto, acontece de forma mais rápida. Uma hora após pronto e adoçado, o café está de modo completo oxidado. Café bom é um café que será consumido de modo imediato.

Qual é o tempo limite para consumir um café vencido?

Consultar a validade do fabricante é um item de observação para evitar o consumo do café vencido. Porém, as cápsulas de café levam vantagem em relação à sua duração, ao passo que duram por, pelo menos, um ano.

Logo, durante esse período, a bebida ainda conserva sua experiência de degustação. Ou seja, permite ao paladar experienciar o que está descrito na caixa, como por exemplo:

  • aroma;
  • fragrância;
  • notas sensoriais;
  • sabor.

Algumas dicas, no entanto, podem prolongar a vida útil da bebida. Uma delas é não armazenar a caixa de cápsulas na geladeira. Não é preciso refrigeração para este material.

Outro cuidado é guardar as caixas em ambientes livres de umidade, luz solar e cheiros fortes, como por exemplo de alguns temperos.

A melhor coisa a se fazer é manter as cápsulas dentro de suas caixas ou em caixas específicas para esse tipo de armazenamento. Para quem deseja colocar as cápsulas expostas, basta ter atenção ao local de exposição e assim, evitar a perda de qualidade.

Café em receitas

O uso do café em receitas é muito comum. A bebida está presente em drinks, em alguns molhos da culinária salgada, bem como em algum doce com café. No entanto, ao passar uma cápsula de café, esta deve ser incorporada na receita de imediato.

Caso você reserve o café para utilizá-lo depois, vai correr o risco da bebida passar pelo processo de oxidação. E isso, como você viu acima, interfere na qualidade do café, em especial na potência de sabor que a bebida oferece à receita.

café vencido
Preste atenção de quem você compra a bebida e assim, evite a chance de um café vencido.Imagem de FreePik

Como evitar beber um café vencido?

Para evitar beber um café vencido, você deve adquirir suas cápsulas de fornecedores reconhecidos. A Bicafé Brasil, desse modo, pode fazer parte da sua vida. A empresa é conhecida pela qualidade de seus produtos.

A marca é responsável por todo o processo de fabricação do café até este chegar na sua casa dentro de uma cápsula. Isso implica em um café em cápsula seguro para você, bem como para a sua família. 

O e-commerce da marca vende cápsulas compatíveis com as máquinas mais tradicionais do mercado. Há a possibilidade da compra das cápsulas por caixa ou kits prontos.

Conheça o mundo de sabores à disposição do seu momento de café do dia. Do expresso ao descafeinado, a Bicafé tem a melhor cápsula para o seu paladar. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.