Duas cápsulas de café, uma vermelha e uma branca, sobre balcão de mármore

As curiosidades do café em cápsula que você precisa conhecer

As diversas curiosidades do café em cápsula é o que torna um grande sucesso essa bebida. Além disso, é importante conhecer as suas características para aproveitar o sabor ao máximo, seja um cappuccino, um tradicional café com leite ou um encorpado lungo. 

Quais são as curiosidades do café em cápsula? 

São várias as curiosidades do café em cápsula, já que essa bebida está no dia a dia de todos. Presente há um bom tempo no mercado, essa opção do tradicional café é uma maneira mais simples de fazer com qualidade um expresso. 

As cápsulas dessa bebida possuem diversas características únicas, que acabam passando despercebidas pelos seus consumidores, por exemplo: 

  • possibilidade de criação de blends de sabor;
  • como é feito o processo de produção para chegar ao aroma e paladar certo; 
  • vantagens que a cafeína oferece.

Há outras maneiras de fazer deliciosas bebidas usando o cafezinho encapsulado, mas com todo o potencial que só um expresso pode oferecer. Abaixo, conheça outras curiosidades do café em cápsula.

Café espresso com leite formando desenho dentro de xícara sobre suporte redondo de madeira em cima de mesa de pedra com colher dourada ao lado e lençol fino de cor salmão engelhado do outro
Uma das curiosidades do café em cápsula é que o criador dessa inovação, nos dias de hoje, cita que foi seu pior erro. Foto retirada do site Pexels, do autor Denys Gromov 

A cápsula preserva o sabor característico do café 

A exposição ao ambiente é um dos principais problemas em se manter o sabor característico do café. Isso porque, ao contato com o ar, ele perde as suas principais propriedades. 

Uma das curiosidades do café em cápsula é que essa embalagem é hermeticamente selada. Portanto, quando esse ingrediente é inserido não ocorre nenhum contato com o ar e o ambiente externo. 

Com esse tipo de armazenamento, mantém-se as moléculas do sabor. Além disso, preserva-se as características iniciais do café por mais tempo. Ou seja, mesmo com o transporte e a exposição, o gosto tradicional será o mesmo.

Cada cápsula tem um blend diferente 

Entre os consumidores do expresso, sempre haverá uma cápsula de café favorita. Contudo, uma das principais curiosidades do café em cápsula é que em cada embalagem tem uma variedade de blends. Ou seja, a harmonização dos grãos deixa o sabor mais marcante. 

Essa diversidade permite que o consumidor possa explorar diversos sabores sem precisar gastar muito. Sendo uma vantagem única e também útil que somente esse tipo de produto oferece, como o cappuccino em cápsula

Cada cápsula possui uma dose específica 

Cada tipo de cápsula de café exige uma dosagem correta. Entretanto, grande parte dos consumidores desta bebida acabam errando a quantidade de água. Assim, olhar como funciona o preparo é o primeiro passo para fazer um espresso em cápsula saboroso.

As embalagens usadas podem ser recicladas

A sustentabilidade está presente na missão dos fabricantes de café em cápsulas. Por essa razão, existem embalagens recicláveis. Além disso, existem em todo o Brasil, pontos de coletas exclusivos para esses itens.

A recomendação é que ao utilizar a sua embalagem de café, faça o armazenamento dela e as demais que serão usadas. Assim, ao final de cada mês, leve-as para os pontos de coleta para serem recicladas, garantindo um impacto ambiental menor.

Nespresso criou o café em cápsula? 

Dentre todas as curiosidades do café em cápsula, a que mais surge é que foi a Nespresso que criou essa ideia. Entretanto, esse tipo de produto surgiu pela primeira vez em 1995, criado pelo português John Sylvan. 

Para chegar ao item que se conhece hoje, John teve que consumir uma grande quantidade de café todos os dias. 

No mesmo período em que estava desenvolvendo os sabores e as cápsulas, Sylvan teve várias internações por palpitação no coração. Isso porque, em apenas um dia, teria bebido mais de 40 xícaras, aumentando assim o nível de cafeína em seu organismo. 

Mesmo arriscando a sua saúde, John Sylvan teve a sua invenção considerada a mais revolucionária do mundo todo. Visto que esse método de preparo do café, além de fácil, pode estar presente em todas as residências. 

O mercado teve um maior crescimento por conta das cápsulas de café

O mercado mundial dessa bebida cresceu de forma notável após a criação das cápsulas. Onde, atualmente, existem diversas empresas atuando nesse setor, com diferentes tipos de: 

  • embalagens; 
  • máquinas;
  • sabores;
  • produtos com base no café, como é o caso do cappuccino. 

Por conta dessa inovação, outras máquinas foram criadas para outros tipos de bebidas. Como as cápsulas de chá, refrigerantes, água com gás e até cervejas.

Existe uma marca de café em cápsula superior? 

Grande parte dos consumidores têm curiosidade em saber qual é a melhor marca de café espresso. Contudo, essa pergunta é difícil de ser respondida, pois são diversas empresas que trabalham nesse tipo de mercado. 

A Bicafé, no entanto, se destaca pela sua variedade de sabores e qualidade. Entretanto, o ideal é que se experimente as opções disponíveis dentro do orçamento de cada um. Assim, é possível chegar à marca e ao sabor que mais agrada ao paladar. 

Quais as vantagens do café em cápsula?

As pessoas que querem consumir esse tipo de bebida sempre se questionam sobre qual é a vantagem do café em cápsulas Bicafé. Abaixo, veja não só uma, mas 5 vantagens. 

1 – Preparo simples e rápido 

Por serem embalados de forma individual, esse tipo de café torna-se mais prático e também de rápido preparo. Assim, quando houver a vontade de tomar um bom espresso, basta colocar a cápsula, a quantidade ideal de água na máquina e logo, a bebida estará pronta. 

2 – Mais higiênico 

Devido a sua praticidade, o café espresso em cápsulas também tem a higiene facilitada. Isso porque, por ser em uma embalagem individual, a cafeteira não terá contato direto com o produto. Portanto, não necessitando de lavagem completa do aparelho.

Café espresso em caneca preta e branca sobre mesa cinzenta ao lado de notebook, fones de ouvido e duas cápsulas de café em cor metálica laranja
Dentre as principais curiosidades do café em cápsula, é que essa bebida é fácil de fazer e pode ser tomada em qualquer lugar. Foto retirada do site Pexels, do autor Dina Nasyrova

3 – Evita o desperdício 

Cada cápsula contém a quantidade correta para fazer uma xícara de café. Desse modo, não havendo o desperdício que o pó costuma causar. Ou ainda, sair um cafezinho forte ou fraco demais. Vale lembrar de sempre usar a dosagem de água que o fabricante pede. 

4 – Máquina de café em cápsulas são mais baratas 

Quando levado em consideração o preço de uma cafeteira tradicional com moedor, a máquina de café em cápsula é mais barata. Além disso, o custo-benefício e a fácil limpeza são outros pontos a favor.

5 – O café em cápsula pode ser feito em casa ou no trabalho 

Esse tipo de café, além de saboroso, pode ser feito tanto em casa quanto no trabalho. Desde que tenha nesses lugares a máquina certa para fazer essa bebida. 

Curiosidades do café em cápsula: onde comprar? 

Além das curiosidades do café em cápsula faladas aqui, a última é sobre onde comprar. O melhor lugar para adquirir esse tipo de produto é na Bicafé Brasil

Na loja da marca, você encontra as melhores marcas e sabores do mercado. Além disso, os preços são incríveis e a entrega é feita em todo o país. Não perca mais tempo, peça hoje mesmo as suas cápsulas de café na loja online da Bicafé. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.