Pode tomar café com creatina?
O café com creatina é uma das bebidas favoritas de quem frequenta academias ou tem treinos exaustivos. Por isso, vale a pena entender como essa mistura funciona, se você pode usá-la todos os dias e os benefícios ou riscos que pode oferecer.
Por que tomar café com creatina?
O café com creatina é uma das formas de tomar esse pó que atua como um suplemento e deve ser diluído na bebida que você preferir. Dessa forma, dá para se consumir a creatina com várias outras bebidas, como, por exemplo:
- água;
- suco;
- vitamina.
Só que diferente das outras opções, quando se mistura ela com café, ela ganha o reforço da cafeína. Portanto, é bom saber como cada uma dessas substâncias se comporta para ter um controle melhor ao longo do uso.

Como o café com creatina atuam no organismo?
Essa combinação de café com creatina é útil para quem deseja ter mais energia e acelerar o seu metabolismo. Isso porque, os dois tem propriedades diferentes, mas que se parecem, nos seus efeitos.
Como atua a creatina?
A creatina tem como papel prover energia rápida durante a contração muscular. Ou seja, ela se armazena e para depois atuar nos primeiros instantes em que o músculo precisa de força para realizar uma atividade, ainda mais em tecidos cuja demanda energética é alta.
Como atua o café?
O café em grãos é uma bebida que possui cafeína como o seu principal composto. Assim, atua como um estimulante muito efetivo para evitar a sensação de cansaço, mas, também, funciona para aumentar os níveis de energia e o estado de alerta.
Existem riscos do uso constante?
Apesar dessa bebida ter vários benefícios, é bom tomar cuidado para não o consumir de forma exagerada. Isso porque, pode provocar o efeito rebote, que causa vício no seu uso, pois quanto mais cafeína se bebe, mais precisará para prover o mesmo efeito, além disso, pode causar:
- sudorese;
- ansiedade;
- taquicardia;
- distúrbios intestinais;
- azia;
- insônia;
- má qualidade do sono.
Um bom café aliado com a creatina tem o mesmo objetivo final, ou seja, dar mais energia para a prática de exercícios. Mas, os seus mecanismos de ação e a forma com que a energia absorvida é estimulada no organismo, se diferem muito.

A cafeína atua de modo a fornecer a energia para o sistema nervoso central e também para o muscular. Enquanto isso, a creatina atua de forma intramuscular, ou seja, age dentro do músculo.
O café corta o efeito da creatina?
Não há evidências de que não se pode tomar creatina com o café preto. Isso porque, mesmo que a cafeína seja famosa por cortar ou atrapalhar a absorção e efeito de muitos nutrientes, o consumo da creatina não sofre interferência quando se associa a ela.
As suas substâncias promovem melhora no desempenho por meio de mecanismos independentes. Portanto, não interfere no desempenho uma da outra, apenas se complementam.
Quais são os benefícios do café com creatina?
A união de café com creatina traz efeitos ótimos para quem busca melhorar seu desempenho no esporte e ter uma boa performance na atividade física que pratica. Assim, apesar de ter meios de ação distintos, são muito usados para auxiliar a fazer exercícios.
Com o uso contínuo e ponderado dos dois juntos é possível obter uma suplementação combinada. Por isso, o corpo consegue ter ainda mais energia e explosão para cumprir as funções de força, explosão e velocidade.
Ainda há a chance de que a junção das duas substâncias seja efetiva para ampliar o acúmulo da creatina. No entanto, essas são apenas hipóteses e não há comprovação de que o efeito seja mesmo esse.

Como tomar cafeína e creatina juntas?
A dose usual de creatina deve ser entre 3 a 5g por dia, ou conforme o que seu nutricionista recomendar. Além disso, é crucial que se dilua na bebida, bem como que seu consumo seja diários, mesmo nos dias em que não treina.
Não há um melhor horário do dia para o consumo, mas, se sugere que o uso ocorra sempre no mesmo momento para evitar esquecer. Assim, ainda se aconselha que se consuma com um carboidrato para melhorar a sua absorção.
É válido ressaltar que para tomar café com creatina, o limite máximo deve ser de 4 xícaras de café coado, cerca de 400 mg. Dessa forma, evite ingerir a bebida depois das 16h, já que isso pode atrapalhar a qualidade do sono.
Cuidados com o uso da cafeína
A cafeína pode desidratar o corpo se o consumo for em excesso, assim como o mecanismo de ação da creatina também demanda água. Portanto, é crucial consumir bastante água ao longo do dia para evitar desidratação.

Quando não consumir creatina e café?
Não há contraindicação do consumo de café com creatina, já que os dois não interferem na absorção e no efeito. No entanto, para quem tem dificuldade para dormir, o melhor é evitar no período noturno.
Para facilitar seus preparos, conheça os grãos Bicafé que trazem o melhor sabor para a sua bebida e faça essas receitas em pouco tempo. Assim, a Bicafé Brasil tem ótimas opções para quem deseja combinar a bebida com a substância.
Deixe um comentário