Como fazer café, descubra os segredos dessa bebida
Veja como fazer café com qualidade e sabor em sua própria casa. Afinal, um cafezinho caseiro coado é capaz de agradar qualquer paladar. Portanto, se você é mais exigente no preparo dessa bebida, acompanhe este post.
Para saber o passo a passo para um excelente café coado. Sem dúvida, com as dicas e sugestões adiante, será o melhor que você já provou.
Escolha o melhor grão de café
O primeiro passo para uma bebida saborosa é o tipo de pó. Assim, seu gosto vai depender de quatro fatores:
- Tipo de torra: clara, média ou escura;
- Densidade da moagem;
- Característica do grão: do tipo arábica ou robusta;
- Local de cultivo.
Em geral, esses dados ficam disponíveis nas embalagens, próximo às informações do fabricante. Logo, no preparo do café coado, a moagem fina é a melhor. Mas, acompanhe a seguir como os cafés são classificados.
Como fazer café: tipo gourmet
Esse é da mais alta qualidade. Além disso, eles são 100% arábicas, com matéria-prima diferenciada.
Superior
Também são muito bons, contudo, não como o anterior. Desse modo, podem ser 100% arábicas ou não.
Tradicional
Esse tipo visa preço mais acessível do que alta qualidade. Por isso, é feito a partir de matéria-prima mais inferior.
Como fazer café: cuidado com a proporção
Um equívoco bastante comum na hora do preparo da bebida é o volume de pó. Inclusive, muitos pensam que para um café forte é necessária uma quantidade maior. Entretanto, o que influencia no sabor mais intenso é o tipo de grão e torra.
Para não errar, dê uma olhada nas instruções da sua embalagem. Em geral, utiliza-se de 70 a 80 gramas de pó a cada litro de água. Isto é, aproximadamente 10 colheres de sopa.
O produto deve ser colocado de forma uniforme dentro do coador. Desse modo, evite compactá-lo. A fim de que a água escoe aproveitando todos os ingredientes ali contidos.
Como fazer café: use água filtrada ou mineral
Esse detalhe é muito importante e interfere muito no gosto. Em primeiro lugar, não utilize água de torneira. Pois, ela contém muito cloro. Logo, é possível que modifique as características do pó, afetando o palato do café.
O ponto da água também é muito relevante. Com efeito, isso pode te surpreender, mas ela não deve ser fervida.
A temperatura certa é próxima dos 90ºC. Portanto, um pouco antes de começar a ferver realmente.
Paciência na hora de filtrar o café
Uma dica é molhar o filtro de papel antes de coar. Assim, despeje um pouco de água quente antes de adicionar o pó. Dessa forma, certos aromas e resíduos são eliminados. Em seguida, com o líquido já escoado, acrescente o produto.
Jorre a água com cuidado e devagar, realizando movimentos circulares. Dessa maneira, o pó vai ficando umedecido de forma uniforme. Aliás, não mexa o café ao coar.
Como fazer café: complementos que enriquecem a bebida
Acrescentar algumas especiarias pode deixar o sabor ainda mais interessante. Logo, são elas:
- Canela;
- Noz-moscada;
- Cardamomo.
Para degustar de forma mais natural da acidez do café, evite adoçá-lo já pronto. Além disso, outros ingredientes também podem ser usados, como:
- Laranja;
- Chocolate;
- Leite de coco.
As propriedades da bebida ficam conservadas após 30 minutos do seu preparo. Contudo, uma boa garrafa de café térmica pode prolongar as características por mais tempo. Por fim, tudo pronto, agora é só apreciar.
Deixe um comentário