Café da manhã colonial: veja como fazer na sua casa

Café da manhã colonial: veja como fazer na sua casa

O café da manhã colonial é uma tradição europeia da cozinha alemã e italiana que dura até hoje, principalmente no sul do Brasil. Veja neste artigo, então, como você pode levar essa cultura para a sua casa, bem como os itens que compõem essa mesa farta.

Você sabe o que é um café da manhã colonial?

O café da manhã colonial é uma refeição tradicional da Europa da época das colônias. Em suma, ela se caracteriza por ter sempre alimentos frescos e, em sua maioria, caseiros, à mesa, para dar a sensação de estar naquele período.

A cultura alemã preserva até hoje essa tradição, visto que é comum em pousadas e hotéis, mas, você também pode montar aí na sua casa. Nesse sentido, basta que siga as dicas deste artigo e busque os itens para compor a sua mesa, por exemplo:

  • bebidas tradicionais, como o café preto, chá e suco de frutas frescas;
  • pães caseiros, como o de milho, broa, centeio ou de trigo;
  • geleias caseiras de frutas;
  • queijo artesanal, como o fresco ou o de cabra;
  • itens lácteos, como iogurte, manteiga, leite coalhado ou fresco;
  • ovos;
  • mel, para usar como adoçante;
  • frutas frescas.

Todos esses alimentos são vitais para compor a sua mesa nesse tradicional café da manhã. Além disso, o destaque dessa cultura colonial também se dá pelo ambiente que ela proporciona, com uma atmosfera familiar e acolhedora.

Café da manhã colonial: veja como fazer na sua casa
O café da manhã colonial é uma refeição tradicional da Europa da época das colônias. Imagem de BalashMirzabey no Freepik.

O café colonial no Brasil

No contexto histórico, a tradição surgiu no país na época da colonização europeia e a região sul ainda preserva essa cultura. 

Com a expansão do café no Brasil e o passar dos anos, ficou ainda mais comum que os demais cantos do país adotassem o estilo. Em suma, muito pela influência da cozinha alemã, bem como a italiana, que gostava de uma refeição farta antes do trabalho.

Vale lembrar que, embora o nome seja sugestivo, o café colonial é servido a qualquer hora do dia, pois o que conta é a reunião. Ou seja, é uma ótima oportunidade para você juntar a família e os amigos para degustar de uma boa comida.

Como fazer um café da manhã colonial em casa?

O primeiro passo para fazer um café da manhã colonial é reunir os ingredientes. Assim, você já pôde conferir a lista no tópico anterior, logo, basta que você junte todos eles para montar a sua mesa.

Após essa etapa, é hora de fazer a preparação dos alimentos, bem como escolher quais serão os principais acompanhamentos para café

Você pode dividir o processo em duas etapas, cuja primeira é organizar os itens, como preparar os pães caseiros, ovos, bolos e geleias. Além disso, compre o queijo artesanal, de preferência do produtor local da sua cidade, fresco e de qualidade para compor a sua mesa.

A segunda parte envolve criar um ambiente acolhedor, nesse sentido, use uma toalha, bem como talheres mais rústicos para uma experiência completa. Em suma, a ideia é dar um tom de confraternização que remeta à época colonial.

Café da manhã colonial: veja como fazer na sua casa
No café da manhã colonial, o primeiro passo para prepará-lo é reunir os ingredientes. Imagem de vecstock no Freepik.

Planeje bem a reunião

É vital que você planeje a refeição colonial com muita antecedência para que tudo saia bem e não ocorram imprevistos. Portanto, decida quais serão os alimentos principais, bem como os doces e salgados que irão acompanhar o café da manhã.

Café da manhã colonial: veja como fazer na sua casa
No café da manhã colonial, o ideal é planejar tudo com muita antecedência. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Bebidas tradicionais

As bebidas tradicionais dessa refeição tradicional são muitas, como o leite e suco de frutas frescas. Contudo, o café não pode ficar de fora, uma vez que essa prática remete muito aos costumes da época colonial.

Café da manhã colonial: veja como fazer na sua casa
Um café da manhã colonial deve conter bebidas tradicionais, como, café, leite e suco. Imagem de Brigitte Tohm no Pexels.

Quais iguarias não podem faltar em um café da manhã colonial?

Há muitas iguarias do café da manhã colonial que não podem faltar, como o pão caseiro, um dos itens principais. Além disso, a lista fica por conta de muitos outros alimentos deliciosos, como:

  • doces de abóbora ou ambrosia;
  • geleias de várias frutas;
  • bolos típicos;
  • waffles e biscoitos;
  • empadas, pastéis e demais salgados.

São muitas as iguarias que você pode colocar na sua mesa para o café colonial. Em suma, a maioria desses itens são feitos em fornos à lenha, o que dá a sensação de cozinha caseira para o ambiente.

Como aproveitar ao máximo o café da manhã colonial em casa?

Para aproveitar o café da manhã colonial ao máximo, o ideal é planejar tudo antes. Dessa forma, você pode escolher cada alimento, bem como prepará-los com mais calma, sem pressa e fazer tudo nos mínimos detalhes.

Por último, é só chamar os amigos, família e entes queridos para fazer disso uma tradição e se reunir sempre para compartilhar bons momentos.

Conte com a Bicafé

A Bicafé é uma empresa especialista nos mais diversos tipos de cafés em cápsulas, como cappuccino, latte, espresso e muitos outros. Então, entre no site da marca, confira os itens compatíveis com a sua máquina e leve para a sua casa uma bebida de alta qualidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.