Como fazer o melhor café com chantilly?

Como fazer o melhor café com chantilly?

O café com chantilly é uma receita que agrada muito quem deseja provar algo novo e, ao mesmo tempo, é bem popular em cafeteria gourmet. Por isso, vale a pena saber como preparar essa bebida de modo simples, rápido e prático em sua casa.

Por que tomar café com chantilly?

Tomar café com chantilly é uma forma simples e deliciosa de transformar o seu drink e melhorar seu sabor. Assim, a combinação é maravilhosa, além de ser uma ótima forma de tomar algo diferente sem ter trabalho no preparo. 

O café é apreciado mundo afora por seu aroma, textura e sabor marcantes. Mas, é sempre bom usar a criatividade para descobrir novas sensações. Desse modo, o chantilly, por exemplo, harmoniza muito bem com a bebida.

Como fazer o melhor café com chantilly?
O café com chantilly é uma das combinações mais famosas. Imagem de Josh Sorenson em Pexels.

Como surgiu o chantilly?

O chantilly foi descoberto pelo chef francês François Vatel, que percebeu que o leite da região onde morava era mais gorduroso e adequado para ser batido. Então, o creme de chantilly recebeu o mesmo nome da cidade francesa e é uma invenção muito usada na confeitaria.

Essa pasta vaporosa e densa, feita a partir de leite e açúcar, se tornou um grande coringa na cozinha. Isso porque, doces e bolos ganham mais sabor com a sua adição, além de deixar a sobremesa muito mais bonita, o que a torna ideal para a decoração.

Ao longo do tempo, ele passou a fazer parte de cafeterias, onde surgiu a mistura do cafezinho com chantilly. Assim, ele ganha cada dia mais versões e é capaz de agradar os mais diversos gostos e paladares.

Como fazer o melhor café com chantilly?

O café com chantilly é uma receita bem simples e rápida, além de ser uma delícia, onde você precisa apenas de poucos ingredientes. Por isso, a seguir tem um preparo simples para poder fazer a melhor bebida, veja como:

Para começar o preparo, é crucial fazer um café forte que possa extrair um sabor puro, como, por exemplo, o grão Bicafé Las Vegas. Dessa forma, adoce a bebida conforme o seu gosto pessoal. 

Quem preferir, pode adicionar algum xarope de sabor, como baunilha, para dar um toque especial. Então, enquanto ele continua quente, prepare a sua receita de chantilly. 

Dá para optar por usar chantilly pronto, nesse caso, basta colocar uma generosa quantidade por cima do café. No entanto, se preferir fazer seu próprio, bata creme de leite fresco gelado com açúcar até obter uma consistência firme.

Para finalizar, despeje o creme sobre o líquido em uma boa quantidade. Assim, polvilhe um pouco de chocolate em pó por cima para decorar e sirva para consumir ainda quente.

Como fazer chantilly?

Fazer chantilly é super simples e você pode personalizar o sabor adicionando açúcar e extratos. Dessa forma, há quem use essência de baunilha e outras opções que adicionam um bom gosto sobre ele, veja a seguir os ingredientes:

  • 1 xícara de creme de leite fresco (certifique-se de que esteja bem gelado);
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional).

Coloque uma tigela grande e as pás da batedeira na geladeira por pelo menos 15 minutos para garantir que estejam bem frios antes de começar. Então, as chances de chegar a textura adequada são maiores e ele deve formar um bom café com chantilly.

Passo a passo

O primeiro passo é bater o creme de leite, para isso, o despeje na tigela fria e comece a bater em velocidade média. Assim, adicione o açúcar, quando o creme começar a engrossar um pouco, despeje o de confeiteiro enquanto continua a bater.

Para dar mais sabor, adicione o extrato e continue a bater até que o chantilly fique mais firme. Na hora de fazer chantilly é crucial se atentar para não passar do ponto.

Isso porque, caso isso ocorra, ele pode virar manteiga, então, busque uma textura que deve ser firme, mas ainda suave e aerada.

Como fazer o melhor café com chantilly?
Café com chantilly causa uma explosão de sabor. Imagem de Loren Castillo em Pexels.

Por que fazer café com chantilly?

O café com chantilly é uma bebida fácil de fazer, que agrada à maioria das pessoas pela mistura de texturas. Assim, prepare a sua cápsula ou grão Bicafé Brasil para se deliciar com esse preparo que é uma explosão de sabor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.