Cafeteria: conheça quais são as opções mais antigas do mundo
Há pelo menos uma cafeteria antiga em algum país, até mesmo com opções no Brasil. Contudo, muitos desses ambientes começaram com a venda de café e se tornaram restaurantes. Mas, não deixam de mostrar toda a sua trajetória com um estilo vintage.
Qual a cafeteria mais antiga da Itália?
A cafeteria mais antiga que existe na Itália é o Caffè Florian, fundada em 1720. Aliás, este é um dos marcos de Veneza e não pode ficar de fora em uma visita ao país. Sua estrutura tem um visual de desgaste e velhice que mostram o passar dos anos.
É uma coffee house que chegou a receber pessoas famosas para a sua época. Assim, esse também é um dos motivos de sua popularidade, por receber nomes como:
- Lord Byron;
- Charles Dickens.
Foi uma das poucas instalações da época que chegou a aceitar a presença de mulheres. Além disso, também foi um ponto de encontro para pessoas de várias classes sociais.
Galeria de arte
Nos dias atuais, o café se parece com uma galeria de arte, com peças muito valiosas e obras antigas. Por isso, a visita a esse local também vale a pena para quem gosta de ver detalhes, como:
- pinturas de Giulio Carlini;
- cenas do mundo das artes e ciências;
- espelhos pintados à mão.
Existe mais uma cafeteria antiga na Itália?
Uma cafeteria antiga da Itália é a Caffè Pedrocchi, criada no ano de 1831. Ou seja, é um café fundado no país dentro do século XVIII, no centro de Pádua.
O seu interior foi uma criação do arquiteto Giuseppe Jappelli, com a intenção de ser a cafeteria mais bonita do mundo. Por isso, todo o seu interior possui diversos estilos, além de ser um ícone arquitetônico para a cidade.
As suas salas representam as cores da bandeira da Itália também. Por isso, pode-se ver cômodos que levam os tons de:
- vermelho e verde;
- branco.
Café sem portas
O nome de café sem portas foi dado a esse coffee shop porque esteve aberto desde 1831 até 1916, no período do dia e noite. Dessa forma, ele funcionou durante 24h por dia, sem sofrer interrupções durante esse tempo.
Sua estrutura de enormes janelas também foi um dos motivos para ganhar esse nome. Assim, a entrada era convidativa para que os clientes pudessem se interessar e tomar o seu café. A ideia era ter um local que não contasse com barreiras físicas para o público.
Local histórico e com ótimos pratos
Por ser um dos cafés mais famosos da Itália, ele é um ponto símbolo da cidade. Aliás, ainda nos dias atuais, é um ótimo lugar para conhecer dentro do país e aproveitar para sentir o sabor de um café espresso.
É um local para aproveitar muitos pratos também, já que seu interior inclui um restaurante. Assim, pode-se experimentar café e também conhecer os sabores de receitas de:
- doces;
- tortas;
- lanches.
Ótimas comidas
Uma das cafeterias mais famosas do mundo não poderia deixar de ter uma comida ótima. Por isso, é um ambiente que conta com ótimas opções de chá, doces e outras coisas como:
- chocolate quente;
- lanches;
- tortas.
Pode-se comer uma ótima comida com direito a experimentar algum vinho. Então, não é um local apenas para tomar café, como ter uma refeição completa. Assim, trata-se de um local histórico, considerado um dos locais mais bonitos do mundo e também tem qualidade.
Qual é a cafeteria mais antiga da Roma?
Um exemplo de cafeteria antiga da Roma é a Caffè Greco, com fundação no ano de 1760. Aliás, é um dos poucos lugares que ainda se mantém como apenas um coffee shop. Muitas instalações da época se tornaram restaurantes ou galerias de arte nos dias atuais.
A sua fachada se mantém bem comum, própria da época em que foi construída. Mas, por dentro é possível notar que mudou pouco desde que foi feita. Então, torna-se um local incrível para que os amantes de café aproveitem de uma construção do século XVIII.
Obrigatório aos turistas
Esse é um local que se torna obrigatório para os turistas de Roma. Assim, a cafeteria conta com muitos detalhes que valem a pena ir até lá, como:
- decoração vintage;
- obras em paredes;
- interior elegante.
Trata-se de um ambiente tradicional e com história, porque houve muitos visitantes famosos. Dessa forma, algumas pessoas conhecidas que passaram por lá, foram Goethe, Liszt, Wagner e até Buffalo Bill.
Mesmo que seja um ponto turístico, não é visto por todos dessa forma. Então, é comum que as pessoas passem pelo café por dentro de seu dia a dia apenas para tomar um cappuccino. Por isso, é um ambiente frequentado por turistas e por moradores da cidade.
Decoração
As suas paredes recebem obras de arte para complementar o seu estilo. Portanto, passa a sensação de estar dentro de uma pequena sala de um museu. É uma experiência interessante para quem gosta de locais com histórias e antiguidades.
Tem uma cafeteria antiga no Brasil?
Uma cafeteria antiga que existe no Brasil é o Café Lamas, criado em 1874, no Rio de Janeiro. É uma construção que resistiu ao tempo ao contrário de muitas cafeterias de outras épocas. Assim, mesmo nos dias atuais, ainda é possível conhecê-lo.
Essa é uma das casas de café mais antigas que existem no país. Aliás, no ano de 1974, as obras do metrô começaram a avançar pelo bairro do Catete e Flamengo. Por isso, o Café Lamas precisou mudar de endereço para algumas quadras de distância.
Mesmo com essa mudança, não perdeu a sua fama e popularidade, que segue até os dias atuais. Então, os clientes que frequentavam desde o começo, seguiram o café e sempre foi um lugar cheio de:
- artistas;
- músicos;
- atores;
- jornalistas;
- celebridades;
- políticos.
Ambientes diferentes
No Café Lamas, é possível notar que sua fachada é uma mistura de boteco com uma casa de sucos. Ou seja, é algo bem comum para a cidade e o público pode aproveitar de chopp, petiscos e se sentar em cadeiras em frente.
Por dentro do Café, tem um restaurante que oferece uma decoração bem mais clássica e tradicional. Assim, ele é feito de madeira e muitos espelhos por todo o espaço. Aliás, os garçons vestem paletó e gravata borboleta, para relembrar a época.
Fama pelos pratos
Com a mudança com o passar do tempo, o local está mais próximo de um restaurante do que cafeteria. Mas, o que chama mais atenção do público é o café da manhã oferecido, apesar da procura pelos almoços.
Na época em que surgiu, o objetivo do local era oferecer aos seus clientes um bom café e outras bebidas. Mas, igual a muitas cafeterias antigas, precisou se adaptar para oferecer outros tipos de refeições aos clientes. Por isso, é possível achar pratos bem típicos como:
- feijoada;
- sobremesas;
- filés.
Em seus cafés da manhã, é possível desfrutar de canja de galinha e até mingau de maizena. Além disso, ainda pode-se tomar um ótimo café, como parte da tradição.
Existe mais cafeteria antiga ao redor do mundo?
Há mais uma cafeteria antiga, como o Le Procope ou outros locais que vieram anos depois. O Le Procope é um dos coffee shops mais antigos de todos, criado no ano de 1686. Aliás, ele é visto como um dos mais velhos da Europa.
O local também recebeu grandes nomes famosos depois de ter sido aberto. Por isso, pode-se dizer que faz parte da história mundial por ter sido frequentado por:
- Benjamin Franklin;
- Voltaire;
- Thomas Jefferson.
Um dos seus atrativos é que houve poucas mudanças depois de sua abertura. Assim, ele continua com detalhes como candelabros, obras de arte clássicas e entre outros. Nos dias atuais, ele também é visto como um restaurante de Paris.
Deixe um comentário