Comprar café a partir de suas características produz diferenças no sabor
Na hora de comprar café, saber escolher é algo muito importante para os apreciadores desta bebida, pois os frutos e o modo como são cultivados fazem diferença nos elementos da degustação. Portanto, é válido ter atenção aos critérios que compõem as embalagens.
Como comprar café?
Primeiro você vai escolher o tipo e a qualidade do líquido que quer consumir. Isso porque, existem vários tipos no mercado, visto que esta é uma bebida popular e acessível.
Encontre nos comércios que vendem alimentos, dessa forma, disponíveis na forma tradicional que é a versão mais barata ou especial que tem custo elevado.
Saiba a categoria para cada tipo de item e porque são especiais, assim poderá aprender a diferenciá-los e ter melhores experiências ao degustar um bom café.
Diferenças entre os cafés
Existem duas categorias básicas que você pode encontrar, ou seja, as tradicionais e as especiais. Então, veja como comprar o melhor em termos de custo-benefício com os tipos mais fáceis.
Tradicionais
Os tradicionais estão em supermercados populares e de várias marcas e preços razoáveis em todos os formatos. Dessa forma, esta versão tem alguns problemas em sua qualidade, como:
- Excesso de acidez;
- Falta de sabor;
- Muito amargos em geral.
A questão está na escolha dos frutos, porque como são feitos por grandes indústrias e em larga escala não existe seleção criteriosa dos frutos moídos. Com isso, muitas vezes acrescentam no meio alguns verdes, os quais são responsáveis pela acidez.
Especiais
No Brasil possuem selo de qualidade da Associação Americana de Cafés Especiais – SCAA, tal organização criou critérios para classificar os tipos mais nobres deste fruto.
Eles possuem um cultivo controlado para então garantir o melhor resultado para o consumidor. Com isso os produtores se preocupam com variáveis ambientais que afetam sua lavoura, como:
- Tipo de solo;
- Altitude;
- Clima.
Você encontra os especiais em lojas específicas, assim como as de produtos naturais e até lojas especializadas. Mas, o custo é alto pelo trabalho apurado em todas as etapas.
Tipos de cafés especiais
Estes têm algumas variedades derivadas da arábica com características próprias que na hora de comprar café fazem a diferença. Algumas das variedades mais conhecidas, por exemplo, são:
- Conilon;
- Robusta;
- Arábica;
- Catuaí;
- Bourbon;
- Caturra;
- Acaiá;
- Novo mundo.
Características do café
Para que um café seja bom alguns elementos são usados para essa definição como teor amargo, doce, acidez, portanto, estão ligadas ao processo de produção. Em seguida veja:
- Doçura: É o amadurecimento correto do fruto e caramelização da torra;
- Amargor: No especial é equilibrado, ou seja, a torra foi bem feita;
- Acidez: Se a torra for clara é diminuída, mas se for escura o teor aumenta;
- Corpo: É o tempo que o sabor fica presente na boca;
- Aroma: Pode variar entre frutado, florais, cítricos e achocolatados;
- Sabor: É a mistura de todas as qualidades da bebida.
Regiões de produção de cafés especiais no Brasil
A tradição no cultivo do fruto no país é secular, desse modo, a qualidade vem sendo mantida nas regiões onde há produção. Então, os estados que mais produzem café são:
- Bahia;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Rondônia;
- Paraná.
Onde comprar café especial
Encontre esse tipo de bebida na sua cidade, se ela estiver nos estados produtores, em lojas de produtos naturais ou cafeterias de shoppings.
Pode verificar pela internet direto nos sites dos produtores e até em páginas especializadas que selecionam e indicam para o consumidor.
Aos que querem praticidade sem abrir mão do sabor, vale muito a pena conferir as opções que a Bicafé oferece. As cápsulas são dos mais diversos tipos e agradam inúmeros consumidores e amantes da bebida.
Deixe um comentário