Café alemão sobre mesa redonda ao lado de pedaço de torta

Café alemão: conheça a história dessa bebida

O café alemão é mais uma das opções para quem gosta de experimentar a gastronomia de diferentes culturas. Além disso, a tradição cafeeira carrega características singulares, desde o momento da torra. Assim, saiba mais e descubra, por fim, qual café combina com você.

De onde veio o café alemão?

O comércio do café alemão se deu no século XVI. O primeiro registro da bebida no país foi feito pelo explorador Leonhard Rauwolf (1535-1596), quando ele viajou para Aleppo. Ele fez o registro com base em suas características medicinais.

Por conta da excursão, Leonhard escreveu um livro intitulado “Viagem a países do Oriente”. Ao passo que o primeiro registro a respeito de café na Europa pode ser encontrado e é onde ele elogia seus benefícios para o tratamento de doenças.

Já os autores Adam Olearius (1599-1671) e Johann Von Mandelshok (1616-1644), por outro lado, mencionam em suas obras o café como uma bebida, com o intuito de fazer com que ele seja conhecido por toda a Alemanha.

A divulgação do café no país

No final do século XVII, as primeiras casas de café, chamadas kaffeehaus, surgiram em Berlim, pouco tempo depois, o café alemão estava presente na casa da população. De modo a substituir outras bebidas quentes e a sopa de farinha.

O aperfeiçoamento do café

Os alemães são responsáveis por invenções que mudaram a maneira de consumir o café por todo o globo. Por exemplo, Melitta Bentz, criou o coador descartável, pois não queria mais a bebida arenosa. 

Não só a cafeteira elétrica foi obra de Gottlob Widmann, mas quando automatizou o gotejamento do café, ele abriu caminho para a produção da bebida por cápsulas, que são saborosas e práticas.

Café alemão em caneca sobre mesa de madeira com cápsulas à direta e objetos ao fundo em desfoco para preparo da bebida
O café alemão se destaca pela sua suavidade. Imagem de Grabowska no Pexels

Qual é a história do café alemão antes da Europa?

O café alemão foi difundido na Europa no final do século XVI. No entanto, antes disso, a planta do grão era consumida de diferentes maneiras ao redor do globo.

Já os árabes foram os primeiros a comercializarem o café. Tal como os turcos que não podiam ingerir bebida alcoólica, assim passaram a considerar essa uma bebida sagrada. 

Há registros pela Ásia do uso da planta do café para fins medicinais. Os etíopes ingeriam a polpa do fruto com banha para ganhar energia. Não demorou para que o ato de tomar um cafezinho se tornasse algo de status cultural.

Barões do café

Essa expressão está marcada na economia cafeeira e industrialização do Brasil, mas foi na Europa onde a difusão teve início. Com isso, mudanças ocorreram no cenário socioeconômico, por fim, diversos países foram alavancados.

O café alemão tem seu destaque. Além de ser uma das bebidas mais famosas no mundo, foi amplamente popularizada a partir da Alemanha.

A economia do café na Alemanha

É certo que a indústria do café na Alemanha é expressiva. Além disso, o seu valor estimado está por volta dos 4 bilhões de euros. Por exemplo, suas fábricas empregam 60.000 pessoas. Desde a produção até a distribuição, ou seja, com trabalhos diretos e indiretos.

Comércio do café

A Alemanha é uma grande importadora do café brasileiro em seu estado natural. De certo, a receita de muitos países em desenvolvimento acontece através da exportação do café verde. 

Quando este passa pelo processo certo, se transforma em uma iguaria. Especialmente, aqueles que são os encapsulados e que assim, recebem um cuidado especial.

Cápsulas para preparo de café alemão que você pode adquirir na Bicafé
O café alemão preto se chama Schwarzaffe. Imagem de Jakub Dziubak no Unsplash

Onde experimentar o café alemão?

O café alemão tem um diferencial, uma vez que os alemães apreciam o sabor suave. Tal como a tecnologia da confecção do café em cápsula permite preservar o genuíno gosto dessa bebida em todas as etapas de produção.

As cápsulas Bicafé possuem diversos benefícios que potencializam a experiência ao ingerir a bebida. Conforme se preenche cada cápsula, um selo impede a sua oxidação. Por isso, o método apresenta algumas vantagens:

  • sem borra de café sujando a cozinha;
  • conserva seus nutrientes; 
  • potencializa seus efeitos no corpo e no cérebro;
  • cada cápsula conserva o sabor e o aroma;
  • as cápsulas estão disponíveis em ampla variedade de sabores;
  • o material é de descarte reciclável.

O café alemão é uma das bebidas mais populares do mundo. De fato, este líquido pode ser preparado com técnicas variadas, todavia, o sabor suave faz com que ele seja o favorito em muitos lugares.

Modos de preparo do café

O tipo de café mais popular no momento é o “Schwarzaffe”, clássico cafezinho preto. Desta maneira, a bebida acompanha creme ou açúcar, da mesma forma, o “Kaffeemaschine”. Assim, o preparo feito na máquina garante o melhor resultado.

Qual é a tradição do café alemão hoje?

A princípio, o café alemão é feito de maneira mais tradicional. Assim como a tecnologia avança, o modo de preparo desta bebida também se aperfeiçoa.

O café tradicional na sua casa

As máquinas de café em cápsula trabalham com a rapidez necessária. No entanto, as cápsulas atendem o gosto daqueles que priorizam o tempo, bem como a praticidade de um produto Bicafé que é compatível com várias cafeteiras.

Proporciona um sabor intenso e aromático a qualquer hora do dia. As cápsulas são fáceis de usar e possuem sabores variados, dos tradicionais até os mais exóticos, desse modo, podem chegar na sua casa. Então, encomende agora sua cápsula Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *