Como degustar café: saiba tudo sobre a bebida preferida do país

Saiba como degustar café para apreciar essa bebida ao máximo. Além disso, essa técnica é essencial para identificar todos os seus diferentes sabores e aromas. Afinal, o seu consumo no Brasil só cresce a cada ano. 

A escolha do café é sempre muito importante

Quando se trata desse grão, é importante saber que o tipo de torra interfere no paladar da bebida. Isso porque, cada uma possui uma característica própria, que são:

  • Clara: aroma delicado, acidez acentuada, sabor suave e doce;
  • Média: aroma intenso, acidez equilibrada, sabor mais doce;
  • Escura: pouco aroma e acidez, sabor ligeiramente doce.

O modo como ele é feito também influencia no sabor final. Dessa forma, cada região e país tem seus hábitos de cultivo.

Não tenha medo de arriscar

Invista em vários tipos de grãos e diferentes sabores e aromas, a fim de aprender como degustar café. Assim, comece pelas suas cápsulas da bebida favorita.

Depois experimente as opções premium de diversas intensidades. Aliás, vale a pena provar o famoso Cortado e Ristretto.

Foto: A melhor forma de degustar café é em boa companhia

Olfato é essencial para aprender a como degustar café

Você já escolheu qual produto comprar, preparou da melhor forma possível e agora quer saber como degustar. O primeiro passo é quase instintivo, afinal, o primeiro sinal de que tem café quentinho sendo feito é o cheiro:

  1. Coloque a bebida no copo ou xícara;
  2. Faça uma cabaninha com as mãos;
  3. Aproxime do seu rosto.

Com isso, é possível sentir somente os aromas que exalam do recipiente. Assim, dá para inalar  o perfume adocicado ou floral do café, tudo depende de onde o grão foi cultivado e seu tipo. Por isso, cada experiência é única. 

Paladar

Feito isso, você pode sorver o café, ou seja, é o ato de beber aspirando, como se faz ao tomar uma sopa quente de colher. Dessa forma, a bebida é pulverizada na boca, isto é, entra líquido com ar para dentro, o que ativa as papilas gustativas da língua. 

Isso a deixa sensível para sentir todos os sabores. Aliás, é importante que o primeiro gole seja com a bebida sem açúcar, já que é essencial perceber o gosto original, sem nenhuma interferência.

Aprenda características importantes na hora de saber como degustar café

Note que cada pedaço da língua é responsável por detectar um sabor. São quatro regiões ao todo como:

  • Acidez, na lateral mais abaixo;
  • Na parte superior, o salgado;
  • Fundo: amargor;
  • Ponta: doce.

O sabor da acidez presente no café você sentirá mais na lateral do meio para o final da língua. Já as notas doces predominam na ponta dela.

Acima na lateral mais a frente é possível notar sabores salgados, como notas de sementes e castanhas, embora pareça difícil de relacionar isso ao café, eles são comuns no tipo Arábica.

Por último, o amargor, característica facilmente encontrada na bebida, será sentida já no fundo da língua.

Corpo do café

Antes de mais nada, para saber como degustar café, é importante entender sobre o quão encorpado ele é. O corpo do café significa o tempo que o seu sabor permanece na boca.

Dito isso, existe uma classificação em relação a ele, por exemplo:

  • Corpo baixo: o sabor do café some rápido da boca, assim que ele é ingerido;
  • Alto: o gosto da bebida persiste por mais tempo, mesmo após a degustação.

Como degustar café e a importância da harmonização

Ele cai muito bem nas receitas, uma prova é um doce italiano famoso chamado tiramisu. Assim, nele, as bolachas são embebidas em um café amargo. Embora ele se destaque em preparos, também é bom consumi-lo junto de pães e bolos.

Assim como acontece com o vinho e a cerveja, essa popular bebida quente também pode ser harmonizada com outros alimentos, criando sabores e sensações marcantes. Há duas formas de fazer isso, na semelhança e complemento.

Cafés mais adocicados caem bem com uma sobremesa. Por outro lado, já os alimentos salgados, pedem notas mais amargas da bebida.

Saiba o que serve de complemento

Note que no complemento, o interessante é intensificar as características do sabor. É o que acontece quando se junta o café com notas mais adocicadas como sobremesas. Dessa forma, o gosto da bebida soma-se a de outros alimentos.

O contraste também deve ser avaliado

Veja que a percepção do sabor muda totalmente se ao café com forte amargor for consumido junto a um doce mais açucarado. Ali, há um contraste, onde novas sensações são criadas.

Descubra como degustar café em cápsulas

As cápsulas de café são ótimas alternativas para degustar uma bebida de qualidade, fácil de fazer e sem desperdício. É possível investir em vários tipos de torras e sabores, pois já há no mercado versões para todos os paladares.

Na loja da Shopee da Bicafé, você encontra opções para todos os gostos. Então, não deixe de conhecer e experimentar cada uma delas.

Atenção aos mesmos detalhes

Prove a bebida, anote as sensações, por exemplo, se são mais doces, ácidas ou amargas, bem como, se é encorpado ou não. Todas elas também são notadas com as cápsulas.

Também é possível se atentar ao contraste de uma cápsula para a outra e assim, degustar com a mesma precisão de outros tipos de preparo.

Curta essa bebida ao máximo

Agora que você já sabe como degustar café, viu as características da bebida e como identificá-las, se renda a experiência de beber uma boa xícara e lembre-se de notar todas as nuances encontradas. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.