Café com manteiga: o que é e como beber?

Por que as pessoas bebem café com manteiga?

Café com manteiga é uma opção popular na Ásia e Europa, que também faz sucesso no Brasil. Assim, ele se parece muito com a opção Bulletproof Coffee e oferece vários benefícios para quem o consome, veja mais a seguir. 

O que é café com manteiga?

Café com manteiga é um estilo de café com origem na Ásia, onde a bebida forte é mexida com a manteiga. Dessa forma, existem várias maneiras de prepará-la, dependendo da parte do mundo de onde vem a receita. 

A manteiga se comporta com uma emulsão de água em óleo, que pode ser mexida ou misturada ao café. Isso porque, ela não permite que os óleos se separem e subam à superfície da xícara. 

Como as gorduras oleosas da manteiga não se separam, não importa a temperatura do café. Então, quando o cafezinho é feito dessa maneira, o resultado é uma bebida espessa e espumosa que quase se assemelha a um café com leite.

Café com manteiga: o que é e como beber?
O café com manteiga é mais popular na Ásia. Imagem de Josh Sorenson em Peels.

Qual é a composição da bebida?

O café com manteiga é rico em calorias e gorduras, sem carboidratos — se não for adoçado. Por isso, é muito consumido como café da manhã por aqueles que seguem uma dieta com pouco carboidrato e rica em gordura (também conhecida como dieta cetogênica). 

A bebida fornece energia prolongada para exercícios e melhora os níveis de concentração. Dessa forma, é suave e cremosa, então, caso se consuma logo de manhã serve para energizar o dia.

Ela é muito popular na região de Cingapura e agrada aos turistas que querem desfrutar de uma opção alternativa. Isso porque, a bebida com manteiga que se serve nesse local chama a atenção, já que além da mistura também leva:

  • camadas de leite condensado;
  • café forte, como o grão Bicafé Black Label;
  • água; 
  • fatia de manteiga sem sal colocada por cima.

Quem bebe deve aguardar alguns segundos para a manteiga derreter por cima antes de dar o primeiro gole. Então, se cria uma bebida rica, cremosa e intensa.

Como se tornou popular?

No final dos anos 2000, a bebida do Tibete inspirou a criação de franquias na Europa e na América do Norte. Por isso, desde então, passou a estar presente no Reino Unido e nos Estados Unidos, tornando-se a favorita entre os entusiastas fitness.

A mistura de cafeína com os óleos e as gorduras da manteiga fornece muita energia ao longo do dia. Além disso, ajuda a melhorar o desempenho de quem tem uma longa rotina de exercícios.

Por que as pessoas bebem café com manteiga?

Beber café com manteiga tornou-se uma prática popular, para quem segue dietas de baixo carboidrato e ricas em gorduras, como a dieta cetogênica. Isso porque, ela oferece alguns benefícios, como os que estão abaixo. 

Sensação de saciedade 

A adição de gorduras saudáveis, como a manteiga clarificada, ao café proporciona saciedade. Então, pode ser útil para quem está na dieta de restrição calórica. Além disso, a bebida forte ajuda nessa sensação.

Sustentação e energia 

A gordura é uma fonte de energia e algumas pessoas alegam que a inclusão dela no café proporciona um aumento no foco. Por isso, consumir antes de um exercício físico é uma ótima opção para um desempenho melhor.

Sabor e textura 

A manteiga adiciona uma textura cremosa ao café, além de um sabor rico e aveludado. Assim, mesmo que a combinação de sabores seja nova, vale a pena experimentar.

Qual é a origem do café com manteiga?

O café com manteiga se tornou popular na década de 2000, mas, a prática tem mais de mil anos. Isso porque, a primeira evidência disso é a borra de café consumida com manteiga clarificada na Etiópia no século IX.

Países como o norte da Índia, Vietnã e Cingapura, ainda bebem variações desse estilo de bebida. Dessa forma, o mais famoso fica no Tibete, onde os agricultores bebem como chá-preto fermentado com manteiga de iaque.

Café com manteiga: o que é e como beber?
O café com manteiga é uma das bebidas mais famosas em regiões como o Nepal e já ganha o mundo. Imagem de Pixabay em Peels.

Quais são os seus benefícios para saúde?

Um dos principais motivos pelos quais ele se tornou tão popular foram seus benefícios à saúde. Assim, o seu alto teor calórico e baixos níveis de carboidratos, faz com que ele seja eficaz em alguns tipos de dietas.

Ele é uma boa fonte de antioxidantes, além disso, também tem muitos nutrientes iguais aos que existem nos alimentos integrais, por exemplo.

Mesmo com vantagens, é bom que as pessoas devem equilibrar o seu consumo com frutas e proteínas para manter uma boa dieta, assim como ter uma rotina de exercícios diária.

Como tomar o café com manteiga?

A receita de café com manteiga varia bastante, mas sempre tem um cafezinho forte com um tipo de manteiga clarificada.

Então, para preparar a sua bebida, conte com as opções em grãos e cápsulas da Bicafé Brasil e experimente essa variação exótica consumida em partes mais remotas do mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.