moka italiana

A Moka Italiana resumida em guia para o seu próximo café de qualidade

A moka italiana é uma das cafeteiras disponíveis no mercado. Seu uso, apesar de simples, requer cuidado, bem como exige um café de qualidade. Saiba como desfrutar de boa xícara da bebida, de modo a usar esse instrumento de origem no país das massas.

O que é a moka italiana?

Por moka italiana entende-se a cafeteira de origem ítala, com criação assinada por Alfonso Bialetti, um engenheiro que inventou a peça em 1933. Neste país europeu, a saber, o item está presente na maioria dos lares e resiste às novas tecnologias para passar café. 

A peça sobreviveu a evolução e a história do café e permanece, de modo básico, como foi idealizada por Bialetti. A cafeteira é divida em três partes, que são:

  • a caldeira para água;
  • o funil para o café;
  • o coletor que recebe a bebida pronta.

Sua composição, por conseguinte, é feita por alumínio, enquanto a alça e o puxador são feitos de silicone. Ambos os materiais são resistentes a altas temperaturas. Seu design é oitavado, ou seja, lembra um octógono.

Para os entendidos do café italiano, apenas a peça com oito lados é reconhecida como oficial. Há muita propaganda na Itália e em outros países europeus que chama a atenção por conta desse detalhe. Conheça mais sobre a história da peça por este contéudo.

Como fazer café na moka italiana?

O preparo do café na moka italiana não é um processo complexo, no entanto, exige atenção aos detalhes. Em especial, ao ponto ideal da bebida. Apesar desse utensílio não ser tão conhecido no Brasil, a venda dessa cafeteira tem crescido nos últimos anos.

moka italiana
O preparo do café na moka italiana acontece de modo prático. Imagem de FreePik.

Tal cafeteira é composta por duas partes rosqueáveis: uma armazena a água, ao passo que fica em contato com o fogo. Já a outra é onde o café fica após o preparo. Uma peça de metal com pequenos furos é responsável por armazenar o café.

Passo a passo do preparo

Se você deseja aprender a preparar café nesta cafeteira, siga a ordem disposta a seguir. O primeiro passo, a saber, é completar o compartimento inferior com água até o limite da válvula de segurança. As próxima ações são, a saber:

  • adicionar o café escolhido na peça de metal pequena, sem ultrapassar sua borda.
  • juntar as duas partes da cafeteira, de modo a rosquear até obter o fechamento. 
  • note o aquecimento da água a partir do aumento da pressão.

Assim, este passa pelo café e chega ao compartimento superior da cafeteira. Quando a bebida começar a subir, lembre-se de baixar o fogo ao máximo ou mesmo desligá-lo. Por fim, feche a tampa da cafeteria e aguarde o processo chegar ao fim.

Manual de instruções

Usar o manual de instruções é crucial para manter a qualidade, bem como prolongar a vida útil da cafeteira italiana. É importante seguir as orientações, como por exemplo, lavar a cafeteira com água morna após o uso e evitar fechar enquanto ainda estiver molhada. 

No caso das placas elétricas/vitrocerâmicas, evite utilizar a máxima intensidade de calor, a fim de evitar danos ao produto. Lembre-se também que, mesmo em fogo baixo, a chama nunca deve ultrapassar a caldeira da cafeteira, garantindo a segurança durante o uso.

Café e moagem ideal

Cada método de preparo de café exige um tipo específico de moagem (pontuação) e, no caso da cafeteira italiana, opte pela moagem média grossa. Essa, a saber, possui textura que lembra a areia ou mesmo o açúcar cristal. 

Para evitar esses problemas, invista em um café de qualidade, reconhecido pela exigência dos grãos, assim como da moagem.. Desse modo, você trabalhará com a medida certa do produto e irá obter um café saboroso. 

moka italiana
O uso da moka italiana coopera para uma cozinha mais sustentável. Imagem de FreePik.

Quais as vantagens em usar a moka italiana?

O uso da cafeteira moka italiana, permite o preparo da bebida de modo prático, assim como rápido. A vida útil também é um benefício, ao passo que se vende as peças de modo separado, caso necessite de troca.

Outro item vantajoso do utensílio é a segurança. No entanto, para certificar que o processo será seguro, é vital ler o manual de instruções.

Por falar em praticidade, poupe tempo na busca por um café de qualidade. Conheça toda a linha da Bicafé Brasil por meio de sua loja virtual. Teste todas as opções de café disponíveis e escolha aquela que vai agradar ao paladar depois de passar pela cafeteira italiana.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.