O que tem em um café da manhã nordestino?

O que tem em um café da manhã nordestino?

O café da manhã nordestino é um dos mais ricos e apreciados de todo o Brasil. Isso porque, a região Nordeste conta com temperos e pratos únicos que possuem um sabor especial que conquistam os paladares mais diversos.

Como é o café da manhã nordestino?

O café da manhã nordestino é uma refeição com direito a muito tempero, ingredientes especiais, café e gosto de comida caseira. Por isso, quem é fã dessa culinária, pode aproveitá-la para se deletar em uma experiência:

  • saborosa;
  • deliciosa;
  • intensa.

As opções de pratos são diversas e contam com vários sabores distintos que, aliás, se difere muito do que se conhece no Sul e Sudeste. Então, veja a seguir algumas das principais receitas para fazer um café da manhã especial a seguir.

O que tem em um café da manhã nordestino?
O café da manhã nordestino é saudável, rico e cheio de sabores. Imagem de Natalie em Pexels.

Tapioca 

Essa é uma espécie de panqueca feita a partir da goma da mandioca, que pode ter vários tipos de recheios, como queijo, coco e carne de sol. Dessa forma, ela é um prato típico da região, apesar de ser muito popular no Sudeste.

No café da manhã nordestino essa é uma opção prática, rápida e saudável de fazer. Isso porque, para prepará-la basta ter a goma e uma frigideira, já o recheio pode ser feito com doces e salgados ou até mesmo consumida pura. 

Cuscuz 

Esse prato é servido com manteiga, leite condensado, queijo coalho ou carne de sol. Assim, o cuscuz é um dos pratos mais populares e famosos da culinária nordestina, feito de farinha de flocos de milho e pode ser tanto doce quanto salgado. 

Para fazê-lo, a dica é usar uma panela própria para garantir que ele fique bem firme e hidratado. Desse modo, é um alimento rico em vitamina A e B1, pode ter recheios saudáveis e pode saciar a fome ao longo do dia. 

Aipim ou macaxeira cozida

O café da manhã no Nordeste tem aipim e ele pode ser seguido de manteiga, queijo ou carne. Assim, todos esses nomes se referem a esse ingrediente delicioso e nutritivo que cai bem em qualquer hora do dia.

A mandioca é rica em vitamina C, que previne doenças como gripes e resfriados. Além disso, também possui cálcio e é um alimento muito gostoso, com várias formas diferentes de se consumir, como, por exemplo, bolo.

Banana cozida

A banana cozida é outro prato comum na mesa do café da manhã. Dessa forma, é feita com banana-da-terra e é cozida com casca mesmo, que a torna uma sobremesa doce e fácil de fazer.

O que tem em um café da manhã nordestino?
O café da manhã nordestino é uma das refeições mais completas do dia. Imagem de ASHISH SHARMA em Pexels.

Biscoitos e broas regionais

Esse é um dos tipos de café da manhã que também possui ingredientes comuns em outras regiões. Por isso, é comum que sejam feitos a partir de farinha de mandioca e tem sabores ricos e diversos, de acordo com cada paladar.

Frutas tropicais

Em uma região tão rica em natureza, não pode faltar na mesa frutas nativas dessa região. Assim, algumas das mais comuns são mangas, cajus, goiabas e outras opções frescas.

Café regional 

Na primeira refeição do dia não poderia faltar a principal bebida da manhã, o café. Dessa forma, a sua versão forte e saborosa combina muito bem com leite de coco.

Queijo coalho

Um queijo coalho é uma forma de comida típica do Nordeste e é comum que se faça na brasa. Então, esse é um prato que se encaixa na primeira refeição do dia, onde se serve com cuscuz ou pães e torradas. 

Por que aproveitar o café da manhã nordestino?

O café da manhã nordestino é uma refeição completa, desse modo, há muita comida e sabores diversos que combina muito com café. Por isso, conheça algumas opções de bebidas no e-commerce da Bicafé Brasil, que oferece as melhores cápsulas e grãos para quem ama um cafezinho especial.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.