Celebre o dia do café com direito a algumas curiosidades sobre a data
O Dia do Café faz parte do calendário de datas de comemoração no Brasil. Aliás, pode-se dizer que em território nacional, a celebração acontece mais de uma vez e nem se nota.
Apesar de gerar confusões, o objetivo continua o mesmo: festejar uma bebida muito consumida. Inclusive, ela perde somente para a água entre as mais ingeridas.
Seja uma ou três datas, o fato é que esse produto causa muito impacto. Em seguida, você vai saber o valor econômico e histórico desse grão no mundo inteiro.
Há 3 datas para o dia do café
Não existe somente uma data comemorativa, mas sim três. Além disso, apesar de parecer a mesma coisa, cada uma tem um motivo.
A Organização Mundial do Café tentou unir todos os dias em apenas um. Porém, aqui no Brasil, a comemoração acontece em três meses diferentes.
Quais são elas?
As datas oficiais para comemorar essa deliciosa bebida são:
- 14 de abril: Dia Mundial do Café;
- 24 de maio: Dia Nacional;
- 1º de outubro: Dia Internacional do Café.
14 de abril é a mais conhecida na internet. Portanto, neste dia do café, a indústria celebra uma das bebidas mais famosas no mundo.
Já 24 de maio foi a escolha da Associação Brasileira da Indústria de Café. Dessa forma, ela foi criada na época de abertura das colheitas no país, em 2005.
A Organização Mundial do Café foi a responsável pela terceira. A origem tem a ver com a representação de diversos amantes da bebida pelo mundo. Inclusive, ela conta até com uma hashtag própria (#internationalcoffeeday) bastante popular.
Relevância econômica dessa bebida
No aspecto financeiro, comemorar esse dia tem sido muito importante para o Brasil. Afinal, por 150 anos, o país tem sido o maior produtor de café do mundo. De fato, esse marco representa um terço da produção mundial deste grão.
Até agosto de 2020, a exportação chegou a 26 milhões de sacas. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, a receita ultrapassou os US$3 bilhões. Sem dúvida, esse resultado dá a ele um grande destaque no cenário global.
Comemore com saúde e sabor o dia do café
Há propriedades no grão capazes de melhorar a qualidade de vida. Por exemplo, em relação a cafeína, pode-se destacar os seguintes benefícios:
- Estimula a atividade cerebral;
- Dá energia;
- Aumenta a concentração;
- Diminui a sensação de fadiga.
Vale destacar também a eficácia contra inflamações. Além disso, os minerais, ferros, aminoácidos e ácidos clorogênicos previnem doenças como:
- Câncer de pele;
- Diabetes tipo 2;
- Câncer de fígado;
- Doenças do coração.
Tipos de receitas que podem ser feitas com café
Para comemorar esse dia, nada como preparar boas receitas. Nesse sentido, a bebida pode ser usada em:
- Pratos doces;
- Salgados;
- Como ingrediente básico para molhos;
- Além de complemento para realçar o sabor de recheios e pães.
Com tantas possibilidades, muitos chefs pelo mundo passaram a apreciar o seu valor. Pois, o segredo é saber harmonizar o sabor e controlar a acidez. Já o aroma ganha destaque na hora que o prato é levado à mesa.
Dia do café: valor histórico
Neste texto deu para notar a importância do café. Além disso, ele contribui não só para o aspecto financeiro, mas também para uma vida mais saudável.
Como se não bastasse, o grão ainda pode gerar mais do que apenas a bebida. O uso culinário faz do café um recurso muito interessante para fazer receitas deliciosas.
Visite o site do Bicafé e confira seus produtos em cápsulas. Com certeza, você vai se surpreender com a variedade, a qualidade e a riqueza dos sabores.
Deixe um comentário