Como fazer café, descubra os segredos dessa bebida

Veja como fazer café com qualidade e sabor em sua própria casa. Afinal, um cafezinho caseiro coado é capaz de agradar qualquer paladar. Portanto, se você é mais exigente no preparo dessa bebida, acompanhe este post.

Para saber o passo a passo para um excelente café coado. Sem dúvida, com as dicas e sugestões adiante, será o melhor que você já provou.

Escolha o melhor grão de café

O primeiro passo para uma bebida saborosa é o tipo de pó. Assim, seu gosto vai depender de quatro fatores:

  • Tipo de torra: clara, média ou escura;
  • Densidade da moagem;
  • Característica do grão: do tipo arábica ou robusta;
  • Local de cultivo.


Em geral, esses dados ficam disponíveis nas embalagens, próximo às informações do fabricante. Logo, no preparo do café coado, a moagem fina é a melhor. Mas, acompanhe a seguir como os cafés são classificados.

Como fazer café: tipo gourmet

Esse é da mais alta qualidade. Além disso, eles são 100% arábicas, com matéria-prima diferenciada.

Superior

Também são muito bons, contudo, não como o anterior. Desse modo, podem ser 100% arábicas ou não.

Tradicional

Esse tipo visa preço mais acessível do que alta qualidade. Por isso, é feito a partir de matéria-prima mais inferior.

Como fazer café: cuidado com a proporção

Um equívoco bastante comum na hora do preparo da bebida é o volume de pó. Inclusive, muitos pensam que para um café forte é necessária uma quantidade maior. Entretanto, o que influencia no sabor mais intenso é o tipo de grão e torra.

Para não errar, dê uma olhada nas instruções da sua embalagem. Em geral, utiliza-se de 70 a 80 gramas de pó a cada litro de água. Isto é, aproximadamente 10 colheres de sopa.

O produto deve ser colocado de forma uniforme dentro do coador. Desse modo, evite compactá-lo. A fim de que a água escoe aproveitando todos os ingredientes ali contidos.

Como fazer café: use água filtrada ou mineral

Esse detalhe é muito importante e interfere muito no gosto. Em primeiro lugar, não utilize água de torneira. Pois, ela contém muito cloro. Logo, é possível que modifique as características do pó, afetando o palato do café.

O ponto da água também é muito relevante. Com efeito, isso pode te surpreender, mas ela não deve ser fervida.

A temperatura certa é próxima dos 90ºC. Portanto, um pouco antes de começar a ferver realmente.

Paciência na hora de filtrar o café

Uma dica é molhar o filtro de papel antes de coar. Assim, despeje um pouco de água quente antes de adicionar o pó. Dessa forma, certos aromas e resíduos são eliminados. Em seguida, com o líquido já escoado, acrescente o produto.

Jorre a água com cuidado e devagar, realizando movimentos circulares. Dessa maneira, o pó vai ficando umedecido de forma uniforme. Aliás, não mexa o café ao coar.

Como fazer café: complementos que enriquecem a bebida

Acrescentar algumas especiarias pode deixar o sabor ainda mais interessante. Logo, são elas:

  • Canela;
  • Noz-moscada;
  • Cardamomo.

Para degustar de forma mais natural da acidez do café, evite adoçá-lo já pronto. Além disso, outros ingredientes também podem ser usados, como:

As propriedades da bebida ficam conservadas após 30 minutos do seu preparo. Contudo, uma boa garrafa de café térmica pode prolongar as características por mais tempo. Por fim, tudo pronto, agora é só apreciar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.