benefícios do café

16 benefícios do café para a sua saúde e bem-estar

Muitas pessoas se perguntam sobre os reais benefícios do café. Como essa é uma bebida popular no mundo todo, essa preocupação, sem dúvida, é compreensível. Veja, então, as vantagens para a sua saúde ao consumi-la todos os dias e claro, com a devida moderação.

Quais são os benefícios do café?

Dentre os benefícios do café vale destacar que ele ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, protege o fígado, fortalece o DNA e ainda diminui o risco de alguns cânceres. Em resumo, auxilia na manutenção da saúde e do bem-estar, o que é essencial.

Veja, então, um pouco mais sobre os efeitos dessa bebida tão querida no organismo. Já que, só assim é possível traçar um panorama geral de todas as vantagens que ela pode oferecer.

O objetivo deste artigo é lhe ajudar nessa jornada. Aqui você vai ver com mais detalhes 16 benefícios de beber café todos os dias, porém, com muita moderação.

1 – Previne a diabetes tipo 2

Isso foi provado por meio de um estudo feito na Universidade da Califórnia. Os pesquisadores descobriram um dos maiores benefícios de consumir café. Ele previne o diabetes tipo 2, pois aumenta os níveis plasmáticos de globulina.

Este último regula a testosterona e o estrogênio. Assim, esses dois elementos têm relação com o desenvolvimento dessa doença crônica. Além disso, uma pesquisa em Harvard apontou algo interessante.

De acordo com ela, duas xícaras de café podem fazer toda a diferença. Portanto, pessoas que tomam essa quantidade, tem 11% menos chances de ter diabetes. Aliás, alguns pesquisadores acreditam, inclusive, que essa porcentagem pode chegar a até 63%.

a imagem ilustra sobre benefícios do café
Um dos benefícios do café é ajudar na perda de peso. Imagem de Ben Kolde no Unsplash

2 – Auxilia na perda de peso

Não se pode afirmar que o café emagrece, no entanto, ele ajuda nesse processo. Isso porque, a bebida estimula a prática de exercícios físicos, mas não é só isso. Um dos maiores benefícios é que ela auxilia a liberar ácidos graxos.

A partir disso, a cafeína entra em ação e ajuda no processo de queima de gordura, o que acelera o metabolismo do corpo. Entretanto, para perder peso e obter bons resultados, o ideal é sempre aliar o cafezinho a atividades físicas e a uma alimentação equilibrada.

3 – Protege o fígado

Tanto a versão com cafeína quanto o descafeinado tem o poder de proteger o fígado, segundo um estudo da Johns Hopkins. Assim, quem consome café, em geral, possui mais enzimas saudáveis nesse órgão do que as pessoas que não tomam essa bebida.

4 – Melhora o foco e a memória

Um dos benefícios do café tem relação com a melhora da memória, aumento do estado de alerta e do foco, além disso, reduz a sonolência. Isso porque, a cafeína estimula o sistema nervoso central do corpo.

5 – Previne a depressão

Os polifenóis na bebida servem para combater os radicais livres que inflamam as células do sistema nervoso central. Isso, por sua vez, acaba por diminuir a ansiedade e melhora o humor, o que previne casos de depressão.

Sair para tomar um café em uma cafeteria bacana ou reunir os amigos em casa para um cafezinho, faz com que você interaja com outras pessoas, o que ajuda a promover mais bem-estar.

6 – Fortalece o DNA

Os radicais livres fragmentam o DNA, o que às vezes pode gerar mutações no material genético e causar:

  • câncer;
  • envelhecimento precoce das células.

Só que graças ao poderoso poder antioxidante dessa bebida, um dos benefícios do café é que ele consegue fazer com que o DNA se regenere.

a imagem ilustra sobre benefícios do café
O café pode diminuir as suas chances de ter câncer de próstata. Imagem de Matt Hoffman no Unsplash

7 – Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de cânceres

O café comum ou a sua versão sem cafeína pode reduzir em até 26% as chances de desenvolver câncer colorretal. Essa é a conclusão de uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins.

Câncer de próstata 

Já um outro estudo revelou que o consumo regular dessa bebida quente pode diminuir o risco de câncer de próstata nos homens. 

O café é capaz de alterar os níveis dos hormônios sexuais, tem efeito antioxidante, queima a gordura e ainda ajuda a melhorar a sua performance física, portanto, fatores cruciais para que se evite o surgimento desse tipo de tumor.

8 – Evita problemas respiratórios

Pode-se afirmar que o café evita problemas respiratórios, pois ele tem um efeito broncodilatador. Ou seja, ajuda a relaxar os brônquios, bem como:

  • diminui a sensação de peso no peito;
  • melhora a qualidade da sua respiração.

Quem consome a bebida, além disso, tem 30% menos chances de ter asma. Aliás, beber café pode melhorar a sua função pulmonar por até duas horas. 

9 – Combate a prisão de ventre

Graças a cafeína, o café consegue contrair o intestino e o estômago, o que ajuda no combate da prisão de ventre. Portanto, pode-se dizer que ele tem um efeito laxante, pois estimula os movimentos intestinais.

10 – Previne Alzheimer e demência

Um dos benefícios do café está em conseguir desacelerar o desgaste cognitivo. Pesquisas mostram que quem consome essa bebida tem 65% menos chances de ter Alzheimer. Ainda, outro estudo avaliou pessoas com mais de 65 anos.

As que consomem um bom cafezinho, podem levar até 4 anos a mais para desenvolverem a doença. Tudo isso porque a ingestão moderada de cafeína tem efeitos muito positivos no corpo.

11 – Elimina a dor de cabeça

O café tem dois efeitos muito importantes que previnem não só as dores de cabeça, mas também as enxaquecas, são eles:

  • analgésico;
  • anti-inflamatório.

É vital salientar que a ingestão de café deve ser moderada, já que o seu consumo exagerado, de fato, pode causar dor de cabeça.

a imagem ilustra sobre benefícios do café
Tomar café minutos antes de treinar é uma boa opção, pois ele gera energia. Imagem de Marianne Krohn no Unsplash

12 – Melhora a performance em atividades físicas

O café como pré-treino é uma boa opção devido ao seu papel ergogênico. Ou seja, a cafeína gera mais energia no corpo, reduz o cansaço e a dor durante as atividades físicas. O que, por sua vez, vai melhorar a sua performance não só mental, mas também física.

13 – Evita doenças do coração

O café possui elementos bem ricos como os ácidos cafeico e clorogênico, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Desse modo, combatem os radicais livres do corpo, o que melhora a:

  • saúde das suas artérias;
  • circulação do sangue.

Todas essas ações, portanto, auxiliam na prevenção de doenças do coração como, por exemplo, derrame, infarto e pressão alta.

14 – Reduz o risco de AVC

Um dos benefícios do café é que o seu consumo diminui o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Essa é a conclusão de um estudo da Nurse Health que avaliou 83 mil mulheres e constatou que a bebida tem relação com a redução dos casos de derrames. 

15 – Alivia o estresse

O café alivia o estresse segundo pesquisas. Isso graças ao ácido clorogênico e a cafeína, elementos muito presentes nessa bebida. O estresse crônico eleva os níveis de cortisol e com isso, altera-se uma área do cérebro de nome hipocampo.

A partir disso, há uma piora na memória e no humor, o que torna alguém mais suscetível a ter depressão. Mas, graças a esses dois componentes do café, há uma melhora no humor e redução no estresse, além de ajudar no raciocínio e na memória.

16 – É um anti-inflamatório natural

O café é um anti-inflamatório natural por causa da presença do ácido clorogênico. Assim, este antioxidante que combate o excesso de radicais livres, elimina inflamações e ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

Vale adicionar ainda que uma pesquisa de Stanford chegou a conclusão de que a cafeína reprime os processos inflamatórios com relação a idade.

a imagem ilustra sobre benefícios do café
Para aproveitar os benefícios do café, o seu consumo deve ser moderado. Imagem de engin akyurt no Unsplash

Qual é a dosagem ideal para aproveitar os benefícios do café?

A dosagem ideal para obter os benefícios do café é de até 400 mg de cafeína ao dia, ou seja, até quatro xícaras de 150 ml. Essa, portanto, é a recomendação geral para adultos.

Já para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a indicação é de até 200 mg, isto é, duas xícaras de café por dia de 150 ml. Por outro lado, para crianças acima de 12 anos, o ideal de cafeína é até 100 mg, portanto, uma xícara de café.

Agora para pessoas que sofrem de pressão alta, por exemplo, o consumo de cafeína não deve ultrapassar 200 mg, isto é, duas xícaras de café ao dia.

Quantidade de cafeína nos cafés

Em uma xícara de 150 ml, por exemplo, a média de cafeína em um descafeinado é de 1,3 mg. Já um espresso contém cerca de 250 mg.

Como obter todos os benefícios do café?

Para se obter todos os benefícios do café, é vital manter uma dieta balanceada e saudável, bem como, fazer exercícios físicos de forma regular.

Também é essencial consumir bebidas de qualidade, então, procure por locais que vendem cafés de boa procedência. A Bicafé é, sem dúvida, a melhor opção. 

No e-commerce dessa marca portuguesa você encontra uma ampla diversidade de bebidas e pode escolher as que mais lhe agradam. Enfim, vale muito a pena conferir e provar.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.