café e leite

A clássica combinação entre café e leite

O café e leite são a dupla perfeita para muita gente no lanche da manhã, da tarde ou a qualquer hora do dia. Mas o que poucos sabem é que essa mistura traz benefícios para quem a consome. A seguir, descubra um pouco mais sobre essa bebida tão cotidiana. 

Curiosidades sobre o café e leite

Não há muita certeza sobre quando começaram a combinar o café e leite durante a história humana. Assim, alguns indícios apontam para a origem europeia desse arranjo, ao longo do século XVIII, na data que as primeiras cafeterias surgiram também.

Por mais básica que seja essa dupla, eles estão juntos nos copos e xícaras ao redor do mundo de formas muito diferentes, mas saborosas. É o caso, por exemplo, do cappuccino, macchiato, mocha, pingado, cortado e média.

A cada receita a quantidade de leite, o tipo de café e até as formas que cada um aparece na composição podem mudar. Então, você pode encontrar o leite na forma de espuma, creme, líquido mesmo e até apenas em vapor nas receitas.

Outro fato interessante sobre a combinação é que ela também possui uma influência econômica, já que misturados o seu custo financeiro era menor.

Vantagens para a saúde

Com tanta variedade, difícil é não consumir café e leite. Mas, essa ação pode despertar algumas dúvidas sobre sua relação com a saúde e bem-estar, já que a cafeína é uma substância viciante e o leite não é bem digerido por algumas pessoas.

O que pouca gente sabe é que o consumo dessa dupla não tem nada de prejudicial e apresenta muitos benefícios para a saúde. Quando saboreado de forma equilibrada, ela pode:

  • Melhorar a atenção;
  • Fortalecer o corpo;
  • Previnir alguns problemas de saúde.

A seguir, entenda com detalhes como cada um desses itens é possível. Assim, você pode continuar tomando a bebida sem culpa ou encontrar motivos para começar a fazer isso.

Entenda como o café e leite atuam no corpo humano

O café já leva a fama de ajudar na concentração há muito tempo. Isso acontece porque a cafeína é uma substância estimulante. Mas, combinada ao leite essa capacidade aumenta ainda mais e também é mais nutritiva. Por conta disso, eles ainda aliviam a dor de cabeça.

Aliado ao café, o leite também atua no organismo fornecendo o cálcio necessário para o corpo. Assim, ele fortalece componentes muito importantes e que precisam de força para a sustentação física, como músculos e ossos.

Já como benefícios a longo prazo, pode-se citar a prevenção de problemas de saúde como a gastrite e a cirrose. Além disso, já existem pesquisas demonstrando a atuação dessas bebidas no combate a doenças degenerativas como, por exemplo, Alzheimer.

Com um consumo regular, portanto, você garante que cálcio, proteínas, vitaminas A e B estejam presentes no seu organismo.

Dicas práticas

Caso você tenha ficado com vontade de tomar uma dose de café e leite, fique atento a algumas orientações para ter uma experiência plena. Assim, escolha produtos de qualidade, porque isso é essencial.

Algumas pessoas costumam adoçar o café durante o preparo, mas isso pode diferenciar um pouco o sabor por conta da caramelização do açúcar. Portanto, para servir e aproveitar o sabor mais adequado ao seu gosto deixe para adicioná-lo na hora de consumir.

Café com leite

Para quem ficou com vontade de fazer uma bebida quente, rápida e simples o café com leite é a opção mais acessível. Na sua versão mais fácil, a média, basta misturar os dois líquidos em uma xícara ou copo utilizando quantidades iguais de cada um.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.