Xícara com bebida sobre mesa de madeira cinzenta em ambiente escuro representando o tema Perguntas sobre café espresso

Perguntas sobre café espresso: veja a resposta para as principais dúvidas acerca da bebida

As perguntas sobre café espresso ainda são muitas, no entanto, possuem respostas mais simples do que você possa imaginar. Portanto, continue a leitura se você tem dúvidas ou deseja saber mais sobre os diversos pontos que giram em torno desta bebida tão intensa.

O que é café espresso?

Para começar, é crucial entender o que é a bebida e porque há tantas perguntas sobre café espresso. Logo, esse é muito popular, o mesmo é feito sob pressão em máquinas específicas para o seu preparo, e tem sabor marcante e bem característico.

De acordo com isso, ele se refere aos métodos de preparo da bebida em si, onde o sabor da bebida se torna mais forte. Isso ocorre devido ao pó do café passar por um processo de pressão e temperatura controlados, mas, há outras pontos que o diferencia, como:

  • apresentação sempre em doses pequenas;
  • tem sabor intenso e marcante;
  • a quantidade de cafeína é menor que a do café coado.

Vale ressaltar que, essas características se referem ao preparo tradicional do expresso, contudo, há várias bebidas feitas a partir dele que contam com atributos diferentes e que, inclusive, são servidas em volume maior.

Principais perguntas sobre café espresso

O café é uma paixão nacional, porém, o tipo expresso só passou a ser mais popular a partir da década de 80 com a entrada dos shoppings centers no país.

Apesar de já estar no mercado há algum tempo, muitas pessoas ainda têm um bom número de perguntas sobre café espresso não respondidas. Bem como, a maior parte dos indivíduos não sabem sobre as muitas curiosidades do café em cápsula.

Conforme isso, confira a seguir a resposta para as principais dúvidas que existem acerca da bebida e aproveite para conhecer mais sobre.

Pequena xícara com bebida escura sobre pires com colher e sachê de açúcar do outro, sobre mesa branca em alusão ao tema Perguntas sobre café espresso
Apesar de popular, ainda existem muitas perguntas sobre café espresso. Imagem de Elle Hughes no Unsplash.

Qual a maneira correta: espresso ou expresso?

A princípio, uma dúvida recorrente é sobre a forma certa de escrever o nome expresso, já que, ele pode ser visto escrito de duas formas. Isto posto, a forma certa é escrita com “s”, pois a versão com “x” é nada mais que a tradução do termo em italiano, espresso.

Ao ter isso em mente, pode-se afirmar que nenhum dos modos ortográficos está errado e você pode optar pela forma que preferir.

É preciso ter máquina para fazer café espresso?

Essa é uma das perguntas sobre café espresso mais comuns, mas infelizmente, o seu modo de preparo exige que este seja feito em máquina. Afinal, o mesmo precisa passar por temperatura e pressão controladas.

Qualquer café serve para fazer espresso?

Desde já, a resposta depende do que você deseja, dado que, o processo intensifica muito o sabor, se você escolher um café ruim, por fim terá um sabor ruim muito mais forte. Assim, o ideal é procurar fazer isto com um produto de qualidade e de gosto agradável.

Existe uma quantidade de água certa para fazer café expresso?

Não há um volume certo para fazer o café expresso e mesmo que seja habitual vê-lo em pequenas doses, você pode optar pela versão dupla. Aliás, existem outras versões da bebida que contam com uma quantidade maior de água em sua receita.

Só é considerado café espresso se tiver espuma?

Dentre as principais perguntas sobre café espresso, essa não pode faltar porque é a dúvida da maior parte das pessoas. Porém, para se considerar expresso não é preciso ter espuma, basta que, o modo de preparo esteja de acordo e seja feito na máquina indicada.

Todas as cápsulas de café são tidas como espresso?

Claro que sim, essas cápsulas possuem a quantidade ideal de café e são feitas no maquinário padrão para elas, com a pressão e temperatura ideal. Por esse motivo, a resposta para mais uma das perguntas sobre café espresso é sim.

Quanto de pó é preciso para obter café espresso?

Mais uma das perguntas sobre café espresso que não possuem uma resposta exata por ser algo que sobre bastante variação.

Por exemplo, uma cápsula de café tem pouco pó armazenado para a bebida de preparo caseiro, já os profissionais fazem expressos em máquinas que comportam uma quantidade maior de pó. Ou seja, não há como definir qual a porção perfeita para o preparo.

Porque servem água com gás junto a bebida expressa?

Visto que a bebida, por vezes, é acompanhada de água gaseificada, essa é uma das perguntas sobre café espresso feitas com maior frequência. Tal costume tem uma função muito importante quando o assunto é identificar sabores.

A água com gás é responsável por limpar as papilas de degustação, o que faz com que você consiga apreciar muito melhor o seu expresso.

Quais os atributos da bebida é uma das muitas perguntas sobre cafe espresso

Sem dúvidas, é comum um ou outro indivíduo questionar sobre café expresso, a fim de saber o que ele possui de tão especial. Muitas pessoas não abrem mão do café de coador, no entanto, a versão expressa possui características que o faz se destacar.

Em suma, o seu teor de cafeína é menor, este é muito cremoso e o seu cheiro e sabor são acentuados e impactam qualquer ambiente.

Como reconhecer uma boa bebida está entre as perguntas sobre café espresso?

É possível que a resposta para essa dúvida sobre o café espresso seja uma grande surpresa, pois, embora muitos tenham essa bebida como amarga, o seu atributo mais forte é o ducor, entretanto, é certo que poucos consumidores conhecem perceber tal nota.

Os grandes experts estão sempre a estudar e analisar a bebida, e afirmam que, para ela ser considerada boa, deve sempre ter 3 pontos cruciais:

  • dulçor;
  • retrogosto que fixa e demora a desaparecer;
  • textura.

Nessa perspectiva, o problema está no hábito brasileiro que se adaptou a tomar o expresso por ser forte, assim, o intuito é obter energia e concentração. Desse modo, o ideal é passar a apreciar a mesma e buscar sentir todos os seus atributos.

Registro feito de cima para baixo mostrando xícara de café, aparentemente espresso, sobre pires com colher ao seu lado também sobre o utensílio em cima de mesa de madeira rústica
Saber identificar uma boa bebida é uma das perguntas sobre café mais feitas. Imagem de Jeremy Ricketts no Unsplash.

Qual a melhor bebida expressa?

Antes de mais nada, essa é uma das perguntas sobre café espresso que não conta com resposta correta, afinal, cada qual oferece uma experiência diferente. Todavia, se indica o café expresso para quem gosta de uma bebida macia, cremosa e intensa.

Caso você faça parte do time que não gosta do sabor único da bebida, pode aproveitá-la em outros tipos de café em cápsula como o cappuccino, latte e macchiato.

Bicafé

Enfim, se você é amante da bebida e busca por qualidade e variedade de opções, não pode deixar de conhecer as cápsulas da Bicafé Brasil. Portanto, não deixe de provar os incríveis e intensos sabores que a empresa dispõe em seu catálogo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.