café jacu

Curiosidades sobre o café Jacu

Quando se pesquisa sobre o café Jacu, há uma estranheza por se tratar de uma especiaria que sai das fezes de uma espécie de pássaro. Mas, as curiosidades sobre essa safra vão despertar o desejo dos apreciadores de café de provarem esse cafezinho exótico.

O que é o café Jacu?

O cafezes ou na forma mais comum, café Jacu, vem a partir das fezes da ave silvestre que leva o nome ao fruto. Assim, fica próximo às florestas da América do Sul e Central. 

Isso ocorre quando a ave ingere os frutos do café e assim, digere a polpa e a casca, com isso o grão sai intacto e a partir daí se higieniza, torra e vai para a venda. De forma mais específica há outras curiosidades que demonstram o quão exótico ele é.

O que é o Jacu?

Do gênero das aves craciformes, com nome científico de Penelope, o Jacu é um pássaro que vive na América Central e do Sul em florestas. Todavia, esse último nome é popular no Brasil, tal qual, cujá.

Como surgiu este café?

Na região do estado do Espírito Santo, os produtores estavam com problemas com os pássaros Jacu. Assim, eles resolveram alimentar eles com grãos já torrados e a partir disso, começou a ser comum consumir este café exótico.

Quem inventou a bebida?

Começou por volta dos anos 2000, Henrique Sloper de Araújo teve sua plantação invadida por diversos Jacus, que é uma espécie que possui proteção no Brasil pelo risco de extinção. A partir disso, apesar de não ser comum, passaram a consumir o café orgânico do cafeeiro.

Em um primeiro momento, a tentativa foi de afastar eles, mas a partir disso, por já ter experimentado o café Kopi Luwak, que também vem das fezes das Civetas na Indonésia, isso deu a ideia a ele de colher as sementes que vem do excremento do jacu.

https://youtu.be/fm7uoUG2w4k

A forma que ele surgiu foi ao acaso, inspirado no café Kopi Luwak ou civeta, com origem na Indonésia. Assim, eles oferecem aos pássaros um café torrado e espera, eles evacuarem.

Após isso, acontece a secagem, ocorre a higienização e com isso, é feita uma seleção para escolher os melhores frutos e que possuem maior qualidade. 

senhor de social, tomando café
A segunda bebida mais ingerida no mundo possui uma espécie exótica, o café Jacu, que possui interessantes curiosidades. Imagem de Freepik no Freepik 

Quais são as curiosidades sobre o café Jacu?

Uma das curiosidades sobre o café Jacu é o seu valor muito alto, algo que deixa muitas pessoas curiosas sobre as características desse fruto. Dessa forma, cabe citar os fatos curiosos que são:

  • o Jacu não fica em cativeiro para a produção;
  • só os frutos maduros são ingeridos;
  • o pássaro somente evacua a semente intacta;
  • os cafés são colhidos nas árvores em que as aves dormem;
  • processo de digestão do Jacu é rápido;
  • possui um sabor equilibrado;
  • é caro.

Essas são algumas das características deste fruto exótico, apesar de parecer estranho é muito comum as pessoas mais ricas consumirem apesar do alto custo. 

Qual é o preço deste café?

O café mais exótico do Brasil é o mais caro do país por todas as suas propriedades, benefícios e produção. Todavia, há muitos apreciadores deste fruto, então, hoje em dia, um quilo deste produto pode variar em cerca de R$ 1 mil.

Pode ter algumas variações de valores a partir do local em que se procura, porém, essa é a base de custo. Dessa forma, tem uma razão para se cobrar esse preço.

Por que ele é tão caro?

O café mais caro do Brasil é colhido das fezes de pássaro. Assim, muito se questiona sobre o porquê desse alto custo e ele não se justifica somente pelo seu interessante processo de produção.

Mas, trata-se de uma dependência natural de esperar a ave defecá-lo, o que demora já que eles não são mantidos em cativeiro e produzem conforme suas necessidades. 

Ainda, tem o motivo de ser uma ave que está em ameaça de extinção e detém a proteção sob a lei ambiental, que também tem a função de proteger a Mata Atlântica brasileira. Uma das razões que impossibilita a exploração deste animal e que deixa o Jacu mais caro. 

O Jacu é bom?

Por ser algo diferente e exótico é algo que os consumidores costumam querer experimentar, porém se é bom ou não, depende do paladar de cada um. Assim, mesmo que a maioria goste, existirá aqueles que não vão agradar. 

Trata-se de um café que não é para qualquer um, por seu alto preço e pela sua forma de produção. No entanto, para aqueles que admiram café, vale a pena provar pelo menos uma vez e tirar as suas próprias conclusões. 

O Jacu é sujo?

Apesar de parecer, o Jacu não é sujo e muito menos possui baixa qualidade. Essas aves possuem uma dieta restrita e se alimentam apenas de algas e plantas, logo, a produção deste fruto não prejudica sua saúde. Além disso, os grãos passam por altas temperaturas antes de ir para a mesa do consumidor.

Quais são os benefícios do café Jacu?

Os benefícios do café Jacu são vários, já que se trata da segunda bebida mais consumida do mundo e fica atrás somente da água. Assim, consumir a dosagem diária correta pode trazer diversas vantagens para a saúde, por exemplo:

  • pode aumentar a expectativa de vida;
  • consumir até quatro xícaras de café, reduz em 11% o risco de problema no coração;
  • evita doenças como Parkinson e Alzheimer;
  • ajuda a prevenir o câncer;
  • diminui o risco de depressão;
  • combinado com outros fatores ajuda a emagrecer;
  • abaixa o risco de contrair diabetes tipo 2;
  • faz bem ao fígado. 

O café faz bem à saúde, inclusive possui diversos nutrientes. No entanto é preciso observar a quantidade que se toma, isso porque tudo em excesso é prejudicial, porém a quantidade certa traz bem-estar.

xícara de café em cima de um pano
O café Jacu é exótico, mas com um sabor equilibrado que faz o seu alto custo compensar. Imagem de Rawpixel no Freepik

Quem não pode tomar o café Jacu?

O café jacu não é viável para quem tem intolerância à cafeína ou os seus demais componentes. Desse modo, é bom evitar também se você tem restrição aos ácidos clorogênicos, bem como:

  • caso tenha problemas gastrointestinais;
  • restrições dietéticas. 

Na realidade, ele não tem nenhuma restrição que fuja do comum. Aliás, é bom saber que por ele ter um sabor único, é uma excelente opção de café sem açúcar. Portanto, ele é ótimo para quem possui diabetes ou condição compatível.

Qual é o consumo diário recomendado?

De forma geral, o consumo de até 400 ml por dia de café não apresenta risco. Mas, claro que essa quantidade pode diminuir se já há uma sensibilidade com a bebida. Então, nesse caso, o ideal é pedir a opinião médica especializada. 

Pode consumir durante a gravidez?

Não há problema em consumir a bebida durante a gravidez. Entretanto, isso deve ser feito de forma limitada. Afinal, a cafeína em excesso pode fazer mal para o seu corpo e o do bebê. Desse modo, nunca ultrapasse 200 ml diárias. 

Curiosidades sobre o café Jacu
Na quantidade certa, o café Jacu traz benefícios para o corpo. Imagem do Freepik.

Qual é a forma ideal de preparar o café Jacu?

Para preparar o café Jacu, primeiro você precisa garantir uma moagem média dos grãos. Então, será possível garantir uma extração uniforme que equilibre os sabores. Além disso, não esqueça de:

  • manter a proporção de café e água;
  • acertar na temperatura da água;
  • seguir o tempo de infusão.

Com os quatro pontos citados, você vai fazer uma bebida perfeita para aquele café da manhã especial. Mas, para não restar dúvidas, veja mais sobre cada um deles logo abaixo. 

Proporção 

A proporção ideal pode mudar devido ao gosto pessoal. Mas, de forma padrão, ela deve ser 1 parte de café para 15 de água. Desse modo, você vai conseguir fazer com que a bebida consiga passar todas as suas notas. 

Temperatura da água 

A temperatura ideal da água para esse tipo de café fica entre 90º à 96º. Isso porque, quando ela está muito quente, acaba resultando em um bebida amarga, enquanto que se ela estiver fria, não vai extrair todos os sabores do grão. 

Na realidade, vale saber que esse é o ponto de maior atenção na hora de preparar a bebida. Portanto, se você quer ter uma experiência impecável ou fornecer isso em sua cafeteria gourmet, tenha atenção redobrada neste ponto. 

Tempo de infusão

O tempo de infusão ideal fica entre 3 a 4 minutos. Isso porque, este é o período para encontrar o equilíbrio de sabores. Ou seja, você vai poder sentir todas as notas que ele tem para oferecer. 

Curiosidades sobre o café Jacu
O café Jacu possui notas únicas, que compensam todo o lado metódico do preparo. Imagem do Freepik.

Qual é o sabor do café Jacu?

O café Jacu tem um sabor suave, com um toque de doçura natural e acidez delicada. Além disso, é possível sentir notas únicas e complexas que deixam a sua finalização única e prolongada.

A verdade é que a experiência do Jacu é única. Contudo, para isso, é essencial escolher empresas de alto renome como a Bicafé. Desse modo, você terá acesso a ingredientes de alta qualidade que vão tornar a sua degustação impecável. 

A Bicafé é uma multinacional portuguesa, que busca sempre a satisfação dos clientes. Assim, ela investe em produtos de alto padrão, como os compatíveis Nespresso, que tem a capacidade de agradar até os paladares mais exigentes. 

Quais são as melhores receitas para fazer com café Jacu?

Você pode fazer o café Jacu clássico, essa é sempre uma boa opção. No entanto, existem outras possibilidades para explorar esse ingrediente. Dessa forma, confira algumas receitas que valem a pena testar.

Curiosidades sobre o café Jacu
Um café de origem curiosa para muitas pessoas. Imagem do Pexels.

Café clássico

Para apreciar o sabor puro, faça essa receita simples, mas muito deliciosa. Então, os ingredientes necessários são:

  • 20g de grãos de café de Jacu;
  • 300mL de água.

Método de preparo

Primeiro moa os grãos de café até obter uma consistência média-grossa. Em seguida, aqueça a água até quase ferver. Use um filtro de papel ou método de infusão preferido.

Adicione o café moído ao filtro e despeje a água devagar. Assim, você garante uma extração uniforme. Por último, basta apreciar seu cafezinho.

Curiosidades sobre o café Jacu
Esse café também pode ser consumido gelado. Imagem do Pexels.

Café Jacu gelado

Uma maneira refrescante de saborear esse café é preparando uma versão gelada. Então, você vai precisar de:

  • 30g de grãos de café de Jacu;
  • 500mL de água;
  • gelo a gosto.

Método de preparo

Moa os grãos até obter uma consistência média. Além disso, prepare o mesmo usando o método de infusão a frio.

Deixe descansar na geladeira por 12 a 24 horas e depois coe o café usando um filtro fino. Em seguida, sirva sobre gelo e adicione leite ou adoçante a gosto, se desejar.

Curiosidades sobre o café Jacu
Esse tipo de café fica incrível em receitas mais adocicadas. Imagem do Pexels.

Mousse

Esta sobremesa combina a riqueza desse café com a cremosidade de uma mousse. Portanto, os ingredientes necessários para essa receita são:

  • 200mL de café Jacu forte;
  • 200mL de creme de leite fresco;
  • 3 gemas;
  • 100g de açúcar;
  • 1 colher de sopa de gelatina em pó;
  • 3 claras em neve.

Método de preparo

Prepare um café forte e deixe ele reservado. Após isso, hidrate a gelatina em um pouco de água fria. Em banho-maria, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.

Adicione o café e a gelatina hidratada à mistura de gemas, mexendo até dissolver tudo. Além disso, retire do banho-maria e deixe esfriar. Bata o creme de leite até obter picos firmes e incorpore à mistura de café.

Coloque as claras em neve com cuidado. Assim, distribua em taças individuais e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Curiosidades sobre o café Jacu
Além de poder ser servido de forma clássica, esse café tem diversos métodos de preparo. Imagem do Pexels.

Bolo de café Jacu

Um bolo de café Jacu é perfeito para quem quer apreciar todo o sabor desse grão. Dessa forma, separe os seguintes ingredientes:

  • 200mL de café Jacu forte;
  • 3 ovos;
  • 200g de açúcar;
  • 200g de farinha de trigo;
  • 100g de manteiga derretida;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.
Curiosidades sobre o café Jacu
Esse café já caiu no gosto de muitos amantes da bebida. Imagem do Pexels.

Método de preparo

Preaqueça o forno a 180°C e depois bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Além disso, adicione a manteiga derretida e o café, misturando bem. Em seguida, incorpore a farinha e o fermento e mexa até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Então, asse por cerca de 40 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. No entanto, deixe esfriar antes de desenformar e servir.

Essas receitas mostram como o café Jacu pode ser usado de maneiras variadas e deliciosas. Portanto, todas elas realçam suas características únicas em cada preparação. Afinal, ele faz parte do que se chama de cafés especiais.

Quais são os impactos ambientais da produção do café Jacu?

A produção desse café tem impactos ambientais positivos, especialmente devido à utilização de métodos sustentáveis e à preservação do meio ambiente.

Originário da Fazenda Camocim, no Espírito Santo, esse café é produzido em um sistema agroflorestal. Dessa forma, combina café com outras espécies nativas, promovendo, então, a biodiversidade e a recuperação do solo.

Como a produção do café Jacu contribui para a preservação ambiental?

A sua produção utiliza práticas de agricultura biodinâmica e orgânica. Assim, a fazenda onde ele é cultivado, por exemplo, iniciou um projeto de reflorestamento e proteção de nascentes na década de 1960, visando recuperar áreas degradadas.

A presença dos jacus, que se alimentam dos grãos de café, faz parte de um ecossistema equilibrado. Então, essa interação reduz a necessidade de pesticidas e contribui para a manutenção da fauna local.

Benefícios ambientais da produção do café Jacu:

  • redução do uso de agroquímicos;
  • preservação de espécies nativas e biodiversidade;
  • reflorestamento e recuperação de solos.

Comparação entre café Jacu e outros cafés especiais quanto à sustentabilidade

Em comparação com outros cafés especiais, ele destaca-se pela abordagem sustentável. Assim, enquanto muitos produtores ainda utilizam métodos convencionais de cultivo, que podem degradar o solo e a biodiversidade, ele segue princípios biodinâmicos.

Isso significa que todos os processos, desde a escolha das sementes até a colheita e o processamento, respeitam ciclos naturais e, além disso, promovem a saúde do solo e das plantas.

Quais são os benefícios para a saúde do café Jacu?

Ele, além de seu sabor único, também possui propriedades que podem trazer benefícios à saúde. Dessa forma, como é cultivado sem o uso de agrotóxicos, preserva melhor as características naturais dos grãos, oferecendo um perfil nutricional diferenciado.

Propriedades antioxidantes e seus efeitos no organismo

Ele é rico em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres no organismo. Então, esses compostos ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e protegem as células contra danos, o que pode contribuir para a redução do risco de doenças crônicas.

O café, além disso, contém ácido clorogênico, um composto que auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Benefícios antioxidantes do café Jacu:

  • combate aos radicais livres;
  • auxílio no controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • proteção celular contra danos oxidativos.

Como o café Jacu influencia na sustentabilidade ambiental?

O cultivo dele tem um impacto ambiental positivo. Então, esse café é produzido em um sistema agroflorestal, que promove a biodiversidade e a recuperação do solo.

Diferente de métodos convencionais que podem degradar o ambiente, esse sistema permite a preservação da flora e, além disso, fauna locais.

Agricultura biodinâmica e sua importância no cultivo

A prática biodinâmica utiliza compostos naturais e promove um ciclo sustentável na agricultura. Dessa forma, isso reduz o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, protegendo as espécies nativas, especialmente o Jacu, uma ave em risco de extinção.

Benefícios ambientais:

  1. Redução do uso de produtos químicos;
  2. Preservação de espécies nativas;
  3. Reflorestamento e recuperação de solos.

Quais são os sabores e notas predominantes do café Jacu?

O café Jacu é conhecido por sua suavidade, com toques adocicados e uma acidez equilibrada. Assim, suas notas complexas variam entre frutas maduras, chocolate amargo e um toque amadeirado, criando uma experiência sensorial única para apreciadores de café.

Comparação com outros cafés especiais

Em comparação com outros cafés especiais, como o Kopi Luwak ou cafés cultivados em regiões de altitude, o ele apresenta um perfil de sabor mais suave e menos ácido,

Isso o torna, portanto, uma escolha preferida por consumidores que buscam uma bebida mais balanceada.

Principais características:

  • acidez suave;
  • doçura natural;
  • notas complexas, como frutas e chocolate.

Como preparar o café Jacu para obter o melhor sabor?

Para garantir uma extração perfeita, a preparação deve seguir algumas orientações específicas. Dessa forma, o cuidado com a moagem e a temperatura da água são essenciais para extrair todas as notas sensoriais do grão.

Passos para a preparação ideal:

  1. Moagem: a moagem deve ser média, garantindo uma extração uniforme dos sabores;
  2. Proporção: a proporção ideal é de 1 parte de café para 15 partes de água;
  3. Temperatura da água: entre 90°C e 96°C, evitando sabores amargos;
  4. Tempo de infusão: o tempo ideal é de 3 a 4 minutos para realçar todas as notas.

Dicas de preparação:

  • utilize sempre água filtrada;
  • evite água muito quente, pois pode queimar os grãos;
  • ajuste a moagem conforme o método de preparo (filtro, prensa, etc.)

O que saber mais sobre o café Jacu?

Veja outras dúvidas sobre o tema.

O café Jacu tem restrições de consumo?

Pessoas com intolerância à cafeína ou problemas gastrointestinais devem evitar o consumo em grandes quantidades.

Por que o café Jacu é tão caro?

Devido à sua produção limitada e ao processo natural de colheita, ele tem um custo mais elevado em comparação a outros cafés.

Como armazenar o café Jacu adequadamente?

Para preservar o frescor, guarde o café em um recipiente hermético em um local fresco e seco.

Qual é a melhor hora do dia para consumir o café Jacu?

Por ser um café de sabor suave, ele pode ser apreciado a qualquer hora. No entanto, é ideal para o café da manhã ou tarde.

O café Jacu é sustentável?

A produção do café segue práticas sustentáveis, promovendo a biodiversidade e, ainda mais, a preservação ambiental.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *