consumo de café no Brasil

Consumo de café no Brasil: veja os principais dados

O consumo de café no Brasil é imenso e por ser o maior produtor de café no mundo consumimos diariamente 100% do café nacional. E além disso, o país é o maior exportador desde 1860 e atualmente tem mais de 125 países que bebem café brasileiro diariamente.

Qual é o consumo de café no Brasil?

O consumo de café no Brasil tem um número bem alto, assim perdendo apenas para água. Já que cerca de 5,4 kg de café é consumido por cada brasileiro. Portanto, desde o café expresso ou o mais suave ele está inserido na rotina da maioria das pessoas do país.

consumo de café no Brasil
O consumo de café no Brasil está inserido na rotina dos brasileiros. Imagem de Pavel Danilyuk do site Pexels

Quais são os dados sobre o consumo de café no Brasil?

Os dados do consumo de café no Brasil costumam ser altos, no entanto entre novembro de 2021 e outubro de 2022 o consumo caiu em 1,01%. Mas, a ABIC acredita no avanço e na recuperação para este ano após o preço reduzir e não uma limitação como em 2022. 

Portanto, esses são os dados atuais: 

  • o Brasil continua na segunda posição atrás do Estados Unidos;
  • segundo a ABIC o consumo é de 5,96 kg por pessoa ao ano retrocedeu 1,61%;
  • a colheita está prevista para mais de 54 milhões de sacas, uma alta de 7,9%;
  • pesquisas apontam que os brasileiros consomem mais de 3 xícaras de café por dia;
  • entre 10 pessoas 9 deles tomam café diariamente no trabalho, cafeteria e em casa;
  • têm mais de 3,5 mil cafeterias espalhadas no país.

E assim, o mercado de café terá um crescimento mais rápido em 2023 em relação aos outros países. Ou seja, após a queda na pandemia em 2020 um dos tipos que mais sentiu foi o café em cápsula com a queda de 1,10%, mas o consumo está crescendo com força.

Qual é o maior consumidor de café do mundo?

O café que foi cultivado pela primeira vez no Oriente Médio se espalhou e conquistou o mundo. Atualmente, o café é bastante consumido nos Estados Unidos e por 20 anos é a bebida preferida dos americanos e muito mais popular que a água mineral engarrafada. 

Em 2022, um relatório da NCDT notou que 42% dos americanos têm preferência por cafés especiais mesmo com o aumento da inflação.

Estados Unidos

O consumo do café no país é muito presente na vida dos americanos e o café frio é uma das bebidas especiais mais consumidas por eles diariamente. Desse modo, o consumo diário vai apresentar um excelente crescimento em comparação ao café mais tradicional. 

O Brasil

O país é o maior produtor de café e é o segundo país no mundo que mais consome a bebida e fica atrás apenas dos Estados Unidos. E dentro do Brasil o estado que mais consome o café é São Paulo que vende mais de 25 milhões de xícaras de café ao dia.

Porque o Brasil é o maior exportador de café?

É o maior exportador por ter lavouras grandes o suficientes equivalente a 2 milhões campos de futebol para produzir. Desde a época do império no século XIX o café está presente na história do país e foi o representante de maior riqueza e o principal produto a ser exportado.

Quais são as curiosidades sobre o consumo de café no Brasil?

Uma curiosidade sobre o consumo de café no Brasil é que a maior parte dos cafezais do país geram o café Arábica. Ou seja, é um café com uma qualidade requintada e tem um aroma intenso, várias notas de sabores, com diversos formatos no corpo e na acidez.

  • o primeiro pé de café foi plantado no Pará;
  • o café é uma fruta;
  • é um dos principais produtos da agropecuária;
  • ajuda no crescimento local;
  • grande consumo em cápsulas de café biodegradável.

No entanto, a história do café é bastante longa e cheia de variações com mais de 25 tipos de café e que também tem a opção em cápsulas. 

A história do café iniciou no Pará

Francisco Palheta iniciou a plantação do café no estado do Pará logo depois de ganhar sementes e pequenas mudas da esposa do Claude d’Orvilliers, o governador Francês.

E assim, as primeiras mudas foram plantadas no solo do Pará. Depois, Castelo Branco, o desembargador levou as mudas para o Rio de Janeiro com a permissão de Dom João VI.

O café é uma fruta

O café é uma fruta e a sua polpa tem pouquíssimo uso, mas ela tem uma grande importância para saber o momento certo da colheita. Desse modo, dependendo do tipo de café quando ela apresenta uma coloração dourada ou vermelha é um indicativo para colher. 

O café é um dos principais produtos do agro brasileiro?

Com certeza o café é um dos principais produtos da agropecuária que tem mais consumo pelos brasileiros. No estado de São Paulo tem mais de 15 mil locais que produzem café.

O Café ajuda no crescimento local?

O café ajudou no acúmulo de recursos para a urbanização e o crescimento de alguns locais no Brasil. Logo, o café incentivou o Rio de Janeiro, São Paulo e algumas cidades do interior a prover os processos de industrialização do país e o avanço no sistema bancário da época.

Hoje não é muito diferente nas grandes e pequenas cidades, em todo lugar é possível encontrar uma cafeteria disponível e que contribui para a região que ela se encontra.

Os jovens podem consumir café?

A cafeína presente no café ajuda na concentração, no aprendizado e a se manter em vigília e é ótimo para os jovens estudantes. No entanto, o consumo precisa acontecer de forma moderada pois o excesso pode causar insônia, dores de cabeça e até mesmo diarreia. 

Quantas xícaras de café pode ingerir por dia?

Alguns nutricionistas recomendam diariamente de três a cinco xícaras pequenas, que ficam entre 150 mg a 300 mg. E assim, com a ingestão controlada para pessoas saudáveis não é prejudicial. Porém, para os que são sensíveis à cafeína o ideal é optar pelo descafeinado.

consumo de café no Brasil
O consumo de café no Brasil e a ingestão controlada por pessoas saudáveis. Imagem de Zenith Photographics do site Pexels

Quais são os benefícios do consumo de café no Brasil para a saúde?

Os benefícios que o consumo de café no Brasil traz para a saúde é a redução de doenças crônicas e também tem uma ação antiinflamatória e antioxidante. Além disso, aumenta a disposição, reduz a fadiga do dia e auxilia no desempenho físico da prática de esportes. 
Se você é um amante do café e deseja saborear os mais diversos sabores, venha conhecer os produtos e as cápsulas que a Bicafé Brasil tem disponível para você agora mesmo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.