Descubra tudo sobre o café italiano
O café italiano é uma inigualável bebida. Desse modo, milhares de pessoas buscaram por ele para conseguir se transportar para o país através das xícaras, e se você é uma delas, conheça mais sobre a bebida e algumas receitas espetaculares.
Por que o café italiano é famoso?
O café italiano é famoso, porque ele faz parte de uma tradição histórica da região. Inclusive, eles são conhecidos por fazer um preparo perfeito, que consegue preservar o aroma e sabor da bebida de uma forma inigualável. Além disso, há outros fatores, como:
- o café expresso originou na Itália;
- a qualidade do café em grão torrado é de alto nível;
- há diversas variações da bebida.
A realidade é que qualquer pessoa que já foi à Itália e tomou o café, sentiu a vontade de replicar a bebida no Brasil. Desse modo, várias cafeterias gourmet a vendem, e diversas pessoas as fazem para receber amigos e familiares.

Quais as notas sensoriais do café italiano?
De forma geral, o café italiano possui notas fortes e encorpadas. Isso acontece porque, devido à concentração de sabor obtida através da extração do café expresso. Além disso, durante a degustação, você vai sentir outros traços, como:
- notas de torra amarga e achocolatada;
- crema dourada que fica na parte superior da xícara;
- textura bem aveludada.
Todas as características citadas, fazem com que essa bebida tenha um sabor único. Inclusive, ela é tão marcante que consegue surpreender até mesmo os baristas mais experientes.
O café brasileiro possui um aroma e gosto espetacular. Mas, ele difere do italiano. Assim, acaba chamando muita atenção de pessoas que residem no Brasil e em diversas outras regiões do mundo.
Quais são os tipos de café italiano?
O tipo de café italiano mais popular é o expresso. Isso porque, como foi dito, essa bebida se originou da Itália. Então, ela possui uma carga cultural e é vendida em diversos restaurantes e cafeterias da região. Além disso, há outros interessantes, como:
- cappuccino: mistura de café com leite vaporizado;
- macchiato: café com espuma de leite;
- ristretto: bebida com alto nível de concentração.
Cada um desses tipos, podem proporcionar uma experiência única no paladar. Desse modo, ao provar, você ficará em dúvida em qual é o melhor. Inclusive, vale citar que todas podem ser feitas em casa e levam poucos ingredientes.
Como preparar os tipos de café italiano mais famosos?
Para preparar o café italiano expresso, você vai precisar de oito gramas de café torrado já moído na hora. Além disso, reserve 35ml, que é o equivalente à xícara da específica para a bebida. Em seguida, faça:
- aqueça a água a 95º;
- prepare um filtro de preferência de metal;
- adicione o café;
- jogue a água no filtro.
Tudo isso pode ser feito com o auxílio de uma cafeteira globinho ou outra. Mas, apesar do preparado ser bem simples, para ele ficar perfeito, deve seguir de forma exata a quantidade informada.
Depois desse preparo, você terá a base para executar os outros com total tranquilidade. Entretanto, para que isso fique mais claro, veja o passo a passo de cada um deles.

Cappuccino
Para preparar o cappuccino italiano, você deve separar 30 ml de café em capsula ou já moído. Em seguida, separe 80 ml de leite integral. Além disso, siga essas instruções para o preparo:
- prepare o café de forma tradicional;
- aqueça o leite;
- crie a espuma com um vaporizador ou um batedor.
Depois disso, basta colocar o café na xícara e adicionar a espuma de leite por cima. Inclusive, vale citar essa bebida não contém açúcar, o que o torna ótimo para quem quer preparar um café da manhã para diabéticos.
Macchiato
Para preparar o macchiato você vai precisar de 30 ml de café expresso e 15 ml de espuma de leite. Entretanto, caso não possua o vaporizador é possível substituir esse último item por um chantilly. Além disso, para preparar siga esses passos:
- prepare o café em cápsula ou em grão;
- adicione a espuma de leite;
- sirva de forma imediata.
Ao contrário do cappuccino, o macchiato não tem a intenção de ser cremoso e por isso, a espuma de leite deve ser apenas para dar um charme no copo. Desse modo, tente não passar da quantidade de 15g informada.
Ristretto
O ristretto de todos, é o mais concentrado. Assim, para prepará-lo, você deve separar uma dose de café expresso de 20 ml e quatro grãos frescos de alta qualidade. Em seguida, siga o mesmo preparo padrão da bebida.
Para deixar o sabor e o cheiro ainda mais intenso, coloque os grãos no topo da bebida. Desse modo, ela vai ficar marcante e ainda terá um charme adicional, perfeito para quem quer vender ou surpreender os convidados.
Qual o segredo do sucesso para as receitas de café da Itália?
O segredo para todas as receitas de café da Itália dar certo é escolher um café em grãos ou em cápsula de qualidade. Afinal, como foi demonstrado, todas elas tem poucos ingredientes porque o foco é ressaltar o gosto da fruta.
Para atingir a meta, você deve apostar em empresas que se esforçam para superar as expectativas dos clientes, como a Bicafé. Inclusive, um dos variados produtos que mostra isso é a cápsula de café Bicafé Premium Purple.
Ao adquirir o produto citado ou qualquer outro da empresa, será possível fazer um café que vai te transportar direto para a Itália. Então, se é isso que você busca, vale a pena conhecer o produto.
Deixe um comentário