Harmonização com café: saiba como fazer
Saber como fazer uma harmonização com café pode proporcionar uma experiência única. É possível extrair o melhor sabor fazendo combinações com comidas doces ou salgadas. Por isso, veja algumas dicas de como colocar isso em prática de maneira simples.
O que é harmonização?
De forma geral, esse processo consiste em juntar alimentos com a bebida de modo que o seu sabor fique ainda mais acentuado. Assim, quem bebe aprecia o melhor dos gostos e tem uma experiência incrível.
Existem harmonizações com líquidos como cerveja ou vinho. No entanto, o café também é uma arte que oferece uma sensação única. Por isso, existem vários alimentos que podem ajudar a refinar essa bebida.
O mais importante é encontrar um equilíbrio entre o café e a sua combinação. Assim, você consegue identificar os sabores de maneira distinta. Além disso, é possível harmonizar com essa bebida de duas formas, veja só.
- Proximidade, quando o gosto de ambos são parecidos;
- Contraste, quando os dois são diferentes.
Harmonização com café e queijo
O queijo é um dos melhores alimentos para combinar com o café. Ainda, o prato traz um toque bem sofisticado, ou seja, é ótimo para reuniões em casa com os amigos ou família. Mesmo sendo salgado, o alimento pode conseguir um equilíbrio ideal com o amargo.
No fim, a combinação fica incrível e o sabor de ambas as comidas torna-se melhor ainda. Agora, o ideal é encaixar os queijos mais salgados com os cafés mais intensos. Assim, os tipos mais recomendados para essa mistura são:
- Parmesão;
- Minas;
- Provolone;
- Grana padano.
Tem alternativa para todos os gostos
Já quem prefere os queijos mais suaves, como cheddar ou queijo prato, deve sempre optar pelos cafés que seguem a mesma lógica. Nesse caso, a harmonização acontece por meio da proximidade.
Café e chocolate
Um dos doces preferidos dos brasileiros é o chocolate. Então, o sabor dele pode ser ainda melhor ao combinar com essa bebida. Portanto, não é à toa que essa é a harmonização com café mais conhecida.
O tipo de chocolate é importante para decidir qual café utilizar. Por exemplo, as variações amargas combinam melhor com uma bebida mais suave. No entanto, a sua versão mais doce, como o ao leite, vai bem com um café intenso.
Essas dicas também são boas para qualquer tipo de doce. Assim, invista em harmonização por contraste. Mas, se o seu objetivo é fazer receitas que usem o café, a proximidade é sem dúvidas a melhor opção.
Harmonização com café e frutas
Pode parecer estranho, mas combinar o café com frutas é uma ótima ideia. Além disso, essa mistura fica melhor quando se coloca as duas partes dentro de um mesmo recipiente Dessa forma, comer esses alimentos separados não vai realçar tanto o sabor.
A harmonização vai depender das propriedades das frutas. Por exemplo, existem as mais doces e as mais ácidas. Nesse caso, a melhor opção é deixar o contraste de lado para obter uma experiência incrível.
Utilize frutas mais ácidas com cafés que também sigam a mesma linha. No entanto, os alimentos mais doces vão bem tanto com bebidas mais intensas quanto mais suaves. Dessa forma, a única regra sempre vai ser a sua preferência.
Tenha criatividade e amplie suas experiências
Mesmo que essas sejam as melhores junções, não significa que você não deve criar suas próprias alternativas. Assim, faça harmonizações com café e veja o que é possível extrair disso.
Entender quais são as melhores combinações é um dos primeiros passos para conhecer mais sobre o café. Por fim, continue procurando mais sobre ele e como você pode usá-lo. Dessa forma, vai conseguir extrair o melhor sabor dessa bebida.
Deixe um comentário